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Ações 2022


Libras para professores

  • Coordenador(a): Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso traz conceitos sobre a Libras para Professores. O curso está organizado em 5 módulos, com textos e referências externas. Ao final de cada módulo, o cursista encontrará uma atividade avaliativa. O conteúdo foi elaborado originalmente para o curso de Formação Pedagógica de Professores não Licenciados das Escolas de Educação Profissional restrito a servidores do Seduc e que agora será ofertado de forma aberta. O curso tem carga horária de 40 horas.

 

Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • No curso de Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde visa
    desenvolver noções básicas sobre a evolução dos primeiros socorros, as atribuições do profissional de saúde, urgência e emergência, e como atender numa emergência. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha aprendido a sobre como os profissionais de saúde devem lidar com os primeiros socorros. Atenção: este curso não habilita os profissionais para atuação em primeiros socorros, uma vez que são fornecidos apenas conhecimentos teóricos.

 

Saúde Ocupacional

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso Saúde Ocupacional visa apresentar uma introdução à saúde ocupacional. Dessa forma, serão apresentados conceitos básicos de saúde ocupacional e seus riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, e programa de controle médico de saúde ocupacional. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha noções básicas sobre saúde ocupacional.

 

Psicologia da Aprendizagem

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso de Psicologia da Aprendizagem visa proporcionar conhecimentos básicos sobre as teorias da aprendizagem e as abordagens do processo ensino-aprendizagem, incluindo concepções sobre problemas de aprendizagem e sobre processos de avaliação. Serão desenvolvidas noções básicas sobra as diferentes concepções epistemológicas referentes a aquisição do conhecimento. Pretende-se abordar de forma teórica e as principais abordagens teóricas da Psicologia relacionadas ao estudo da aprendizagem, estudando as história e conceituação da inteligência do ser humano e a teoria das múltiplas inteligências. Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir de diferentes teorias da aprendizagem.

 

Libras: Compreensão básica

  • Coordenador(a): Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso de Libras compreensão básica visa introduzir o aluno no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Serão desenvolvidas noções básicas para a compreensão da Libras. Pretende-se abordar de forma teórica e prática conceitos e termos da língua, para que os alunos possam compreender basicamente os conceitos e termos da Libras. O curso possui o enfoque na comunicação inicial, por isso, recomendamos que a cada aula prática, o aluno busque exercitar os sinais apresentados a cada aula. Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de compreender minimamente uma sinalização básica em Libras. A recompensa de poder se comunicar em Libras com a comunidade surda prevalecerá. 90 horas.

 

Programação Básica com Java I

  • Coordenador(a): Leonardo Vianna do Nascimento
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Atualmente as tecnologias da informação ocupam um espaço considerável em nossa sociedade. Todas as aplicações proporcionadas por soluções de TI são possíveis graças a um conjunto de elementos de infraestrutura, dos quais um dos mais importantes é o software. A construção da infraestrutura de software
    em soluções de TI é uma das principais demandas atualmente. Nos últimos anos tem ocorrido uma busca crescente por profissionais capacitados para o desenvolvimento de software. Este curso tem o objetivo de ofertar uma formação introdutória ao desenvolvimento de software utilizando uma das ferramentas mais populares das últimas décadas: a linguagem Java.

 

Programação Básica com Java II

  • Coordenador(a): Leonardo Vianna do Nascimento
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Atualmente as tecnologias da informação ocupam um espaço considerável em nossa sociedade. Todas as aplicações proporcionadas por soluções de TI são possíveis graças a um conjunto de elementos de infraestrutura, dos quais um dos mais importantes é o software. A construção da infraestrutura de software
    em soluções de TI é uma das principais demandas atualmente. Nos últimos anos tem ocorrido uma busca crescente por profissionais capacitados para o desenvolvimento de software. Este curso tem o objetivo de ofertar uma formação introdutória ao desenvolvimento de software utilizando uma das ferramentas mais populares das últimas décadas: a linguagem Java.

