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Ações de Extensão 2023


Fluxo Contínuo Permanente

 


PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO 


 

(Projeto) A Brinquedoteca como comunidade de aprendizagem
O projeto em como objetivo geral proporcionar a professores e estudantes das redes de educação pública de seu território, o desenvolvimento de vivências pedagógicas em torno do brincar, do brinquedo e da ludicidade enquanto elemento fundamental na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, pretende-se a brinquedoteca se institua numa comunidade de aprendizagem em que professores e alunos participantes do projeto, junto a professores e estudantes da Licenciatura em Pedagogia do Campus possam: a) realizar práticas interdisciplinares e dedicar-se à exploração do brinquedo, dos jogos e das brincadeiras, tendo como foco a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; b) experimentar vivências de jogos e brincadeiras, através de atividades lúdicas, desenvolvendo-se a expressão corporal, transformando e descobrindo novos significados lúdicos, propiciando a interação e a troca entre adultos e crianças; c) contribuir para a conceituação de jogo, brinquedo e brincadeira e sua importância no campo da Educação; d) Desenvolver rodas de conversa e encontros de estudos sobre jogos, brinquedos e brincadeiras; e) catalogar, desenvolver, aplicar e avaliar brinquedos e brincadeiras; f) estimular ações lúdicas que possam auxiliar estudantes das escolas do território, na construção do conhecimento em matemática, alfabetização, metodologias do ensino, arte e literatura infanto-juvenil – mediante contação de histórias, entre outras; g) promover encontros de formação para professores das redes públicas de educação da região no sentido de valorização do brincar enquanto atividade pedagógica potente para mediação de processos de ensino-aprendizagem e formação humana.
Coordenadora: Gisele Belusso

 

(Projeto) Bate-Mãos: Comunidade Surda Diversa
O projeto ‘Bate-Mãos: Comunidade Surda Diversa’ é a sétima edição de um conjunto de ações e mobilizações que pretende atingir, através de palestras e oficinas, todas as pessoas envolvidas na comunidade surda. O Projeto beneficia ainda os estudantes do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras a conviverem com as pessoas surdas, bem como possibilita que estudantes, em fase de atividades de práticas profissionais, possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula.
Coordenadora: Maria Cristina Laguna

 

 

(Projeto) Esperançar através da leitura e da escrita
Este projeto pretende atender pessoas adultas não alfabetizadas, ou semianalfabetas, que estão afastadas da escola regular. A ideia é criar estratégias para inclusão destas no mundo do letramento dentro da perspectiva da leitura do mundo (FREIRE, 1974). Para tanto, nos finais de semana, quinzenalmente, serão realizados encontros presenciais.
Coordenador: Fábio Azambuja

 

 

(Projeto) Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira
O grupo que compõe o Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira é formado por docentes das diversas áreas do conhecimento e também por colaboradores que estão cursando licenciaturas nas respectivas áreas. Há também alguns componentes do projeto que se dedicam a tarefas imprescindíveis para o funcionamento geral do PVMO: apoiadores administrativos, pedagógicos, publicitários, etc. O principal objetivo do projeto é proporcionar a estudantes carentes de Alvorada e região a possibilidade de cursarem o Ensino Superior, seja via ENEM ou Vestibular. Para tanto, serão ministradas aulas preparatórias que possibilitem a realização dessa empreitada.
Coordenador: André Demichei

 

 

(Projeto) Movimenta Alvorada
O lazer é definido como um direito social de acordo com a Constituição Federal de 1988, no entanto é importante destacar que o processo acelerado de urbanização não teve um desenvolvimento da infraestrutura compatível ao aumento do contingente populacional, resultando em espaços urbanos desorganizados, que seguem a lógica centro-periferia. Nessa lógica, as camadas mais pobres são “empurradas” para a periferia onde se aglomeram sem infraestrutura adequada, enquanto as áreas centrais recebem mais atenção do ponto de vista político e econômico. Considerando os aspectos mencionados e ainda, a escassez de espaços públicos destinados ao lazer em Alvorada, o presente projeto tem como objetivo abrir as portas do IFRS Campus Alvorada para oferecer alternativas públicas de lazer aos moradores da cidade por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas.
Coordenadora: Rossane Wiser

