Eleições para diretor(a)-geral 2023

Página das Eleições para Reitor(a) 2023

AGENDA DE ORIENTAÇÃO PARA O CADASTRAMENTO DE E-MAIL  – ELEIÇÕES 2023

27/09/2023 (quarta-feira) –
8h às 17h (laboratório de informática, sala 102)
18h às 21h (computadores do hall da Biblioteca, o local ficará exclusivo para uso no cadastramento de e-mail para as Eleições 2023).

28/09/2023 – (quinta-feira) –
14h às 18h (Biblioteca do Campus Alvorada)
18h às 21h (laboratório de informática, sala 102)

29/09/2023 – (sexta-feira) –
14h às 20h (Biblioteca do Campus Alvorada)

Eleição 2023 para Reitor e Diretor(a) Geral de Campus

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) se prepara para eleger os ocupantes dos cargos de reitor e diretor-geral de 17 campi pelos próximos quatro anos. A votação em primeiro turno está marcada para o dia 5 de outubro das 9h às 21h. e, pela primeira vez, ocorrerá em ambiente virtual,

Os eleitores (estudantes e servidores) poderão votar de seus próprios dispositivos eletrônicos, mas haverá também nas unidades do IFRS ambientes presenciais com computadores disponíveis para o registro do voto on-line.

Para votar o eleitor deverá realizar o cadastro do endereço de e-mail para a eleição, pelo qual receberá a credencial única e individual, bem como informações para a votação on-line no Sistema Helios. O e-mail com as credenciais será enviado entre os dias 3 e 4 de outubro. Podem ocorrer casos em que o e-mail vá para a Caixa de Spam do eleitor, por isso, verifique-a caso o e-mail não aparecer na sua Caixa de Entrada.

Esse cadastro será necessário  pois foi constatado em nossos sistemas, principalmente o acadêmico, que várias pessoas não tem o endereço de e-mail cadastrado, ou ainda, estão com endereços inválidos ou desatualizados.

O cadastro do endereço do e-mail deverá ser realizado no período de 27/09/2023 a 01/10/2023 conforme informações abaixo.

Cadastramento do endereço de e-mail

O cadastramento do e-mail se dará pela autenticação do eleitor através do login único do portal Gov.Br e da confrontação com a base de dados de eleitores aptos a votar na eleição do IFRS garantindo, assim, segurança e sigilo ao eleitor.

Para realizar o cadastro de e-mail, o eleitor deverá acessar o link https://sistemas.ifrs.edu.br/se/login/3 autenticar-se pelo Gov.Br, preencher seu endereço de e-mail e confirmá-lo Importante lembrar que o link de cadastramento estará disponível somente no período de 27/09/2023 a 01/10/2023.

Para os eleitores que não possuem cadastro no Gov.Br ou não lembram sua senha de acesso, será necessário acessar o link https://acesso.gov.br fazer seu cadastro no portal ou recuperar sua senha antes de realizar o cadastramento de e-mail solicitado para o processo eleitoral

Sobre o Sistema de Votação On-Line – HELIOS

O Sistema de Votação On-Line Helios, permite a realização de eleições através da Internet, com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário, facilitando assim o processo de auditoria da solução. No IFRS foi utilizada uma modificação feita pelo IFSC da versão original do projeto, disponível em https://vote.heliosvoting.org, para permitir integrar com nossa base de usuários, para traduzir a interface para a língua portuguesa e também alguns ajustes para melhorar sua usabilidade. O código fonte da  versão do IFRS, bem como os manuais para instalação, estão disponíveis no endereço: https://gitlab.ifrs.edu.br/comissao-eleitoral/helios

O Helios faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.

O Helios permite que:

O eleitor verifique se seu voto foi depositado corretamente
Que todos os votos depositados na urna sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada
Que qualquer um possa verificar que os votos depositados na urna foram corretamente apurados
O Helios não permite que:

A escolha de um eleitor (seu voto) seja revelada, mesmo que este eleitor queira revelar (p.e. apresentando um recibo de votação)
O voto de um eleitor seja adulterado ou excluído
Algumas instituições que utilizam ou já utilizaram o Helios:

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)