Início do conteúdo

Unidade Didática Olericultura


A parte olerícola do campus é composta por duas áreas que totalizam 0,46 ha, onde situam-se duas estufas que são utilizadas tanto para a produção de mudas quanto para o cultivo protegido das mesmas. Nestas áreas são cultivadas culturas folhosas (alface e couve), raízes (cenoura e batata-doce), bulbos (cebola e alho), tubérculos (batata) e frutos diversos (tomate,  berinjela, melancia, pepino e morango). Sempre priorizando o sistema de cultivo orgânico, dispensa a utilização de insumos agrícolas industrializados. As produções destas áreas são destinadas a doações às comunidades da região. 

A Olericultura é um segmento da horticultura que engloba a exploração e produção de legumes, vegetais e hortaliças, também contribui com o maior número de espécies consumidas pela humanidade. A produção comercial de hortaliças é uma das atividades rurais que concentra maior índice de pequenas propriedades e de agricultores familiares A estimativa nacional de utilização de mão de obra nesse setor é de 15 empregos por mil hectares de soja (473.640 pessoas) e de dois a seis empregos por hectare cultivado com frutas e hortaliças (média de 3.200.000 pessoas)3. É uma atividade agroeconômica altamente intensiva em seus mais variados aspectos, em contraste com outras atividades agrícolas extensivas.

O Campus Vacaria tem como objetivos oportunizar ao aluno a união da teoria com a prática ministrada na disciplina de Olericultura, possibilitar o acompanhamento dos estágios das culturas, conhecer os diversos sistemas de cultivo nas condições de ambiente natural, ambiente protegido, bem como o cultivo orgânico. Também proporcionar  ao aluno condições de uso dos diversos sistemas de produção de mudas de hortaliças e cultivo de hortaliças, como em solo, substratos e hidropônico.

 

3Fonte: IBGE – 2011/ABCSEM – valores em reais atualizados para junho de 2016.

Última atualização em 19/01/2022

Fim do conteúdo