 

 

(Projeto) Clube de Xadrez – IFRS/Campus Alvorada – Ano II
A escola tem se apresentado não apenas enquanto espaço de aquisição de conhecimento, mas também como espaço de socialização e lazer e integração da comunidade escolar e da comunidade externa do município de Alvorada. A apropriação da escola como espaço de socialização também é resultado da escassez de espaços públicos para promoção do lazer e esportes no município. Com o objetivo de qualificar o tempo de lazer e promover a prática do esporte do xadrez no município, criou-se, no ano passado, o Clube de Xadrez no Campus Alvorada, em parceria com a Organização Não-Governamental Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião de Alvorada/RS. No ano de 2022, o Clube de Xadrez realizou a formação de novos enxadristas, promoveu estudo de técnicas e táticas, realizou jogos amistosos e promoveu o 1º Torneio Aberto de Xadrez do IFRS/Campus Alvorada. O Torneio foi um evento de sucesso absoluto, tendo a participação de 186 enxadristas de Alvorada, cidades vizinhas, inclusive de competidores de fora do Estado. Assim, propõe-se este projeto para que se continue com as atividades do Clube de Xadrez – Ano II, realizando as atividades junto aos enxadristas da comunidade em geral.
Coordenador: Jonas de Medeiros

 

 

(Projeto) Jornal Gaúsurdo – 2023
O Jornal Gausurdo é um projeto de informação e comunicação em Libras – Língua Brasileira de Sinais por meio de um canal do youtube. Conta com uma equipe que atende demandas temáticas da comunidade surda. Esta equipe estuda os temas e depois os grava em Libras a fim de proporcionar mais informações para os surdos. O Jornal Gausurdo existe como meio eletrônico, via canal do youtube, desde 2016 e tem sido acessado por surdos não apenas do estado do Rio Grande do Sul, como também do país. É um canal garante o acesso a cultura, informação e comunicação com temas variados e relacionados a vivência da comunidade surda.
Coordenadora: Renata Bosse

 

 

(Projeto) Núcleo de Arte e Cultura do Campus Alvorada
O projeto do Núcleo de Arte e Cultura do campus Alvorada surge da demanda dos estudantes por ampliar o acesso à arte e à cultura, por qualificar as ações já promovidas no âmbito do campus, por estabelecer um diálogo permanente e efetivo com os membros da comunidade externa, tais como artistas, pontos de cultura e comunidade em geral. No decorrer de 2023 pretendemos: realizar reuniões mensais com os membros do núcleo; consultar e fazer um levantamento das potencialidades, interesses e demandas da comunidade acadêmica; realizar um mapeamento de artistas e pontos de cultura do município; entrar em contato e estabelecer parcerias com artistas, associações e estabelecimentos locais; colaborar para a concretização de ações voltadas para a arte e a cultura, sobretudo as relacionadas com os cursos do eixo de produção cultural e design em andamento no campus, entre as quais uma exposição de fotografias e uma mostra audiovisual. “Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam. Todos têm direito à proteção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria”, diz o artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Desta feita, o projeto visa conhecer, dar visibilidade e dialogar com a riqueza do capital humano e cultural latente no município de Alvorada como um todo e na comunidade acadêmica em especial, possibilitando contribuir para a formação e consolidação de uma identidade alvoradense para além dos alarmantes índices de carência socioeconômica, desigualdade e violência, bem como para o pleno acesso à cultura ao qual todos os cidadãos têm direito.
Coordenadora: Nina Loguercio

 

 

