Início do conteúdo

Unidade Didática Engenharia Agrícola


A unidade de engenharia agrícola abrange 3,1ha. Conta com os mais diversos equipamentos e infraestrutura para atender aulas práticas e atividades de pesquisa nos diferentes setores da Engenharia Agrícola.

São contempladas três principais áreas:

  • Hidráulica (trata do comportamento dos líquidos em repouso e em movimento, ela se aplica na captação, condução, elevação, armazenamento e controle da água nas várias atividades agrícolas):
  • Irrigação (projetar, manejar e avaliar os sistemas de irrigação e drenagem de solos agrícolas);
  • Topografia (estuda os instrumentos, método de operação no terreno, cálculos e desenhos necessários ao levantamento e representação gráfica detalhada de uma parte da superfície terrestre).

A engenharia agrícola estuda, pesquisa e implanta a tecnologia voltada para as criações e lavouras, tendo por objetivo otimizar os processos e recursos, implantando as melhores soluções para tornar a produção agrícola mais eficiente. Também é responsável por cuidar dos processos agropecuários, projetando e administrando as técnicas e os equipamentos utilizados, responsabilizando-se pela gestão dos recursos naturais, sistemas de irrigação e drenagem, pós-colheita, o profissional depois de formado encontra um amplo campo de atuação.

O Campus Vacaria tem como objetivos preparar os egressos do instituto para as mais diversas tecnologias agrícolas que os mesmos encontraram no mercado de trabalho. O investimento em pesquisa gera tecnologias que dão suporte à melhoria e ao aumento de produção, assim como novas tecnologias que possam garantir a competitividade através da redução de custos com os processos de produção e comercialização, o aumento da produtividade e melhoria da qualidade da produção. Neste processo de modernização é inegável a importância dos institutos de pesquisa agrícola, que formam profissionais tecnicamente qualificados para a área.

Última atualização em 19/01/2022

Fim do conteúdo