Início do conteúdo

Projetos


O setor de Assistência Estudantil desenvolve alguns projetos que dialogam com a Política de Assistência Estudantil e têm por objetivo colaborar para a permanência e o êxito dos estudantes, visando sua formação integral, além da minimização dos efeitos da exclusão social, econômica e educacional. Entre eles:

 

Bazar Eco Solidário: localizado na sala em frente ao setor de Assistência Estudantil, conta com livros e roupas, tem o objetivo de incentivar o consumo consciente, exercitar a autonomia e ampliar a reflexão sobre a ética e a honestidade nas relações sociais e econômicas. Está disponível a todos os estudantes e servidores, onde podem escolher a peça de roupa ou livro de sua preferência e realizar o pagamento de forma autônoma, na caixinha que fica junto à arara. O preço sugerido é de R$ 3,00 e o valor arrecadado é revertido aos próprios estudantes.

 

CINE IF: exibição de filmes com temáticas relacionadas a temas educativos (suspenso enquanto durar a pandemia).

 

Semana do elogio: ação na qual a comunidade é convidada a escrever elogios em post-its para estudantes e servidores.

 

Projeto Monitorias: pensado para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes dos diferentes cursos e modalidades do IFRS – Campus Vacaria. Com o auxílio de bolsistas, o projeto oferece uma complementação das atividades desenvolvidas em sala de aula; além de contribuir para um acompanhamento mais individualizado dos estudantes, estabelecendo vínculos e auxiliando-os com as dúvidas referentes às diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, auxilia na compreensão das suas necessidades específicas e na busca por ações direcionadas que venham a ajudá-los no processo de permanência e êxito nos cursos que escolheram. 

 

Suporte Psicológico: através de encontros semanais com estagiária de Psicologia, busca entender a realidade de cada estudante para aplicar seu conhecimento nas vertentes da saúde mental, comportamental e interpessoal, auxiliando-os no desempenho emocional, social e acadêmico.

 

Orientação Profissional: encontros de aconselhamento para os estudantes que necessitam tomar decisões a respeito da profissão ou curso que desejam seguir. Trabalha o autoconhecimento, auxiliando os estudantes a conhecerem melhor seus interesses, objetivos e habilidades.

 

Para acessar mais informações a respeito dos projetos, além dos materiais produzidos em cada um, basta se inscrever no Moodle do Campus Vacaria https://moodle.vacaria.ifrs.edu.br/course/view.php?id=1055 

Última atualização em 02/02/2022

Fim do conteúdo