 

Programação Básica com Java III

  • Coordenador(a): Leonardo Vianna do Nascimento
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Atualmente as tecnologias da informação ocupam um espaço considerável em nossa sociedade. Todas as aplicações proporcionadas por soluções de TI são possíveis graças a um conjunto de elementos de infraestrutura, dos quais um dos mais importantes é o software. A construção da infraestrutura de software
    em soluções de TI é uma das principais demandas atualmente. Nos últimos anos tem ocorrido uma busca crescente por profissionais capacitados para o desenvolvimento de software. Este curso tem o objetivo de ofertar uma formação introdutória ao desenvolvimento de software utilizando uma das ferramentas mais populares das últimas décadas: a linguagem Java.

 

Coronavírus: conceitos e cuidados

  • Coordenador(a): Sabrina Chapuis de Andrade
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Frente ao atual cenário que vivemos, no qual o mundo inteiro tenta enfrentar o Coronavírus, é necessário pensar a formação dos profissionais, trabalhadores, mas também dos diferentes atores sociais nas comunidades (agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares, líderes comunitários…), os quais, muitas vezes, são esquecidos quando pensamos formação para a saúde. Este curso tem por objetivo promover formação para prevenção e controle do Coronavírus, principalmente no contexto da educação popular em saúde. Através da educação a distância, serão utilizados textos, sons, vídeos e demais recursos tecnológicos disponíveis relacionados à temática do Coronavírus, através de sala virtual, na plataforma Moodle.

 

Psicologia aplicada à reabilitação

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso Psicologia Aplicada à Reabilitação visa proporcionar conhecimentos básicos sobre drogas; álcool e cigarro; emagrecedores, ansiolíticos e soníferos; dependências; dependente; prevenção e terapia. Ainda, serão desenvolvidas noções básicas sobre a doença mental e a psicologia da droga. Pretende-se também abordar a temática do papel da família na dependência, métodos de utilização
    terapêutica e encaminhamentos possíveis.

 

Psicologia do trabalho

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso de Psicologia do Trabalho visa proporcionar conhecimentos básicos sobre conceitos iniciais da psicologia do trabalho, competências organizacionais, comunicação e recrutamento, e doenças e segurança do trabalho.

 

Núcleo de Paz

  • Coordenador(a): Kataliny Mercedes Gheno Azzolini
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A Justiça Restaurativa (JR) é definida, na Resolução n. 225 de 31 de março de 2016 do Conselho Nacional de Justiça, como um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que visa à conscientização sobre fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, onde é necessária a participação de ofensor, vítima, comunidade e todos os envolvidos para a construção de soluções em que sejam contemplados danos, obrigações e necessidades das pessoas, bem como a recomposição do tecido social afetado pelo conflito. Através desse paradigma restaurativo é possível lidar com conflitos e violência de forma preventiva, fomentando a Cultura de Paz em diversos espaços, inclusive escolares e não-escolares. Do ponto de vista metodológico, a JR tem se utilizado, na última década no Brasil, dos Círculos de Construção da Paz (Pranis, 2010) que, por sua vez, se inserem nas tecnologias psicossociais (Pelizzoli, 2015) que visam efetivar a cultura de paz o diálogo, o empoderamento comunitário e o engajamento pessoal tendo em vista a transformação positiva de conflitos (Lederach, 2012). O presente projeto tem por propósito a disseminação dos princípios da JR e da Cultura de Paz no território de Alvorada através de grupo de estudos aberto à comunidade, realização periódica de Círculos de Construção de Paz em instituições demandantes, assim como a oferta de Lives com assuntos correlatos através da página online do projeto.

