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2023


Planta e Raiz II

Edital IFRS n°143/2022 Coordenador: Daniel Rockenbach

Bolsistas: João Gabriel da Costa Lovatto e Julia Rolhf da Rosa

Voluntários: Leonardo Queiroz Carvalho, Isabela Canei Pires, Fernando Martins e Silva, Cauê Olziro de Carvalho Fernandes

RESUMO: O presente projeto de Ensino visa a implementação de um pomar de frutas nativas e exóticas no IFRS – Campus Alvorada, como uma possibilidade de fomentar discussões acerca de práticas sustentáveis e alternativas com estudantes e servidores do Campus. Com esta ação, espera-se que possam ser agregados, futuramente, novos elementos (de cunho orgânico e natural) à merenda escolar, bem como ao cotidiano dos estudantes e servidores enquanto estiverem no Campus.

 

Monitoria: promovendo permanência e êxito para o PROEJA

Edital IFRS n°143/2022

Coordenador: Caroline de Castro Pires Bolsistas: Ana Julia Ferreira França

RESUMO: O PROEJA corresponde a uma proposta de formação profissional e acadêmica para aqueles que historicamente foram excluídos da escola. A oferta dessa modalidade de ensino é uma possibilidade de reparar tal direito a esta parcela da população. Não bastando apenas a reparação, é necessário também oferecer qualificação humana integral e a garantia de tratamento adequado às especificidades de alunos jovens e adultos trabalhadores, buscando uma política de equidade. Nesse sentido, este projeto atende às demandas alunos do PROEJA, com atendimentos diferenciados, oferecendo-lhes assistência, sendo esta uma forma de qualificar os processos de ensino e aprendizagem do IFRS Campus Alvorada. Como estratégia, propõe-se esse auxílio por meio da monitoria, buscando-se, com isso, contribuir com a formação integral desses discentes, envolvendo diversas áreas de conhecimento. Os monitores auxiliarão os estudantes em sua trajetória escolar, orientando e dando dicas sobre como estudar, ajudando a organizarem os seus estudos e sua agenda de tarefas a serem realizadas. Ajudarão a acessarem o Moodle, os conteúdos inseridos na plataforma, as atividades e tarefas ofertadas pelos professores no ambiente virtual. Ainda, oferecerão auxílio e assistência para utilização das ferramentas, programas e ambientes digitais (Moodle, Google Meet, SIGAA, e-mail acadêmico). Ainda, atuarão na busca ativa de estudantes que estejam faltando as aulas. Os principais recursos utilizados pelos monitores serão: email, ligação, chamada de vídeo, whatsapp, videoconferência pelo Google Meet e atendimento presencial. Essa é uma ação que promoverá a inclusão digital, permanência e êxito, além de promover o resgate e manutenção de vínculos com os discentes.

 

Cine Diversidade: gênero, sexualidade e diversidade étnico-cultural

Edital IFRS n°143/2022

Coordenador: Maluza Gonçalves dos Santos

Bolsistas: Juliano Lopes da Silveira, Yllana Soares Laguna (ligada em 07/2023), Carolina Santiago Alves da Silva (ligada em 08/2023), Lauren Rodrigues Teixeira (desligada em 08/2023)

Voluntários:

RESUMO: O presente projeto de ensino tem por objetivo proporcionar um espaço pedagógico de reflexão e discussão sobre as questões de gênero, diversidade sexual e diversidade étnico-racial e cultural a partir da exibição de produções audiovisuais e expressões artístico-culturais (tais como filmes de curtas e longas metragens, documentários e animações, preferencialmente, nacionais e locais, slam, teatro etc.) que contemplem àquelas questões. As discussões serão mediadas por convidadas e convidados que conheçam ou estudem estes temas e os abordem com diferentes perspectivas (antropológica, filosófica, sociológica e histórica). As atividades serão desenvolvidas durante os meses do projeto, com no mínimo quatro encontros de exibição e discussão, e buscarão envolver toda a comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnico-administrativos) seus familiares, e, na medida do possível, também a comunidade externa.

 

Apoio pedagógico e Monitoria em Matemática

Edital IFRS n°143/2022

Coordenador: Danielle Santos Azevedo Bolsistas: Fernanda Pereira dos Santos Voluntários: Cátia Marcelino Branco Jones

RESUMO: A disciplina de Matemática tem como objetivo proporcionar alguns conhecimentos básicos do modo de como a Matemática modela fenômenos físicos. Os alunos poderão resolver problemas de natureza física, no decorrer do curso e na vida profissional. Os métodos Matemáticos, que serão desenvolvidos no decorrer da disciplina, necessitam de uma compreensão profunda para que sejam apreendidos de forma eficaz e a ajuda dos monitores na elucidação de dúvidas de exercícios e execução de trabalhos descritos no planejamento da disciplina é de grande importância.

