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Projetos de pesquisa iniciados em 2018


EDITAL IFRS Nº 30/2018 – PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/PIBITI/IFRS/CNPq

Título: O TIMBRE COMO AFETO NO ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO – Uma abordagem semiótica –
Coordenação: Marcelo Bergamin Conter
Bolsistas: Gabriel Fagundes Gularte
Vigência Projeto: 31/07/2018 a 31/07/2019

Resumo: O presente projeto pretende compreender como o timbre, na música, é capaz de comunicar através de processos afetivos. Partimos da definição de Flo Menezes, para quem o timbre não constitui um parâmetro do som, mas consiste antes na resultante dos demais atributos sonoros (a altura, a intensidade e a duração) inter-relacionados entre si’ (2003, p. 199). O afeto, por sua vez, será lido como forças, intensidades, sensações que podem tanto ser potencialidades quanto a ação de um corpo sobre outro. Queremos pensar o timbre do mesmo modo, para além da experiência estética, bem como da ideia de que seja um fenômeno que escapa à significação. Para tanto, também compreendemos o afeto como um signo, tal como proposto por Gilles Deleuze (2007). Assim, podemos encarar relações entre materialidades – humanas e não-humanas – como processos sígnicos. Para verificar esta hipótese, nós observaremos o timbre como afeto na obra de artistas do rock independente brasileiro. A relevância de tal estudo está na proposta de compreensão do timbre através de um modelo comunicacional imanente. Ao invés de compreender o timbre como um transmissor de emoções, aqui ele será apresentado tanto como um acontecimento (o resultado da mistura de corpos) quanto como um corpo transformado (afeto). Surge daí a necessidade de não reduzir o estudo à atualidade do timbre (ao momento em que ele se manifesta), observando, também, a rede sociotécnica que permite que ele se constitua como tal e, além disso, os desdobramentos afetivos gerados nos corpos após a manifestação do timbre.

 

Título: Identidade Cultural: um estudo das diversidades
Coordenação: Caroline de Castro Pires
Bolsistas: Brenda do Prado Fritz  ( 08/2018 a 11/2018)- Aline Martins Teixeira
Vigência Projeto: 31/07/2018 a 31/07/2019

Resumo: Nesta proposta de projeto, que tem como tema a Identidade Cultural, se pretende desenvolver o estudo de diversidades. Para tanto, ao desenvolver o projeto em duas linhas, se tem por intuito: (i) identificar e descrever níveis de variação, adequação e preconceito linguístico em comunidades linguísticas específicas; no caso, sujeitos pertencentes a grupos que vivem em regiões periféricas de Alvorada. Isto é, tem-se a pretensão de realizar a descrição da variedade do português falado utilizada por tal comunidade em prol da identidade cultural linguística do grupo de falantes observados. Para tanto, metodologicamente, pretende-se utilizar material já disponível em vídeo, áudio e escrito de falantes das regiões periféricas a fim de coletar dados que possam servir de fonte documental para a fala espontânea, de forma que se possa realizar a transcrição das falas, para assim identificar possíveis fatores que caracterizam a linguagem utilizada pelo grupo; e (ii) trabalhar a questão da Identidade Cultural como fenômeno per se, ou seja, como sendo um conjunto de relações ou valores sociais simbólicos compartilhados historicamente entre os membros de uma sociedade; observando questões que vão desde o sentimento de pertencimento a um grupo até as influências culturais que tais relações estabelecem com diferentes linguagens e expressões (música, literatura, artes, língua/fala, etc.) como um todo, partindo do pressuposto de que a língua de um indivíduo reflete a cultura desse indivíduo. Metodologicamente, nesta segunda linha, a pesquisa para o desenvolvimento dos temas propostos será bibliográfica.

 


EDITAL IFRS Nº 77/2017 –  FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2018/2029 e Edital Complementar nº 30/2017

Título: Hipertensão gestacional: Fatores de personalidade, psicológicos e estratégias de enfrentamento 
Coordenação: Sabrina Chapuis de Andrade
Bolsistas:  Laura Becker Quaresma ( 05/2019 a 06/2019)- e Taíse Cristina Santos da Costa
Vigência Projeto: 30/04/2018 a 27/02/2019

Resumo: A gestação é considerada um fenômeno fisiológico. Contudo, nesse período ocorrem várias transformações físicas e psicológicas, ocasionando, assim, diversas alterações no organismo e na vida da mulher. O Ministério da Saúde instituiu a Rede Cegonha, em 2011, como estratégia para atenção integral à saúde materno-infantil, a qual oferece suporte aos serviços de saúde, a fim de que se possa disponibilizar cuidado resolutivo durante todo período gestacional e pós-parto. Tal política se justifica, uma vez que há diversas possibilidades de complicação para a saúde da mulher neste período e pela necessidade de preparo dos profissionais para enfrentá-las. Objetivo: Avaliar fatores de personalidade, psicológicos e estratégias de enfrentamento em gestantes com hipertensão arterial na gestação. Metodologia: Estudo transversal e contemporâneo. Serão avaliadas 131 gestantes hipertensas e 131 normotensas que buscam atendimento na emergência obstétrica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS).