(Projeto) Ações da Comissão de Estudos Surdos
A Comissão de Estudos Surdos – CES, se propõe a fomentar ações na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do CES no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância de ações que pensam a diversidade e diferença surda da e na instituição. A CES constituída em Portaria pela Reitoria, realiza reuniões periódicas em que define ações para a Instituição e para toda a comunidade surda acadêmica. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. A CES busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda.
Coordenadora: Gisele Rangel

 

 

(Projeto) Café com Paulo Freire
O Café com Paulo Freire é um espaço de formação permanente que reflete a realidade a partir da sua obra e legado. Essa reflexão é realizada através de encontros presenciais e virtuais, que tratam principalmente das seguintes temáticas: (i) Formação de professores e Paulo Freire; (ii) Juventudes e Paulo Freire; (iii) Movimento Popular, Educação Popular, Vestibulares em uma perspectiva Freireana; (iv) Educação de Jovens e Adultos, uma luta Freireana; (v) Por que estudar Paulo Freire? Em consequência das nossas rodas de conversas, produzimos materiais áudio visuais que problematizem o legado freireano para serem utilizados na página do Instagram denominada Café com Paulo Freire Alvorada, assim como artigos acadêmicos que relatam a trajetória dos participantes.
Coordenador: Felipe Bragagnolo

 

 

(Projeto) Vamos cantar?!
O projeto “Vamos Cantar?!” visa proporcionar a vivência da música através da voz no canto coletivo valorizando os repertórios e vozes dos participantes. Em encontros semanais de 1h, será possibilitado àqueles que não tiveram a oportunidade de ter acesso ao estudo de música e canto, um espaço de socialização, de experiência estética, de bem-estar, além do próprio desenvolvimento técnico vocal. Partindo da demanda da comunidade externa, e observando, também, o interesse de servidores e estudantes do IFRS Campus Alvorada, este projeto surgiu para dar continuidade à característica do Campus de desenvolvimento de atividades de cunho cultural. O próprio nome do projeto “Vamos cantar?!” surgiu a partir dessa demanda, de as pessoas questionarem: quando vamos cantar? O nome carrega em si a dúvida e medos que tantos manifestam sobre a possibilidade de usar sua voz no canto e ao mesmo tempo a exclamação como resposta enfática a esse desejo: é possível cantar e vamos cantar juntos.
Coordenadora: Michele Lorenzetti

 

 

(Projeto)Tópicos em Educação Antirracista
O projeto educacional apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar formação a profissionais da educação tanto da comunidade externa quanto do Campus Alvorada para a prática de uma educação antirracista. A partir de leituras escolhidas, buscaremos discutir temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, tendo como ponto de partida textos de literatura brasileira de escritoras negras. A ação proposta são 8 encontros semanais onlines, de duas horas e meia de duração, por meio dos aplicativos de rede Google Meet e Google Classroom, totalizando 20hs total de carga horária.
Coordenadora: Giselle de Araujo

 

 

(Projeto)Eu sou o Samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo
O projeto Eu sou o samba! nasce do desejo de um grupo da comunidade local alvoradense em consolidar o samba como um instrumento educativo, usufruindo do seu sabido potencial transformador. O mesmo se pauta na alegria dos versos cadenciados e na precisão das rimas com criticas sociais afiadas. Aqui o laialaia é coisa séria e as rodas de samba dão sentido ao nosso objeto de estudos. Serão encontros e oficinas em que a história social do samba nos guia em uma viagem no tempo para resgatarmos nossas origens e observarmos como samba contribuiu e contribuí na discussão e dissolução de alguns temas importantes, como racismo, violência de gênero, pobreza, entre outros.
Coordenadora: Maluza dos Santos

 

 