 

Modelos e Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências

Edital IFRS n°143/2022

Coordenador: Janaína de Nardin

Bolsistas: Jociele Fagundes Barcellos e Ana Clara da Silva Macedo Voluntários: Caroline Dias Garcia

RESUMO: O uso de diferentes estratégias didáticas no ensino de Ciências tem potencial para contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem. Além de aulas teóricas e práticas, uma possível estratégia é a utilização de modelos didáticos tridimensionais, que podem facilitar o aprendizado dos estudantes, inclusive daqueles que possuem alguma deficiência. Outra estratégia é o uso de jogos pedagógicos na sala de aula. O objetivo desse projeto é aperfeiçoar a relação didático-pedagógica a partir da confecção de ferramentas educacionais, especialmente relacionadas às Ciências Naturais e Ambientais, e o posterior uso desses modelos e jogos na sala de aula. Os objetivos específicos, são: proporcionar aos estudantes um aprendizado sobre ciências, de forma ativa, na forma de confecção de modelos e jogos didáticos; proporcionar aos docentes possibilidades de tornarem suas aulas mais dinâmicas e significativas, e promover o ensino de Ciências Naturais e Ambientais dos estudantes dos cursos integrados do campus Alvorada (IFRS). As atividades do projeto serão realizadas principalmente no Laboratório de Ambiente e Saúde. Para a confecção dos modelos didáticos, serão utilizados materiais de baixo custo, como biscuit, além de materiais reaproveitados e/ou recicláveis. Serão realizadas reuniões periódicas com a equipe do projeto, para definição de quais modelos e jogos serão confeccionados. Espera-se que tal projeto contribua com a melhoria do aprendizado dos estudantes bolsistas e voluntários, e também das turmas de Ensino Médio Integrado, que farão uso desses materiais nas aulas. Também se espera que consigamos melhorar o aprendizado de estudantes com deficiência.

 

Monitoria em Saúde Coletiva

Edital IFRS n°143/2022

Coordenador: Márcia Fernanda de Méllo Mendes Bolsistas: Gabriel Matte de Oliveira

Voluntários:

RESUMO: A monitoria em Saúde Coletiva tem por objetivo oferecer apoio as estudantes de nível médio que cursam componentes da área, assim como produzir materiais didático com linguagem acessível para esse nível.

 

PROPES/Ensino – Programa Permanente de Estudos Surdos

Edital IFRS n°143/2022

Coordenador: Maria Cristina Viana Laguna

Bolsistas: Tomas Israel Oliveira da Silva e Camila Pereira Botelho

RESUMO: O PROPES/Ensino é um programa que visa diferentes ações com vistas a auxiliar estudantes e professoras do Curso Técnico de Tradução e Interpretação de Libras, estudantes surdos e estudantes matriculados nas disciplinas de Libras de outros cursos. Favorecendo as relações pessoais, de aprendizagem dos conteúdos e execução das atividades propostas. O PROPES/Ensino propõe monitoria acadêmica, apoio pedagógico, reforço escolar para estudantes com baixo desempenho, bem como para

estudantes com necessidades educacionais específicas atendendo as recomendações do Plano Educacional Individualizado (PEI). O Programa criará um clube de conversação de Libras – Língua Brasileira de Sinais a fim de que os estudantes possam aprimorar o uso da língua e socializar com estudantes surdos no Campus. O PROPES/Ensino também busca auxiliar estudantes no uso das ferramentas digitais. E proporcionar aos estudantes em atividades de práticas profissionais espaços de observação e atuação por meio de novas parcerias e outras já consolidadas. Os bolsistas poderão ainda, dialogar com as professoras para juntos pensarem em estratégias e apoio pedagógico necessário para que o estudante alcance os objetivos das disciplinas.

 

Mais Educação Física Edital

IFRS n°143/2022

Coordenador: Rossane Trindade Wizer

Bolsistas: Yasmin Kirsten Aneres e Nicolas Henrique Nascimento de Souza

RESUMO: O projeto de ensino “Mais Educação Física” visa oferecer oportunidade de prática esportiva para os alunos do IFRS Campus Alvorada. Os alunos têm, cada vez mais, demonstrado interesse em ocupar os espaços do Campus com práticas esportivas. A partir dessa constatação, surge a necessidade de garantir que esses espaços sejam ocupados por todos os alunos, independentemente da idade, sexo e nível de habilidade motora. Dessa forma, o projeto visa proporcionar espaço e tempo adequados para a prática de atividade física sistemática com o propósito de garantir um estilo de vida mais ativo e saudáveI por parte dos estudantes do Campus Alvorada.

