Início do conteúdo

Bases de dados (CENSUP, EDUCACENSO, SISTEC e PNP)


 

CENSUP é o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instrumento reúne informações sobre as instituições de Ensino Superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Fonte: Portal Inep.

http://sistemascensosuperior.inep.gov.br

 


 

EDUCACENSO é o Censo da Educação Básica. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. A partir dos dados do EDUCACENSO, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Fonte: Portal MEC.

http://censobasico.inep.gov.br

 


 

O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. É um sistema eletrônico do Governo Federal, cujo objetivo é promover mecanismos de registro e controle dos dados da educação profissional e tecnológica do país. Trata-se de uma base de dados de instituições de ensino que ofertam cursos de todos os níveis, infantil, fundamental, médio, formação inicial e continuada (FIC), técnico de nível médio, graduações e pós-graduações, bem como dados referentes aos alunos desses níveis de ensino.

Todas as unidades de ensino do país, credenciadas para ofertar cursos técnicos de nível médio, devem se cadastrar no SISTEC, independentemente do seu sistema de ensino (federal, estadual ou municipal), nível de autonomia e categoria administrativa (pública ou privada, incluindo aquelas referidas no Art. 240 da Constituição Federal de 1988). No que tange aos cursos técnicos de nível médio, o SISTEC também é um importante instrumento para atestar a validade nacional dos diplomas desse nível de ensino.

Fonte: Manual do SISTEC para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

http://sistec.mec.gov.br

 


 

A PNP é a Plataforma Nilo Peçanha. É um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). Tem como objetivo reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).

Análise de dados da PNP (2018 – 2022)

PNP 2022 (Ano Base 2021) e anos anteriores

Mais informações: PRODI – Avaliação Institucional

 

Última atualização em 18/10/2022

Fim do conteúdo