(Projeto)Yoga no Campus! Saúde, Inclusão e Vivências
O yoga é uma prática milenar que possui diversas modalidades, mas todas elas proporcionando melhoras na saúde e no bem estar. O objetivo geral do projeto é promover vivências e experiências à comunidade interna, local e regional através da oferta da prática de Yoga, em sua concepção ocidental, que implica modos de pensar, agir e sentir, mais voltadas ao movimento. Espera-se atender à demanda social pela busca de qualidade de vida, em uma conjuntura ainda de recuperação pós pandêmica, aumento da pobreza e da desigualdade social e de uma geração adoecia por doenças mentais. As práticas serão presenciais, no campus Alvorada, semanais/quinzenais, de treze a cinquenta vagas, que são nossas limitações físicas do menor ao maior espaço físico.
Coordenador: Alaor de Souza

 

 

(Projeto)Yoga no Campus! Saúde, Inclusão e Vivências
O yoga é uma prática milenar que possui diversas modalidades, mas todas elas proporcionando melhoras na saúde e no bem estar. O objetivo geral do projeto é promover vivências e experiências à comunidade interna, local e regional através da oferta da prática de Yoga, em sua concepção ocidental, que implica modos de pensar, agir e sentir, mais voltadas ao movimento. Espera-se atender à demanda social pela busca de qualidade de vida, em uma conjuntura ainda de recuperação pós pandêmica, aumento da pobreza e da desigualdade social e de uma geração adoecia por doenças mentais. As práticas serão presenciais, no campus Alvorada, semanais/quinzenais, de treze a cinquenta vagas, que são nossas limitações físicas do menor ao maior espaço físico.
Coordenador: Alaor de Souza

 

 

(Projeto)Identidade: NEABI, espaço educativo de luta e resistência
O projeto Identidade é parta das Ações Afirmativas realizadas pelo núcleo de estudos afrobrasileiro e indigena do IFRS campus Alvorada, elaborado com o intuito de reunir as inúmeras atividades desenvolvidas que objetivam promover a educação para as relações étnico-raciais e educação antirracista. Dessa forma, pretende-se incluir ações como palestras, eventos, filmes com temas relacionados, encontros, mesas redondas, rodas de discussão, debates com a comunidade em geral.
Coordenadora: Caroline Pires

 

 

(Programa)PROPES/Extensão – Programa Permanente de Estudos Surdos
O Propes – Programa Permanente de Estudos Surdos, se propõe a fomentar a criação, realização e execução de projetos de extensão na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do Propes no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância dos projetos estarem vinculados a um Programa especifico. O Propes, a partir dos projetos vinculados pensa a diversidade e diferença surda da e na instituição. Os projetos ao estarem vinculados ao Propes tornam-se conhecidos para a Instituição e para todos os envolvidos nas ações do Programa. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. O Propes busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda.
Coordenadora: Maria Cristina Laguna

 

 

(Programa)Estação ComVida Cidadã
A crise sanitária mundial provocada pela Covid-19 explicitou limites nos processos de organizar a vida e a saúde das pessoas e coletividades em escala global. No Brasil, os desafios impostos pela pandemia se somam à crise política que o país vive atualmente, além de suas históricas desigualdades sociais e econômicas. Fatores de vulnerabilidade como raça, classe, escolaridade, gênero e origem geográfica acabam por influenciar perfil o epidemiológico da Covid-19 no Brasil. Desta forma, enfrentar a pandemia no contexto brasileiro demanda pensar alternativas de cuidados de saúde que atentem para complexidade da vida nos territórios. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo compreender e fomentar a participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território, sistematizando-as em uma perspectiva interseccional como educação permanente no enfrentamento à Covid-19, às iniquidades e às violências, intensificadas pela pandemia. Participar é um exercício de consciência crítica, é conhecer para intervir, é ser sujeito. É não aceitar a massificação que relega ao indivíduo uma posição de objeto. Diante deste cenário foi proposto o projeto de pesquisa Com Vida: Projeto Integrado de Estratégias Territoriais de Promoção e Educação em Saúde, Tendo como uma das estratégias para atingir os objetivos a criação da A Estação ComVida Cidadã – um espaço que concentra os cursos e formações que serão oferecidos para os atores estatais e atores sociais
Coordenadora: Rose Mari Ferreira