 

Mais Ciência: Monitoria de Biologia Edital

IFRS n°143/2022 Coordenador: Janaína de Nardin

Bolsistas: Daniel Ferraz Gonçalves e Natalie Calage Almada Voluntários: Sheyla Souza Daré e Jociele Fagundes Barcelos

RESUMO: A educação científica possibilita aos estudantes compreender o mundo que os cerca e desenvolver o pensamento crítico, o que é fundamental para a formação cidadã. As metodologias de ensino transmissivo podem ser substituídas ou complementadas por metodologias ativas, nas quais os estudantes se tornam protagonistas do seu processo de aprendizagem. O objetivo deste projeto é propiciar aos estudantes uma outra possibilidade de vivenciar a Ciência, proporcionando a oportunidade do aprender pelo ensinar, já que, além do auxílio aos professores de Ciências Naturais, especialmente de Biologia, na elaboração de aulas e atividades a serem desenvolvidas, os estudantes monitores testarão experimentos e auxiliarão outros estudantes durante as atividades práticas. Os objetivos específicos incluem: aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao realizar leituras, atividades e experimentos; valorizar a iniciativa e criatividade; facilitar a aprendizagem dos

estudantes; e possibilitar o trabalho em equipe. A metodologia de trabalho envolve as seguintes etapas: consolidação e sistematização do conhecimento dos estudantes; contribuição na preparação das aulas e dos materiais didáticos a serem utilizados nas aulas; auxílio nas aulas de Biologia (na realização de atividades práticas e exercícios), incluindo apoio aos estudantes com necessidades educacionais específicas. Espera-se que o projeto contribua com a melhoria do aprendizado das turmas de Ensino Médio Integrado, com a valorização do trabalho em equipe, relacionamento pessoal e comunicação.

 

Projeto alvoreSER

Edital IFRS n°143/2022

Coordenador: Jonas Francisco de Medeiros

Bolsistas: Maria Paula Grimminger Dunker, Carolina Steffany Thiel Gonçalves, Luiza Becker Guilardi

RESUMO: A Escola é um espaço público e local onde estudantes têm acesso ao conhecimento, a habilidades e a valores necessários à socialização em comunidade. É neste ambiente que se tem acesso ao conjunto de estratégias sociais para que sejam promovidas ações de justiça social, econômica e cultural, inclusive considerando os marcadores de raça, gênero e sexualidade. Concebendo a falta de um espaço para debate e diálogo, enfrentamento quanto a preconceitos e violência, e orgulho para estudantes de todos gêneros e orientações sexuais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul do Campus Alvorada, decidiu-se pela criação do “Projeto alvoreSER”. Com o objetivo de criar um espaço de debate e inclusão, o Projeto busca construir ações de enfrentamento e luta contra o preconceito e a violência dentro do espaço escolar, e promover diálogos e ações sobre pautas relacionadas a Gênero e Sexualidade, envolvendo agentes da comunidade interna e externa. Buscando atingir como público-alvo estudantes e servidores do Campus e dialogando com a pesquisa e a extensão, o Projeto se enquadra como ferramenta de luta para diminuir as injustiças e desigualdades sociais, principalmente demarcadas por fatores de gênero e sexualidade, dentro do espaço escolar.

 

Oficinas sobre bilinguismo

Edital IFRS n°134/2022

Coordenador: Diane Blank Bencke

RESUMO: É reconhecida a relevância do conhecimento de línguas por razões diversas, mercado de trabalho, fins acadêmicos, fruição estética, entre outros. O bilinguismo e o multilinguismo são fenômenos presentes na sociedade e, portanto, também nos ambientes educacionais. Um dos propósitos dos institutos federais é desenvolver o ensino-aprendizagem de línguas em seus espaços. Para uma intervenção de qualidade no ensino-aprendizagem linguístico, é importante ter conhecimento dos fatores que interferem nessa questão. Considerando esses aspectos, o objetivo desse projeto é

fornecer as principais bases teóricas do bilinguismo e multilinguismo e reportar os resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido pela autora sobre o tema.