 

Título: Saúde bucal na gestação: o conhecimento das gestantes em atendimento no pré-natal em uma unidade de saúde 
Coordenação: Cristiane Esteves Dalla Costa
Bolsistas:  Marcia de Oliveira  Ferreira
Voluntárias: Marta Martins Veloso, Cristiane Lima Caetano e Rose Mari Ferreira
Vigência Projeto: 30/04/2018 a 27/02/2019

Resumo: A Unidade Básica de Saúde deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no Sistema Único de Saúde. A Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família representa a possibilidade de criar um espaço de práticas e relações a serem construídas para a reorientação do processo de trabalho e para a própria atuação da saúde bucal no âmbito dos serviços de saúde. Estudos evidenciam que há crenças e grande número de dúvidas acerca da saúde bucal da gestante que são perpetuadas de geração em geração. Diante dessa realidade, o presente estudo tem como objetivo investigar o conhecimento das gestantes a respeito do tratamento odontológico durante a gestação, verificando se elas fizeram alguma consulta ou tratamento odontológico durante a gravidez. Além disso, visa investigar as crenças das gestantes a respeito do tratamento odontológico durante a gestação. E, por fim, elaborar um material publicitário com informações sobre estes tópicos a ser entregue para as gestantes O estudo terá um delineamento quantitativo transversal e será realizado na sala de espera da Unidade Básica de Saúde Aparecida, na cidade de Alvorada/RS. Para a coleta de dados será realizada uma entrevista estruturada, com aplicação de um questionário de perguntas fechadas, tendo duração média de 30 minutos. As gestantes que estiverem fazendo o pré-natal na Unidade de Saúde serão convidadas a participar da pesquisa, sendo recrutadas através da técnica de amostragem por conveniência. O presente estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS.

 

Título: O naturalismo e o realismo no cinema: análise da produção bibliográfica no Brasil
Coordenação
: Bruno Bueno Pinto Leites
Bolsistas:  Cristyelen Ambrozio Ferreira
Vigência Projeto: 30/04/2018 a 27/02/2019

Resumo: Pesquisa de cunho bibliográfico que visa mapear as pesquisas e compreender os sentidos atribuídos ao Naturalismo e ao Realismo no cinema dentro da produção acadêmica brasileira contemporânea. Trata-se de um desdobramento da pesquisa ‘A estética naturalista: Cinema, Fotografia e Literatura’, de cunho teórico, em que pesquisamos os conceitos de naturalismo nos três campos acima mencionados.

Título: O TIMBRE COMO AFETO NO ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO Uma abordagem semiótica
Coordenação:
Marcelo Bergamin Conter
Bolsistas:  Ingrid Cristina Pontes Luz
Voluntário: Gabriel Fagundes Gularte
Vigência Projeto: 30/04/2018 a 29/04/2021

Resumo:  O presente projeto pretende compreender como o timbre, na música, é capaz de comunicar através de processos afetivos. Partimos da definição de Flo Menezes, para quem o timbre não constitui um parâmetro do som, mas consiste antes na resultante dos demais atributos sonoros (a altura, a intensidade e a duração) inter-relacionados entre si’ (2003, p. 199). O afeto, por sua vez, será lido como forças, intensidades, sensações que podem tanto ser potencialidades quanto a ação de um corpo sobre outro. Queremos pensar o timbre do mesmo modo, para além da experiência estética, bem como da ideia de que seja um fenômeno que escapa à significação. Para tanto, também compreendemos o afeto como um signo, tal como proposto por Gilles Deleuze (2007). Assim, podemos encarar relações entre materialidades – humanas e não-humanas – como processos sígnicos. Para verificar esta hipótese, nós observaremos o timbre como afeto na obra de artistas do rock independente brasileiro. A relevância de tal estudo está na proposta de compreensão do timbre através de um modelo comunicacional imanente. Ao invés de compreender o timbre como um transmissor de emoções, aqui ele será apresentado tanto como um acontecimento (o resultado da mistura de corpos) quanto como um corpo transformado (afeto). Surge daí a necessidade de não reduzir o estudo à atualidade do timbre (ao momento em que ele se manifesta), observando, também, a rede sociotécnica que permite que ele se constitua como tal e, além disso, os desdobramentos afetivos gerados nos corpos após a manifestação do timbre.