 

Ações de Capacitação para Comunidade – parceria entre CEFRANO e IFRS Campus Alvorada

  • Coordenador(a): Adriana Silva Martins
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Preocupados com o momento atual, de aumento do desemprego e fim do auxílio emergencial, o Centro Franciscano procurou o IFRS Campus Alvorada com a proposta de execução de oficinas que capacitem para a produção de artesanato e possibilitem aos participantes, que assim quiserem, receber noções de marketing digital para terem a oportunidade de vender seus produtos nas redes sociais, por exemplo. Essa proposta veio de encontro ao desejo do IFRS Campus Alvorada em pensar as ações futuras no cenário do pós pandemia e sua responsabilidade social para com a comunidade no qual está inserido. As oficinas práticas serão ministradas no Centro Franciscano, observando-se todos os critérios de segurança especificados pelas autoridades sanitárias. As aulas de marketing digital, ofertadas ao final de cada módulo, ocorrerão em ambiente virtual e serão ministradas pela Incubadora Tecno-Social do IFRS Campus Porto Alegre.

 

Epidemiologia

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso Epidemiologia visa proporcionar conhecimentos básicos sobre políticas de saúde no Brasil e definições; vigilância e investigação epidemiológica; saúde e trabalho; indicadores da saúde e segurança do trabalho.

 

Pré-vestibular Popular Minervino de Oliveira

  • Coordenador(a): Andre Luis Demichei
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O grupo que compõe o Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira é formado por docentes das diversas áreas do conhecimento e também por colaboradores que estão cursando licenciaturas nas respectivas áreas. Há também alguns componentes do projeto que se dedicam a tarefas imprescindíveis para o funcionamento geral do PVMO: apoiadores administrativos, pedagógicos, publicitários, etc. O principal objetivo do projeto é proporcionar a estudantes carentes de Alvorada a possibilidade de cursarem o Ensino Superior, seja via ENEM ou Vestibular. Para tanto, serão ministradas aulas preparatórias que possibilitem a realização dessa empreitada.

 

PROPES/2021 – Programa Permanente de Estudos Surdos

  • Coordenador(a): Maria Cristina Viana Laguna
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O Propes – Programa Permanente de Estudos Surdos, se propõe a fomentar a criação, realização e execução de projetos de extensão na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do Propes no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância dos projetos estarem vinculados a um Programa especifico. O Propes, a partir dos projetos vinculados pensa a diversidade e diferença surda da e na instituição. Os projetos ao estarem vinculados ao Propes tornam-se conhecidos para a Instituição e para todos os envolvidos nas ações do Programa. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. O Propes busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda.

 

Tópicos em Educação Antirracista

  • Coordenador(a): Giselle Maria Santos de Araujo
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O projeto educacional apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar formação a
    professores, funcionários e alunos tanto da comunidade externa quanto do Campus Alvorada para a prática de uma educação antirracista. A partir de leituras escolhidas, buscaremos discutir temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, tendo como ponto de partida textos de literatura  brasileira de escritoras negras.

 

Jornal Gausurdo 2022

  • Coordenador(a): Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O Jornal Gausurdo é um projeto de informação e comunicação em Libras – Língua Brasileira de Sinais por meio de um canal do youtube. Conta com uma equipe que atende demandas temáticas da comunidade surda. Esta equipe estuda os temas e depois os grava em Libras a fim de proporcionar mais informações para os surdos. O Jornal Gausurdo existe como meio eletrônico, via canal do youtube, desde 2016 e tem sido acessado por surdos não apenas do estado do Rio Grande do Sul, como também do país. É um canal garante o acesso a cultura, informação e comunicação com temas variados e relacionados a vivência da comunidade surda.