 


CURSOS 


 

Oficina Libras básico
O Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Campus Alvorada é pioneiro na oferta do Curso Técnico em Tradução e Interpretação em Língua de Sinais. Mediante a relevância deste fato, faz-se necessário ofertar espaços que oportunizem a comunidade em geral para que conheçam a Instituição e Cursos como estes disponibilizados neste ambiente
Coordenadora: Vanessa Herter

 

 

Oficina Libras básico
O IFRS Campus Alvorada é pioneiro em um Curso de nível técnico na formação associada à língua de sinais. Assim, faz-se necessário continuar fomentando a participação de todos os possíveis futuros alunos na Instituição, fato que viemos observando como resultado dos cursos e oficinas ofertados na área.
Coordenadora: Sandra Escobar

 

 

Escrita Criativa e Roteiro de Audiovisual
Oficina de Escrita Criativa e Roteiro Audiovisual para públicos externos e internos do IFRS-Campus Alvorada.
Coordenadora: Fernanda da Silva

 

 


EVENTOS


 

>>De 20/01/2023 a 28/01/2023

6º CodaKids: A volta

Objetivo principal que é incentivar um encontro entre crianças de várias faixas etárias para manter seus laços de amizades entre si, preservando o que eles têm em comum as famílias surdas. Com mais organização e divisão de grupos por faixa etária. Em 2023 é o sexto encontro da CodaKids

Coordenadora: Renata Bosse

 

 

>>29/01/2023

Diálogos de formação em Economia Solidária – Comunidade IFRS

Trata-se de demanda apresentada pela Escola de Cidadania (Camp) e Uama (União de Associação de Moradores de Alvorada) para levantamento/diagnóstico visando a  proposição de cursos relacionados a geração de renda com os temas de formação, produção e comercialização para coletivos da economia solidária visando geração de renda.

Coordenadora: Adriana Martins

 

 

>>De 20/03/2023 a 31/03/202

Conferência Livre de Saúde – Acessibilidade e Inclusão

Reunir pessoas interessadas para discutir a acessibilidade e inclusão na saúde, elaborar relatório que será enviado a conferencia nacional de saúde.

Coordenadora: Márcia Mendes

 

 

>>De 05/05/2023 a 30/10/2023

Saúde bucal na Gestação: conversando com gestantes, familiares e comunidades

Os cuidados com a saúde bucal da gestante são importantes durante o acompanhamento do pré-natal e têm reflexos na saúde do bebê. A integralidade do cuidado é direito à saúde previsto na Constituição.

Coordenadora: Rose Mari Ferreira

 

 

>>De 01/05/2023 a 30/11/2023

Estação ComVida Cidadã: Diálogos entre profissionais da educação sobre as conexões entre violência escolar, gênero, sexualidade e raça

A Escola é um espaço público e local onde estudantes têm acesso ao conhecimento, a habilidades e a valores necessários à socialização em comunidade. É neste ambiente que se tem acesso ao conjunto de estratégias sociais para que sejam promovidas ações de justiça social, econômica e cultural, inclusive considerando os marcadores de raça, gênero e sexualidade. Porém, este mesmo espaço – público – o qual deveria promover o desenvolvimento social e a formação cidadã, também é um espaço demarcado pela violência e exclusão de indivíduos. A violência pode ser manifestada de diversas formas, como física, psicológica, sexual, moral, de privação e está presente em todas as classes sociais, inclusive nos espaços escolares. Ao observarmos o agravo desta temática, quando considerados os aspectos de violência correlacionados a raça, gênero e sexualidade, este evento objetiva identificar e discutir a violência relacionada a gênero, sexualidade e raça em espaços escolares do município de Alvorada e promover ações de enfrentamento e retórica à esta prática violenta nas escolas.

Coordenador: Jonas de Medeiros

Última atualização em 29/03/2023

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