Título: Análises espectrais de sonoridades do rock independente brasileiro 
Coordenação: Marcelo Bergamin Conter
Bolsistas:  Juliana Henriques Kolmar e João Gabriel Fernandes Mayer
Vigência Projeto: 31/08/2018 a 29/11/2019

Resumo: Na área da Comunicação no Brasil, há uma rede de pesquisadores que vem desenvolvendo pesquisas sobre gêneros musicais. Há um consenso construído ao longo de anos de que os gêneros se conformam predominantemente por suas sonoridades. Por sonoridade, entende-se, na maior parte das vezes, o conjunto de instrumentos que são mais empregados por determinado gênero: poderíamos dizer que guitarra, baixo e bateria juntos conformam a sonoridade típica do rock. Entendemos que há gêneros musicais em que tal noção não se aplica adequadamente. Geralmente, bandas de rock independente (tratam-se de grupos que estão à margem dos grandes selos) estão mais interessadas em criar sonoridades que lhes são próprias. A presente pesquisa pretende analisar tal fenômeno, recriando em laboratório práticas de modulação sonora de guitarristas, baixistas, tecladistas e vocalistas do rock independente brasileiro, testando instrumentos musicais, técnicas de microfonação, pedais de efeito e técnicas de mixagem e masterização. Os registros serão processados pelo software gratuito Sonic Visualiser, que gera infográficos de parciais harmônicas, linhas melódicas e picos de frequência. Para efeitos de comparação, também gravaremos os instrumentos sem passar por qualquer tipo de modulação sonora, para demonstrar como os moduladores modificam drasticamente a sonoridade destes instrumentos. Como resultado, esperamos reconhecer os processos comunicacionais singulares que são gerados através das sonoridades particulares desenvolvidas no rock independente. Esperamos desenvolver outra noção de sonoridade, uma vez que compreendemos que um dos fundamentos do rock independente é a capacidade de cada banda produzir seu próprio modo de se comunicar através de sonoridades particulares.

Título: Pesquisa sociodemográfica de sujeitos surdos em Alvorada
Coordenação: Maria Cristina Viana Laguna
Bolsistas: Larissa da Rosa Bueno
Vigência Projeto: 30/04/2018 a 27/02/2019

Resumo: A pesquisa objetiva continuar a coleta de dados do perfil sociodemográfico dos sujeitos surdos residentes em Alvorada, através de cadastros existentes na Central de Interpretação de Libras e em outros órgãos que atendem essas pessoas. Durante a execução do projeto intenciona-se criar um instrumento que possibilite identificar os surdos e verificar a escolaridade deles, a fim de contribuir com o município de Alvorada com dados estatísticos sobre o perfil desses sujeitos e realizar, através do IFRS – Campus Alvorada, cursos FIC – Formação Inicial e Continuada, ProEJA – Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e ou cursos técnicos voltados para este público específico.

Título: Arqueologia da Mídia na Academia Brasileira
Coordenação:
Daniel Bassan Petry
Bolsistas: Henrique Barbosa dos Reis e Gabrielli Dias da Silva
Vigência Projeto: 31/03/2018 a 27/02/2019

Resumo: O presente projeto pretende realizar um levantamento do desenvolvimento da Arqueologia da Mídia no âmbito acadêmico da comunicação brasileira. Serão realizadas buscas em anais de congressos brasileiros de comunicação social assim como periódicos, monografias, dissertações e teses por trabalhos que desenvolvam a arqueologia da mídia ou que afiliem-se às prerrogativas dela para analisar seus empíricos. Visto a grande diversidade que o campo permite, incluindo a liberdade metodológica, acreditamos que um levantamento quantificado das propostas auxilie o entendimento de como a arqueologia da mídia se desenvolve nos estudos da comunicação brasileira.