 

Estação Com Vida Cidadã

  • Coordenador(a): Ana Paula Gemelli
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A crise sanitária mundial provocada pela Covid-19 explicitou limites nos processos de organizar a vida e a saúde das pessoas e coletividades em escala global. No Brasil, os desafios impostos pela pandemia se somam à crise política que o país vive atualmente, além de suas históricas desigualdades sociais e econômicas. Fatores de vulnerabilidade como raça, classe, escolaridade, gênero e origem geográfica acabam por influenciar perfil o epidemiológico da Covid-19 no Brasil. Desta forma, enfrentar a pandemia no contexto brasileiro demanda pensar alternativas de cuidados de saúde que atentem para complexidade da vida nos territórios. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo compreender e fomentar a participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território, sistematizando-as em uma perspectiva interseccional como educação permanente no enfrentamento à Covid-19, às iniquidades e às violências, intensificadas pela pandemia. Participar é um exercício de consciência crítica, é conhecer para intervir, é ser sujeito. É não aceitar a massificação que relega ao indivíduo uma posição de objeto. Diante deste cenário foi proposto o projeto de pesquisa Com Vida: Projeto Integrado de Estratégias Territoriais de Promoção e Educação em Saúde, Tendo como uma das estratégias para atingir os objetivos a criação da A Estação Com Vida Cidadã – um espaço que concentra os cursos e formações que serão oferecidos para os atores estatais e atores sociais.

 

Manejo à ansiedade e crises emocionais em ambiente escolar

  • Coordenador(a): Márcia Fernanda de Méllo Mendes
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
    O Programa Estação ComVida Cidadã promove um curso voltado aos educadores, para o enfrentamento à crescente demanda de saúde mental que tem surgido no cotidiano escolar. O retorno presencial das aulas após dois anos de pandemia de Covid-19 trouxe consigo um outro desafio: como manejar as crises de ansiedade dos estudantes no ambiente escolar. Já se esperava que a pandemia do coronavirus teria como efeito secundário uma ‘epidemia’ de pessoas em sofrimento psíquico, resultado de um longo período de isolamento social, somado a morte ou adoecimento de pessoas próximas (amigos, familiares), além da vulnerabilidade econômica e social que estamos vivendo. Esse contexto produziu nas crianças e jovens uma ruptura abrupta na sua rotina, redução do convívio de pessoas da mesma idade, redução das atividades de lazer e socialização interferindo no seu ciclo de desenvolvimento. Diante deste cenário é importante que as instituições estejam preparadas para manejar situações que antigamente eram atípicas, mas que hoje se tornaram rotineiras e de grande incidência como as crises de choros, crises de ansiedade e autoagressão. A formação busca oferecer aos educadores uma compreensão destes fenômeno, ferramentas para manejar as situações, assim como planejar e executar ações de promoção de saúde e vida que possa tornar a escola mais acolhedora e um espaço de bem-estar.

 

Curso de Extensão – Informática Básica

  • Coordenador(a): Leonardo Vianna do Nascimento
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O Curso Básico em Informática oferecido pelo Campus Alvorada do IFRS tem o objetivo de fornecer treinamento básico no uso de computadores para pessoas que possuem pouca ou nenhuma experiência no uso de tais ferramentas. Os temas a serem trabalhados incluem: uso de dispositivos básicos de hardware do computador (mouse, teclado, monitor de vídeo, etc.), sistema operacional Windows, conceitos sobre Internet e suas ferramentas básicas (e-mail, redes sociais, etc.). O curso possui uma carga horária total de 33 horas.

 

Motivação Pré-vestibular Popular

  • Coordenador(a): Marcos Santos Machry
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Projeto de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), vestibulares de instituições de ensino superior privadas, e provas de ENCCEJA. Motivação é uma ação vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Alvorada. Trata-se de uma iniciativa de alunos oriundos de escolas públicas do município de Alvorada que ingressaram no ensino superior público recentemente. Estes, contam com o suporte de professores voluntários para a elaboração e desenvolvimento das atividades, todavia não há uma direção hierárquica. A coordenação é realizada pela divisão de tarefas discutidas entre alunos, professores e apoiadores que formam um Conselho Gestor. Cada membro possui autonomia para propor demandas que são debatidas e votadas em reuniões periódicas. O projeto visa preparar alunos para os processos seletivos supracitados em aulas que ocorrerão aos sábados, no IFRS Campus Alvorada, de acordo com calendário disponibilizado na primeira semana de aulas, sujeito a alterações quando estritamente necessário e após deliberado em reunião previamente convocada.

