Início do conteúdo

Núcleo de Ações Afirmativas


Inscreva-se nas palestras virtuais no NAAf – campus Vacaria!

 

A Voz das Mulheres – 01/06, às 18h30

Palestra – 10/06 (aguarde mais informações)

 

DOCUMENTOS

 

Regulamento NAAfs – IFRS – 2017

Portaria Nº 145/2019 – Composição NAAf

 

Relatório de atividades – 2016 – 2019

 

ATAS DE REUNIÕES – 2019

 

Ata nº 01/2019

Ata nº 02/2019

Ata nº 03/2019

Ata nº 04/2019

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Os Núcleos de Ações Afirmativas – NAAfs do IFRS são setores propositivos e consultivos constituídos nos campi em implantação para mediarem e congregarem as ações de inclusão e diversidade dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNEs, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e indígenas – NEABIs e Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade – NEPGSs, em um único espaço.
No campus Vacaria o NAAf se vincula à coordenadoria de Extensão e é composto por servidores e estudantes, bem como podem participar familiares e, ou representantes da comunidade externa, sendo a coordenação de responsabilidade de um servidor efetivo, na condição de presidente, e de um secretário, bem como seus respectivos suplentes.

No contexto do Campus Vacaria, observa-se a dualidade entre as possibilidades e os desafios nesta realidade: de um lado vê-se um grande investimento, inclusive, financeiro na área da educação técnica, tecnológica e graduação, com a construção do Campus indicando uma expansão com abrangência social e econômica para a região, e de outro lado, não menos importante, a grande demanda apresentada pelos discentes, haja vista que o processo de expansão é acompanhado pela ampliação de vagas, mudanças do perfil dos discentes atendidos e, consequentemente, de um processo de construção de alternativas metodológicas e organizativas, próprias de um sistema educacional inclusivo.

 

NÚCLEOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E SUAS COMPETÊNCIAS

 

NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

O NAPNE tem objetivo de atender discentes com necessidades especiais, tendo em conta que pelo menos 5% das vagas devem ser reservadas para este seguimento social. Compete ao NAPNE:

A implantação de estratégias de inclusão, permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho de Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs);
Articular os diversos setores da Instituição nas atividades relativas à inclusão, definindo prioridades; Buscar parcerias com entidades de atendimento de PNEs;
Incentivar e/ou realizar pesquisa e inovação no que tange à inclusão de PNEs; Promover na comunidade acadêmica e instrumentalizar servidores para a quebra de barreiras arquitetônicas, de comunicação e atitudinais.

Embora o NAPNE do Campus Vacaria, esteja em fase de implementação algumas ações já se fazem presentes por meio do atendimento realizado por profissional do Serviço Social. Dentre os quais destacam-se:
Atendimento, orientação e acompanhamento intersetorial e interdisciplinar individualizado e familiar de PNE;
Identificação e articulação da rede pública e privada para atendimento especializado;
Instrumentalização de docentes para o atendimento às necessidades específicas do aluno.
Cita-se: técnicas de ensino-aprendizagem, avaliação, adaptação curricular etc.

Outra ação relevante para o atendimento de PNEs é a articulação do IFRS – Campus Vacaria com a UERGS que cederá professor de Libras para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva, com início para o primeiro semestre de 2016.

NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Promover encontros de reflexão e capacitação de servidores para o conhecimento e valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da cultura indígena, na constituição histórica e cultural do país;
Promover a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas a temática;
Propor ações que levem a conhecer o perfil da comunidade interna e externa dos Campus nos aspectos étnico raciais;
Auxiliar na implementação das leis que estabelecem a cultura afro-brasileira e indígena como pontos de estudo e atividades no currículo escolar;
Buscar a implementação de projetos de valorização e reconhecimento dos sujeitos negros e indígenas no contexto dos Campus;
Possibilitar o desenvolvimento de conteúdos curriculares, extracurriculares e pesquisas com abordagem multi e interdisciplinares sobre a temática de forma contínua;
Colaborar em ações que levem ao aumento do acervo bibliográfico relacionado a educação plurimétrica no Campus;
Organizar espaços de conhecimento, reconhecimento e interação com grupos étnico raciais;
Revisar documentos dos Campus, sempre buscando a inserção e atualização dos mesmos no que compete as questões étnico raciais;
Constituição de comissão de aferição das auto-declarações preto/pardo dos candidatos dos processos seletivos de acesso;
Propor e participar de eventos de outras instituições, como também de movimentos sociais que envolvam questões relacionadas a cultura afro brasileira e indígena.
No Campus de Vacaria, o NEABI apresenta-se como um serviço relevante para implantação, uma vez que, , em torno de 25% da população se autodeclararam negros, pardos e índios, embora nesta última categoria apenas 76 pessoas se autodeclararam índios. Dados de 2010, extraídos do IBGE Cidades.

NEPGS – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade

Contribuir na elaboração de políticas, Programas, Ações e/ou Atividades que envolvam as temáticas relacionadas a Corpo, Gênero, Sexualidade e Diversidade no campus;
Assessorar e consultor à Coordenadoria de Assistência Estudantil do campus, em situações ou casos que envolvam essas temáticas;
Estudo e produção científica sobre as temáticas do Núcleo a fim de contribuir para este campo de conhecimento e para os currículos dos cursos ofertados;
Auxiliar na elaboração da normativa que possibilita a utilização do nome social por alunos e servidores, em todos os atos e procedimentos desenvolvidos no IFRS.
Articular os diversos setores da Instituição nas atividades relativas às temáticas de atuação dos NEPGSs, definindo prioridades de ações, aquisição de equipamentos, materiais didático-pedagógicos a serem utilizados nas práticas educativas e ações de ensino, pesquisa e extensão.
Participar das políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão para compor o planejamento da Instituição no que se refere ao atendimento, aconselhamento e acompanhamento de pessoas que em função de gênero e/ou sexualidade que se encontram em vulnerabilidade social, cultural e/ou educacional.
Discutir a importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades sociais, com ênfase nas desigualdades de gênero;
Conhecer e debater junto à comunidade escolar e local sobre as Leis que tratam da união civil de pessoas de mesmo sexo, cirurgias de redesignação sexual e alterações no nome de travestis, transexuais e transgêneros;
Fomentar discussões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, sintomas e tratamentos, em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e órgãos afins;
Opinar sobre questões pertinentes que lhe forem encaminhadas, e que envolvam a temática de estudo e pesquisa do núcleo;
Desenvolver atividades de conscientização e minimização da violência doméstica.

 

Última atualização em 29/05/2020

Fim do conteúdo