Início do conteúdo

Sobre o setor


A Biblioteca do Campus Alvorada iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2017, com o intuito de atender as necessidades informacionais da comunidade do Campus.  Está aberta à comunidade externa para consulta local, sendo o empréstimo de materiais restrito aos alunos, professores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Em 09 de agosto de 2019 a Biblioteca recebeu o nome da escritora Carolina Maria de Jesus.

Sobre Carolina Maria de Jesus:
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora mineira nascida em 14 de março de 1914. Apesar de ter apenas dois anos de estudo formal, tornou-se escritora e ficou nacionalmente conhecida em 1960, com a publicação de seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé, na cidade de São Paulo. Morreu em 13 de fevereiro de 1977. Hoje é considerada uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira.

O seu livro Quarto de despejo traz as memórias de uma mulher negra e favelada (como diz o subtítulo) que via a escrita como forma de sair da invisibilidade social em que se encontrava. Com seus diários, suas memórias registradas por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus deu sentido à sua própria história e hoje é figura essencial na literatura brasileira. (fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)

SIBIFRS, regulamento e documentos importantes:
https://ifrs.edu.br/ensino/bibliotecas/documentos/

Última atualização em 08/04/2023

Fim do conteúdo