 

EDITAL IFRS Nº 01/2018 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO

         Título: Democracia em épocas neoliberais.
         Coordenação: André Matias Evaldt de Barros
         Vigência Projeto: 04/12/2018 a 04/02/2023

 Resumo: É possível estabelecer estudos sobre o que se chama “neoliberalismo”, seja por seu conceito, seja por suas formas de manifestação. Vivemos em uma época com características próprias, marcada por certas maneiras de viver que talvez determinem nossa vivência atual como algo específico e diferente dentro da história ocidental da humanidade depois da Modernidade. Com apoio teórico nos clássicos da filosofia, se podem traçar panoramas históricos de conceitos fundamentais sobre os quais está assentada a organização dos Estados. A análise se dará por linhas argumentativas que consideram conceitos de Nietzsche, Foucault e/ ou de maneira a construir arcabouços que dêem conta de tratar a racionalidade, as maneiras de governamento e as várias tecnologias que  sustentam e justificam o neoliberalismo. Desse modo, se pode chegar a tratar de questões sobre se ocorre um desdobramento do liberalismo (em grau, em maneira de expansão?) ou diante de um modo novo de organização sócio-política que faz reaver as relações fundamentais entre poder, democracia e Estado.

 

Título: Por uma proposta de glossário de termos para alunos do curso técnico em Cuidados de Idosos na modalidade PROEJA.
Coordenação: Caroline de Castro Pires
Vigência Projeto: 28/06/2018 a 30/11/2021

 Resumo: O presente projeto de tese tem por intuito apresentar uma possibilidade de aplicação pedagógica da Teoria Sentido-Texto (TST), teoria lexicográfica de base semântica que tem por objetivo a descrição exaustiva das línguas naturais, sendo seu principal produto o Dicionário Explicativo e Combinatório (DEC). Este projeto, então, visa desenvolver um glossário, nos moldes do DEC, que contribua com o processo de ensino-aprendizagem de alunos do curso técnico em Cuidados de Idosos integrado ao Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como servir de material de consulta aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

Título: Desenvolvimento de simulações auditivas para o ensino de Física de estudantes deficientes visuais.
Coordenação: Miguel da Camino Perez
Vigência Projeto: 14/12/2018 a 30/03/2021

 Resumo: Desenvolvimento de simulações auditivas baseadas na substituição sensorial para o ensino de Física de estudantes deficientes visuais. Em levantamento anteriormente feito evidenciou-se a escassez de teses e dissertações que abordem o ensino de Física para estudantes deficientes visuais, e nenhuma contemplando e fácil assimilação já testados em pesquisas de outros pesquisadores de universidades mundialmente renomadas, as simulações que serão desenvolvidas visam transformar informações usualmente obtidas pela visão, como gráficos e diagramas, em estímulos auditivos para a auxiliar na aprendizagem de estudantes desprovidos desse sentido. A tese será focada no tema Eletromagnetismo, mais especificamente no conceito de campo elétrico, escolha justificada pela constante utilização de representações imagéticas para a sua representação, em especial pelo uso de linhas de campo. Propõe-se, então, a criação de ‘audioaulas’ sobre as temáticas do eletromagnetismo que envolvam o conceito de campo elétrico, além da disponibilização em plataformas gratuitas das simulações desenvolvidas de forma granular, para que possam ser adotadas sob a perspectiva e intencionalidade pedagógica de cada professor.

 

                     Título: Hipertensão gestacional: Fatores de personalidade, psicológicos e estratégias de enfrentamento
                     Coordenação: Sabrina Chapuis de Andrade
                     Vigência Projeto: 11/03/2018 a 04/01/2019

 Resumo: A gestação é considerada um fenômeno fisiológico. Contudo, nesse período ocorrem várias transformações físicas e psicológicas, ocasionando, assim, diversas alterações no organismo e na vida da mulher. O Ministério da Saúde instituiu a Rede Cegonha, em 2011, como estratégia para atenção integral à saúde materno-infantil, a qual oferece suporte aos serviços de saúde, a fim de que se possa disponibilizar cuidado resolutivo durante todo período gestacional e pós-parto. Tal política se justifica, uma vez que há diversas possibilidades  de complicação para a saúde da mulher neste período e pela necessidade de preparo dos profissionais para enfrentá-las. Objetivo: Avaliar fatores de personalidade, psicológicos e estratégias  de enfrentamento em gestantes com hipertensão arterial na gestação. Metodologia: Estudo transversal e contemporâneo. Serão avaliadas 131 gestantes hipertensas e 131 normotensas que buscam atendimento na emergência obstétrica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS) e do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

 

Título: Validação Transcultural da Escala de Erbaugh
Coordenação: Rossane Trindade Wizer
Vigência Projeto: 21/03/2018 e 20/02/2019