 

MEPEX 2022

  • Coordenador(a): Daniel Bassan Petry
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Alvorada reúne projetos produzidos no
    campus e na comunidade acadêmica próxima. A mostra é parte integrante do percurso formativo dos discentes, que por obrigação contratual de alguns editais de bolsa precisam apresentar os resultados em um evento local.

 

Todas ELAS (2022)

  • Coordenador(a): Maluza Gonçalves dos Santos
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O presente projeto visa construir e consolidar uma rede de enfrentamento das questões relacionadas à vulnerabilidade social e/ou qualquer tipo de violência sofrida por mulheres da comunidade do Bairro Americana, mais precisamente na Vila Tupã, na cidade de Alvorada/RS. A ação iniciará com o mapeamento de todas elas, mulheres que vivem na comunidade. A coleta de dados para constituir o estudo, se dará através da aplicação de um questionário por meio digital, ou presencial, respeitando os protocolos sanitários, a fim de delinear as especificidades e as demandas dessas mulheres. A partir da análise dos resultados, e antecipando as demais ações, com intuito de melhor atender as demandas que vierem a surgir, criar um centro de referência de atendimento psicossocial, assistencial e de capacitação, de preferência em um local na própria comunidade. Será um passo de cada vez, visando a continuidade de ações, para que essas mulheres tenham um lugar referencial de auxílio e de escuta.

 

Pedagogias da Encruzilhada: caminhos para uma pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008

  • Coordenador(a): Caroline de Castro Pires
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Pedagogias da Encruzilhada: caminhos para uma pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 é um projeto de extensão que tem como objetivo oferecer oficinas a docentes da rede municipal da cidade de Alvorada, a grupos comunitários, a Povos Tradicionais de Matriz Africana e à comunidade interna do IFRS campus Alvorada oficinas mensais com as seguintes temáticas, a saber: (i) racismo estrutural, religioso e o epistemicídio; (ii) cosmobiointeração nos terreiro; (ii) saberes ancestrais e o ensino; e (iv) práticas pedagógicas circulares. O objetivo é pensar caminhos para uma implementação mais efetiva das Leis  0.639/2003 e 11.645/2008, discutindo aspectos pedagógicos que contribuam para um trabalho efetivo de aplicação das leis, capacitando os cursistas, ou seja, mostrando possibilidade de se trabalhar as disciplinas da Educação Básica de forma conjunta com saberes ancestrais de Matriz Africana, abordando, por exemplo, a importância da circularidade e da ancestralidade para a cultura negra, sendo esse um movimento para se levar a uma Educação Antirracista.

 

Café com Paulo Freire – Alvorada

  • Coordenador(a): Fábio Azambuja Marçal
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O Café Paulo Freire é espaço de formação permanente de educadores (as) que refletem a realidade a partir da obra de Paulo Freire. Serão realizados encontros presenciais e virtuais para debater a a obra de Paulo Freire e pensar a sociedade a partir desta obra. Construiremos rodas de conversas, oficinas e elaboraremos pequenos materiais áudio visuais problematizando o legado do pensamento de Paulo Freire. Algumas temáticas que serão explorada: Formação de Professores e Paulo Freire; Juventudes e Paulo Freire; Movimento Popular, Educação Popular, Vestibulares em uma perspectiva Freiriana; Educação de Jovens e Adultos, uma luta Freiriana; Por que estudar Paulo Freire?

 

Bate-Mãos: Comunidade surda em ação

  • Coordenador(a): Maria Cristina Viana Laguna
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O projeto ‘Bate-Mãos: Comunidade Surda em ação’ é a sexta edição de um conjunto de ações e
    mobilizações que pretende atingir, através de palestras e oficinas, todas as pessoas envolvidas na
    comunidade surda. O Projeto beneficia ainda os estudantes do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras a conviverem com as pessoas surdas, bem como possibilita que estudantes, em fase de atividades de práticas profissionais, possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula.

