Eventos de Extensão 2023

6º CodaKids: A volta
Objetivo principal que é incentivar um encontro entre crianças de várias faixas etárias para manter seus laços de amizades entre si, preservando o que eles têm em comum as famílias surdas. Com mais organização e divisão de grupos por faixa etária. Em 2023 é o sexto encontro da CodaKids.
Proponente: Renata Heinzelmann Bosse
Realização: de 20/01/2023 a 28/01/2023

Diálogos de formação em Economia Solidária – Comunidade IFRS
Trata-se de demanda apresentada pela Escola de Cidadania (Camp) e Uama (União de Associação de Moradores de Alvorada) para levantamento/diagnóstico visando a  proposição de cursos relacionados a geração de renda com os temas de formação, produção e comercialização para coletivos da economia solidária visando geração de renda.
Proponente: Adriana Silva Martins
Realização: 29/01/2023

Conferência Livre de Saúde – Acessibilidade e Inclusão
Reunir pessoas interessadas para discutir a acessibilidade e inclusão na saúde, elaborar relatório que será enviado a conferencia nacional de saúde.
Proponente: Márcia Fernanda de Mello Mendes
Realização: 20/03/2023 a 31/03/2023

Estação ComVida Cidadã: Diálogos entre profissionais da educação sobre as conexões entre violência escolar, gênero, sexualidade e raça
A Escola é um espaço público e local onde estudantes têm acesso ao conhecimento, a habilidades e a valores necessários à socialização em comunidade. É neste ambiente que se tem acesso ao conjunto de estratégias sociais para que sejam promovidas ações de justiça social, econômica e cultural, inclusive considerando os marcadores de raça, gênero e sexualidade. Porém, este mesmo espaço – público – o qual deveria promover o desenvolvimento social e a formação cidadã, também é um espaço demarcado pela violência e exclusão de indivíduos. A violência pode ser manifestada de diversas formas, como física, psicológica, sexual, moral, de privação e está presente em todas as classes sociais, inclusive nos espaços escolares. Ao observarmos o agravo desta temática, quando considerados os aspectos de violência correlacionados a raça, gênero e sexualidade, este evento objetiva identificar e discutir a violência relacionada a gênero, sexualidade e raça em espaços escolares do município de Alvorada e promover ações de enfrentamento e retórica à esta prática violenta nas escolas.
Coordenador: Jonas Francisco de Medeiros
Realização: 01/05/2023 a 30/11/2023