Semana da Dignidade Menstrual promove educação e informação para estudantes do Campus

De 1 a 5 agosto, o Campus Alvorada realizou a Semana da Dignidade Menstrual. Ao longo desses dias, foram desenvolvidas várias atividades com o objetivo de promover educação, informação e esclarecimentos sobre a saúde menstrual.

Desde maio de 2022, o Instituto Federal de Educação tem a Instrução Normativa 001/2022, que dispõe sobre a implantação do Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual no IFRS. Uma das premissas do documento é o reconhecimento da necessidade básica para a saúde e higiene de estudantes que menstruam e a distribuição de absorventes higiênicos e coletores menstruais.

No Campus Alvorada, os absorventes descartáveis já estão disponíveis. Se a aquisição deste item representa uma dificuldade e impacta no orçamento familiar, o/a discente com matrícula ativa pode preencher o formulário on-line para cadastrar e receber. No primeiro momento, serão entregues quatro pacotes contento 16 absorventes. Os materiais podem ser retirados no setor de Assistência Estudantil (sala 115) ou Gabinete (sala 205).

A Semana da Dignidade Menstrual foi organizada pelos núcleos de Estudos e Pesquisa de Gênero e Sexualidade (Nepgs) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e pelo projeto de extensão Yoga no Campus! Saúde, inclusão e vivências.

Veja mais fotos do evento em nossas redes sociais.