 

Da senzala ao Instituto Federal: a capoeira como elemento cultural de luta e de resistência

  • Coordenador(a): Caroline de Castro Pires
  • Edital IFRS nº 18/2022 – Registro de ações de extensão
  • O projeto tem como objetivo a realização de oficinas de capoeira aberta à comunidade interna e externa do Campus Alvorada que serão desenvolvidas no Campus, ao longo de 07 meses. A proposta traz consigo os princípios da prática da Capoeira, como a organização, respeito ao próximo e disciplina, contando também com a universalização da Cultura afro-brasileira e entendendo a capoeira como cultura, educação, lazer, prática esportiva e meio de promoção da qualidade de vida. O cronograma do projeto se estende de junho a dezembro, com a realização de oficinas uma vez por semana com duração de 2 horas, que contarão com momentos de atividade prática e teórica. Espera-se como resultado a disseminação da cultura da capoeira contribuindo para o desenvolvimento da socialização, relacionamento social, respeito ao próximo e a diversidade cultural e no fortalecimento das ações de educação para as relações étnico-raciais. O referido projeto também atende à demanda da comunidade que procurou o Campus Alvorada com o intuito de dar continuidade à oferta de oficinas de capoeira abertas à comunidade, que eram realizadas antes do advento da pandemia e o fechamento do campus às atividades presenciais.

 

Clube de Xadrez

  • Coordenador(a): Jonas Francisco de Medeiros
  • Edital IFRS nº 18/2022 – Registro de ações de extensão
  • Para os alunos, a escola tem se apresentado não apenas enquanto espaço de aquisição de conhecimento, mas também como espaço de socialização e lazer e integração da comunidade escolar do IFRS com a comunidade externa do município de Alvorada. A apropriação da escola como espaço de socialização também é resultado da escassez de espaços públicos para promoção do lazer e esportes no município de Alvorada. Com o objetivo de qualificar o tempo de lazer dos estudantes e da comunidade externa, e constatando o interesse pela prática do esporte do xadrez, decidiu-se desenvolver o projeto do Clube de Xadrez em parceria com ONG Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião de Alvorada/RS. O projeto será desenvolvido através de encontros semanais para estudo de táticas, das regras básicas do jogo, formação de novos enxadristas e jogos amistosos para socialização e lazer. Além disso, o Clube de Xadrez propõe a realização de torneios abertos ao longo do projeto para promoção do esporte, da socialização e do lazer entre a comunidade escolar e o público externo.

 

Yoga no Campus! Saúde, inclusão e vivências

  • Coordenador(a): Kataliny Mercedes Gheno Azzolini
  • Edital IFRS nº 18/2022 – Registro de ações de extensão
  • O yoga é uma prática milenar que possui diversas modalidades, mas todas elas promovendo a saúde e o bem-estar. O objetivo geral do projeto é promover vivências e experiências à comunidade interna, local e regional através da oferta da prática de Yoga, em sua concepção ocidental, que implica modos de pensar, agir e sentir, mais voltadas ao movimento. Espera-se atender à demanda social pela busca de qualidade de vida, em uma conjuntura pós pandêmica, aumento da pobreza e da desigualdade social e de uma geração adoecia por doenças mentais. As práticas serão presenciais, no campus Alvorada, semanais/quinzenais, de treze a cinquenta vagas, que são nossas limitações físicas do menor ao maior espaço físico, considerando, inclusive, espaçamentos de acordo com protocolos do Comitê de Crise – Covid 19.

 

Dialogando com a Comunidade: Perspectivas para um Curso de Produção Cultural

  • Coordenador(a): Daniel Bassan Petry
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Realizar encontros em que sejam debatidas questões sobre a produção cultural local e
    também o ensino técnico integrado na área da cultura. Desta forma realizaremos quatro encontros com convidados que acreditamos que podem nos auxiliar a pensar o ensino técnico da produção cultural no arranjo local.