Resumo: A utilização de instrumentos de avaliação validados no âmbito das atividades aquáticas garante qualidade ao instrumento e fidedignidade para a medida obtida. Assim, o estudo tem o objetivo de validar a Escala de Erbaugh, que é um instrumento de avaliação da competência motora aquática de crianças em idade pré-escolar. A escala é composta de 6 tarefas, são elas: entrada na água; deslocamentos: ventral, dorsal e pernadas; pegar objetos no fundo da piscina e saltos. A primeira etapa do estudo refere-se à tradução do instrumento, após será realizada a validação de conteúdo, com a participação de doutores na área da natação. Crianças com idade entre 3 e 6 anos, participantes de aulas de natação, juntamente com seus pais, serão convidadas a participar do estudo. Evidências de validade de critério e construto, bem como níveis de objetividade e reprodutibilidade da Escala de Erbaugh também serão determinados.

 

Título: LITERATURA SURDA COMO UM AGENCIAMENTO DO DESEJO NA LÓGICA RIZOMÁTICA DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Coordenação: Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
Vigência Projeto: 01/05/2018 a 04/01/2019

Resumo: Desejava durante minha experiência acadêmica compreender as possibilidades de crescimento intelectual através da leitura; promover sentimentos de lutas políticas por reconhecimento, pela diferença, pelos direitos linguísticos e culturais. Buscava por uma educação de surdos que disponibilizasse espaços de reflexão acerca dos aspectos político/educacionais, repensando a literatura surda no currículo das escolas por onde circulam os surdos. Este anteprojeto traz algumas considerações sobre a Literatura surda dentro da educação de surdos. Nos anos finais do ensino fundamental e iniciais do Ensino Médio, há todo um trabalho voltado para a literatura comumente ensinada em todas as escolas, mas qual o lugar da literatura surda neste ensino? Discutir a literatura surda inserida no currículo escolar é pensar sobre as possibilidades de um espaço de prazer na leitura. Muitos surdos atribuem o “não gostar de ler” devido à escrita do português. Porém, a literatura surda possui registros em vídeo que poderiam ser disponibilizados aos alunos, onde os diferentes gêneros poderiam ser explorados. E assim surge a necessidade de um “agenciamento do desejo” defendido por Marlucy Paraíso (2009) e inspirada em Deleuze a autora traz a perspectiva de que com base no desejo é possível construir um currículo que olhe para cada sujeito.

 

Título: Narrativa de Realismo Existencial
Coordenação: Juliano Rodrigues Pimentel
Vigência Projeto: 13/03/2018 a 04/01/2019

Resumo: Pesquisa avaliando e realizando um resgate historiográfico de uma marca existencialista e estética do cinema brasileiro da década de 60.

 

Título: OCUPAR E RESISTIR. ENSAIOS SOBRE A VIVÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ESTUDANTES ORIUNDAS(OS) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PRÉ-VESTIBULAR RESGATE POPULAR
Coordenação:
Daniel Longo Rockenbach
Vigência Projeto: 11/06/2018 a 24/03/2020

Resumo: Os Cursos Pré-Vestibulares Populares são projetos voltados para estudantes populares. Aqui, “populares”, no sentido da(o) estudante estar submetido à exclusão social ou ao trabalho sob domínio de classes dominantes e opressoras, e, ainda, dotados de uma cultura subalterna. Entendendo que a produção de uma nova hegemonia no interior desta sociedade classista é o horizonte da Educação Popular, e que a libertação da classe popular passa por uma consciência crítica sobre a sua própria cultura – esta subalterna à cultura erudita, uma vez que a segunda expropria da primeira aquilo que pode refletir para povo sua realidade de vida, ao mesmo tempo em que apropria-se de fragmentos populares para seu uso, os cursinhos populares não concebem-se somente como atalho para a aprovação no vestibular, mas como organizações sociais pautadas pela Educação Popular. Um destes cursos, o Resgate Popular, não possui um núcleo de acompanhamento de estudantes egressos e, não se criando o registro das experiências destes estudantes enquanto na universidade, torna-se mais difícil a democratização deste ambiente, uma vez que histórias contadas por seus pontos de vista tenderão a seguir invisíveis. Portanto, desejo realizar uma investigação sobre as vivências das e dos estudantes populares, oriundos do Curso Pré-Vestibular Resgate, durante sua experiência no Ensino Superior, a fim de relacioná-las com aquilo que o projeto propõe e idealiza.


