Início do conteúdo

Direitos Estudantis


 

ID Jovem

Documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015. Para ter direito ao ID, além possuir entre 15 e 29 ano, é preciso preencher os requisitos descritos aqui.

 

Passe Livre

Garante às pessoas carentes com deficiência a gratuidade no transporte coletivo interestadual.

 

Carteirinha de estudante (UNE, UBES, ANPG)

Estudantes dos cursos de ensino presencial ou do ensino a distância (EAD), podem solicitar o Documento do Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

Atenção: Não se enquadram no Título V da lei 9394/96 os estudantes matriculados em cursos livres, preparatórios, de idiomas e/ou especialização de curta duração (carga horária menor que 360 horas).

 

Estatuto da Juventude

Dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.

Última atualização em 28/01/2022

Fim do conteúdo