 

Sarau do Sol e da Lua 2020: partilhas culturais entre a comunidade

  • Coordenador(a): Luiza Vargas Bitencourt
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O sarau tem se consolidado como um movimento cultural que garante um espaço permanente de partilhas das produções artísticas do público de forma livre e espontânea. Acontece na forma de edições de 1h (uma hora) de duração, alternando quinzenalmente com encontros de planejamento, organização e formação. Em suas edições, a equipe monta um espaço com condições necessárias para pequenas intervenções artíscico-culturais. A exemplo do que já realizamos nos últimos dois anos, também haverá edições temáticas elaboradas em parceria com outros grupos, a exemplo do mês de março, protagonizado por coletivos de mulheres, do Sarau da semana do meio ambiente, protagonizado por estudantes e do mês de novembro, protagonizado por membros do movimento negro. Haverá ainda as edições itinerantes que acontecerão em instituições parceiras descritas no item específico 1.4. O Campus Alvorada está localizado estrategicamente em uma área periférica da cidade com grande vulnerabilidade socioeconômica e carência de aportes culturais institucionais. Neste sentido o projeto tem por objetivo envolver e integrar a comunidade escolar e do entorno do Campus com apresentações artístico-culturais das mais variadas formas. Esperamos, assim, fomentar as práticas artísticas e culturais, desenvolvendo ouvidos e olhos atentos e sensíveis às produções apresentadas pela comunidade. Buscamos propiciar uma interação de diálogo entre o IFRS e a sociedade, compreendendo esse espaço em sua potencialidade para o compartilhamento de saberes e para a formação integral do público envolvido nesse processo.

 

Narrativas Negras de Alvorada

  • Coordenador(a): Victória Costa Alves Mariano
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A diferença racial cria uma distorção da visão. Essa distorção faz com que negros sejam não-vistos em sua humanidade, invisibilizados. É necessário recuperar a visibilidade através da quebra do silêncio que se transforma em ação coletiva. Dessa forma, o projeto Narrativas Negras de Alvorada objetiva transformar silêncio em discurso, discurso em linguagem, linguagem em ação, em um ato de autorrevelação, ao compilar as narrativas de pessoas negras de Alvorada, desde suas origens, passando pelo enfrentamento ao racismo no território de Alvorada, até à sua realidade atual, pois defendemos que somente rompendo o silêncio, e enfrentando o perigo que isso simboliza, a negritude de Alvorada deixará de ser invisibilizada.

 

Moda e customização como renda e pauta ambiental

  • Coordenador(a): Luisa Schwade Jahn
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O projeto pretende mostrar formas de prolongar a vida útil ou reutilizar roupas consideradas velhas ou lixo, como alternativa de geração de trabalho e renda. Para isso, serão desenvolvidas diversas oficinas ao longo do projeto, coordenadas pela bolsista e com a participação de convidados entendedores do assunto. Espera-se no final do projeto, sensibilizar as pessoas sobre os impactos sociais e ambientais do universo da moda, reduzir o desperdício de roupas e estimular as pessoas a ter um negócio próprio.

 

A importância da horta comunitária para um grupo de mulheres da comunidade do bairro Jardim Algarve durante a pandemia de covid-19 