EDITAL IFRS Nº 05/2018 – FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO

 

Título: Experiências de leitura: estudos sobre literatura, educação e práticas de saúde.
Coordenação: Juliano André Kreutz
Voluntário(a): Gabriel Molina Carpes
Vigência Projeto: 30/09/2018 a 29/09/2020

Resumo: As práticas clínicas em saúde tendem à objetivação biologicista, em detrimento das dimensões subjetivas das experiências de adoecimento e de sofrimento. A educação dos profissionais é um campo estratégico de reprodução e de potencial transformação do trabalho em saúde. Experiências de reformas no ensino da saúde privilegiam a interdisciplinaridade, inclusive com os Estudos Literários. Neste contexto, propôs-se o projeto de pesquisa “Experiências de leitura: estudos sobre literatura, educação e práticas de saúde”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Alvorada, a fim de analisar as relações entre as experiências de leitura Literária e as aprendizagens conceituais, técnicas e relacionais nas práticas de Saúde. A investigação é qualitativa, descritiva e analítica, de caráter documental, na perspectiva da Análise do Discurso foucaultiana. Serão consideradas produções técnicas da área de conhecimento das Ciências da Saúde, que registrem experiências de leitura Literária (de textos ficcionais, poéticos etc.). Além da descrição de jogos de saber-poder, das condições de existência de determinados discursos, desta pesquisa resultará o desenvolvimento de um inventário (catalogação e registro) de obras literárias citadas e de métodos sistematizados nas experiências de leitura Literária na área da saúde, que subsidiarão a elaboração de materiais de apoio às aprendizagens neste campo.

 

Título: Origens e destinos dos negros no cenário pré e pós-abolição na região metropolitana de Porto Alegre/RS
Coordenação:
Caroline de Castro Pires
Voluntário(a): Victor dos Santos Machado – Aline Martins Teixeira- Ester Marques Plate – Ana Alexandra Rodrigues de Araújo – Amanda Peixoto de Oliveira-
Vigência Projeto: 14/08/2018 a 14/08/2019

Resumo: O projeto Origens e destinos dos negros no cenário pré e pós-abolição na região metropolitana de Porto Alegre/RS tem por objetivo refazer o percurso etnográfico dos negros viventes na região metropolitana de Porto Alegre/RS a fim de, a partir da análise de material específico, depreender as vivências e ressignificar a trajetória desses negros. Apesar de ser um trabalho de cunho etnográfico, outros fatores, como o antropológico, sociais, culturais e linguísticos igualmente serão observados, assim a pesquisa tende a ir além do olhar e identificar um percurso ou trajetória, mas realizar uma tentativa de remontar a vivência desses negros como um todo.

 

Título: Intercâmbios de Educação em Saúde Coletiva: como isso funciona?
Coordenação:
Juliano André Kreutz
Vigência Projeto: 30/09/2018 a 30/12/2019

Resumo: É recente a problematização da diretividade pedagógica nas práticas de Educação de Profissionais da Saúde. Historicamente, estas conformam meios de promoção, de indução, de regulação e de reorganização de programas de ação e de condutas técnicas. A permeabilidade das políticas públicas de Educação em Saúde ao protagonismo dos educandos iniciou-se sob a denominação de Educação Permanente em Saúde, com a influência do Movimento Institucionalista em Educação e da Educação Popular, consubstanciada em Paulo Freire, que partilhavam a liberdade como princípio ou como finalidade. Nesta perspectiva, inscrevem-se os “Intercâmbios de Educação em Saúde Coletiva”, objeto deste estudo. Trata-se de uma modalidade de educação instituída pela política pública de Educação em Saúde Coletiva, do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio Grande do Sul, denominada de Rede de Educação em Saúde Coletiva (RESC). Propõem-se práticas de educação não escolarizada, em “itinerários formativos flexíveis” e sem docência profissionalizada, com facilitadores escolhidos pelos interessados, entre “trabalhadores, movimentos sociais, conselhos de políticas públicas, instituições de ensino e gestores” (RIO GRANDE DO SUL, 2013). Objetiva-se analisar e problematizar possíveis modos de funcionamento desta proposição de itinerários singulares como forma de aprender. Apresenta-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, dada a inexistência de estudos prévios. As estratégias descritivo-analíticas inserem-se nas metodologias pós-críticas de pesquisa em Educação. Projeta-se um exercício de pensamento, com o Ensaio como forma, que correlacionam ao objeto de estudo conceitos e experiências, a fim de inventar outras maneiras de ver, de pensar e de escrever sobre itinerários singulares de aprendizagem.

 

Última atualização em 12/08/2022

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