Campus realiza o lançamento do projeto Dignidade Menstrual

No dia 10 de agosto foi realizado o início da divulgação do projeto Dignidade Menstrual no IFRS – campus Vacaria. Na ocasião, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Multimídia conheceram a proposta e assistiram ao documentário “Absorvendo o Tabu”. O objetivo da ação é promover a distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis e coletores reutilizáveis para estudantes que necessitam, dos 17 campi da instituição. Estima-se que os itens chegarão ao campus Vacaria até o final do mês de agosto.

O projeto justifica-se pelas consequências da pobreza menstrual, uma realidade para parte considerável da população em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a pobreza menstrual consiste na “falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação”.

Poderão receber os itens estudantes (mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo) em situação de vulnerabilidade social. Está prevista ainda a realização de atividades educativas relacionadas ao corpo, à sexualidade e à reprodução para toda a comunidade acadêmica. A previsão é que os itens beneficiem cerca de 1.400 estudantes de todo o IFRS, mensalmente, com absorventes higiênicos descartáveis. Quem optar por coletores reutilizáveis, receberá uma unidade por ano.

Iniciativa busca contribuir para a permanência dos estudantes

O projeto foi iniciado no IFRS no final de 2021, em consonância com o Plano de Permanência e Êxito da instituição, que tem entre os seus objetivos específicos atuar na resolução de fragilidades que obstruem a permanência e o êxito dos estudante na instituição, garantindo o direito à educação, esclarece o diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em parceria com a Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS e conta com a participação dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), Núcleos de Ações Afirmativas (NAAF), Direções de Ensino e equipes de Assistência Estudantil dos campi.

Os estudantes interessados em saber mais ou se cadastrar para receber os materiais podem procurar os núcleos ou a Assistência Estudantil do seu campus.

Saiba mais:

Instrução Normativa Nº 01/2022