  • Coordenador(a): Rosemar Silva da Silva
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A Horta Comunitária localizada no bairro Jardim Algarve, no munícipio de Alvorada /RS, iniciou no segundo semestre de 2021. O espaço era uma área degrada e que servia como descarte de lixo. A comunidade no entorno, incomodada com a situação iniciou o processo de limpeza visando a construção de uma horta. O grupo é formado por homens, mulheres e crianças, apesar de que as mulheres tem presença majoritária no grupo. Essa movimentação, também serviu de pretexto para aos poucos voltarem ao convívio social, com os devidos cuidados sanitários e de proteção contra o contágio pelo vírus da Covid 19. A ideia de registrar a fala das mulheres que participam da horta, através de um documentário, surgiu pelo fato delas considerarem a horta como um espaço de convivência, de aprendizado e principalmente um espaço onde podem compartilhar suas subjetividades. O documentário propõe registrar essas falas que são carregadas de muito afeto, mas também de incertezas e muitas vezes de angústias e, que são compartilhadas entre as mulheres do grupo nas atividades da horta. Para muitas a “horta é uma terapia que ajuda aliviar as tensões do dia a dia

 

Coisa de Pele

  • Coordenador(a): Charles da Silva Gomes
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Este projeto visa a promoção do IFRS Campus Alvorada junto a comunidade externa, debatendo questões pertinentes acerca de relações étnico-raciais, educação antirracista, políticas de cotas, reconhecimento, além do fomento a arte e cultura negra do Brasil. Esta proposta de ação é conjunta com ações já existentes no Campus que também são voltadas para a comunidade externa e se realizará tanto presencialmente quanto no formato online.

 

A quadra poliseportiva é para jogar, não para olhar

  • Coordenador(a): Pedro Ricardo Correa Ambrozio
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Este projeto pretende disponibilizar a utilização da quadra poliesportiva do IFRS Campus Alvorada, inaugurada em maio de 2022, para ser utilizada pela comunidade externa ao Campus, especificamente lideranças comunitárias e estudantes egressos do IFRS Campus Alvorada. Organizaremos horários, sem colisão com as atividades regulares aos cursos, para que o público externo possa desenvolver diferentes práticas esportivas possíveis a quadra poliesportiva.

 

Empoderamento através da leitura e da escrita

  • Coordenador(a): Miriam Fernandes Pedroso
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A presente proposta foi elaborada por uma estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Alvorada, moradora do bairro Umbu, comunidade de periferia localizada próxima ao campus. A proposta surge do contato com a comunidade do bairro Umbu e de outras próximas ao campus, onde se observa a necessidade de um projeto de alfabetização para adultos, com a finalidade de empoderar essa comunidade através da leitura e da escrita, possibilitando a socialização, cidadania e a troca de saberes. Para o processo pedagógico serão utilizados recursos com base na realidade vivenciada na comunidade, além de filmes, jogos e objetos lúdicos que auxiliem no aprendizado.

 

Organização, gestão e acolhimento dos estudantes do cursinho Pré-vestibular popular Motivação no espaço do IFRS

  • Coordenador(a): Neiva Vieira Coelho
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A proposta do projeto é auxiliar, de forma presencial e remota, os estudantes do pré-vestibular popular Motivação. O curso preparatório para ENEM e vestibulares Motivação é uma ação em educação popular vinculada ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Alvorada desde o ano de 2018. Trata-se de uma iniciativa de alunos oriundos de escolas públicas do município, que contam com o suporte de professores voluntários para o desenvolvimento das atividades. O curso visa preparar os estudantes para os processos seletivos supracitados em aulas que ocorrerão aos sábados no IFRS- Campus Alvorada e também capacitar os alunos para a realidade externa ao cursinho, em que a norma é a mudança, em todos os níveis: social, econômico, político, cultural. O público-alvo são residentes baixa-renda do município de Alvorada. A estudante proponente deste projeto atuará na seleção e matrícula dos candidatos e acolhimento e orientação dos estudantes, bem como repassar avisos e responder questões acerca do projeto. Além de construir o quadro de horário de aulas juntamente com os professores voluntários e imprimir material didático quando necessário. Contabilizar as presenças e ausências dos alunos nas aulas, entrando em contato com aqueles que se encontram ausentes; zelar pelo patrimônio do IFRS que é disponibilizado para as aulas, sendo responsável por itens institucionais utilizados no projeto (notebook, projetor, etc).

Última atualização em 30/05/2022

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