 

Oficina de Impressão 3D

Edital IFRS n°134/2022

Coordenador: Kataliny Mercedes Gheno Azzolini

RESUMO: A prototipagem digital já faz parte da nossa realidade e crescem pelo mundo os espaços que fomentam a aprendizagem no uso de suas tecnologias, através do chamados fablabs. Eles fazem parte do movimento maker, também conhecido como DIY (do it yourself ou faça você mesmo). A oferta de oficinas de impressão 3D tem por objetivo estimular o movimento maker e despertar no discente o interesse pela tecnologia digital, assim como pelo movimento mão na massa. Em cada oficina o estudante terá a oportunidade de aprender a fazer uso das tecnologias e também terá a oportunidade de criar. O objetivo é abrir o laboratório de ciências naturais pelo período de 4 horas, uma vez por semana, disponibilizando o acesso ao espaço de criação maker e suas ferramentas, de forma pedagógica; além de conhecer as ferramentas, os participantes poderão usá-las para confeccionar itens desportivamente, executando assim o conhecimento prático adquirido através do aprendizado coletivo e a troca de experiências que a colaboração pode proporcionar. Pretende-se, além de desenvolver capacidades, estimular a formação de um ambiente criativo e espontâneo, no qual o aluno se sinta capaz de criar e de construir coletivamente. Cada aluno poderá participar quantas vezes tiver interesse. Ao fim das oficinas, espera-se que a comunidade interna tenha mais autonomia na busca pelos recursos do fablab e que, dentro de suas áreas de conhecimento, sejam capazes de desenvolver soluções.

 

Projeto Recicloteca: turma da compostagem

Edital IFRS n°134/2022

Coordenador: Fedra Gidget Obeso Quijano Krüger

Voluntários: Julia Isadora da Rosa, Mariana Ebertz, Ana Clara Macedo e Heitor Farias

RESUMO: Assim como outras metodologias ativas, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) pode contribuir no fortalecimento do protagonismo dos estudantes e na formação acadêmico-profissional de cidadãos críticos. Desta maneira, esta proposta tem como objetivo utilizar a criação de minhocas na reciclagem de resíduos orgânicos como ferramenta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem das ciências ambientais, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos aprendidos na resolução de problemas reais.

 

Projeto – Formação Pedagógica para Servidores e Acolhimento dos Estudantes 2023

Edital IFRS n°134/2022

Coordenador: Jonas Francisco de Medeiros

RESUMO: O presente projeto de ensino tem como objetivo promover um evento de acolhida e ambientação para estudantes e servidores do Campus Alvorada do IFRS. Após o retorno do ano letivo de 2022, enquanto estavam vigentes protocolos restritivos devido à a pandemia da COVID -19, agora, em 2023, teremos o primeiro retorno sem o uso de máscaras e com a oportunidade de nos reaproximarmos deste ano letivo. O evento vai ocorrer ao longo do primeiro mês de cada ano letivo – 2023 e 2024 – desde a recepção da comunidade acadêmica, com informações gerais de como ocorrerá o ano letivo até oficinas e tira-dúvidas referente ao sistema acadêmico, ao ambiente virtual de aprendizagem, à biblioteca, mensagens de boas vindas, palestras e momentos dos núcleos de ações afirmativas e rodas de conversa. Além disso, nos três primeiros dias, serão realizadas atividades de boas-vindas ao novo ano letivo para os servidores. Nestes encontros, serão discutidos tópicos relacionados à educação e ao fazer do servidor público.

 

Formação de Instrutores Digitais para a 3° idade Edital

IFRS n°134/2022

Coordenador: Djalma da Paz Gomes

RESUMO: Este é um projeto que propõe a formação de instrutores digitais para atender a 3ª idade. Nesta formação,dividida em 3 módulos, os participantes receberão como conteúdo de aprendizagem temas inerentes à relação entre 3ª idade e tecnologia. Também serão abordados assuntos referentes à funcionalidade dos aparelhos celulares, com ênfase na aplicabilidade de 4 programas e aplicativos voltados para a terceira idade. Ao final do curso de formação, cada participante deverá demonstrar seus conhecimentos, por meio de uma apresentação didática. Será também avaliada a capacidade de transmitir esses conhecimentos, considerando o perfil do público da terceira idade. Os quatro participantes mais bem avaliados serão convidados a integrar o grupo que vai desenvolver o curso de extensão Instrução digital para a 3ª idade, no campus de Alvorada.

 

Leitura e escrita: uma proposta lúdica de aprendizado para os estudantes do PROEJA

Edital IFRS n°134/2022

Coordenador: Paula Maria Zanotelli Voluntários: Bruna Ingrid Rodrigues Dausacker

RESUMO: O presente projeto de ensino trata-se da ressignificação das práticas da leitura e da escrita no curso Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA) do campus Alvorada, nas turmas do 2º semestre de 2023. As atividades serão planejadas e colocadas em prática pelos estudantes do 7º semestre do Curso Superior em Licenciatura em Pedagogia, através de oficinas lúdico-pedagógicas.

A pedagoga do campus e as psicopedagogas proporcionarão momentos de aulas teórico- práticas para subsidiar os estudantes de Pedagogia na construção e elaboração das oficinas, bem como farão o acompanhamento durante a execução das atividades durante o desenvolvimento do projeto.

 

Última atualização em 17/10/2023

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