Início do conteúdo

Unidade Didática Zootecnia


A área destinada a práticas de Zootecnia ainda está em fase de planejamento para os próximos anos. Com uma área de 12,5ha, o espaço inicialmente contará com criação de ovinos, onde será construído e instalado um aprisco (estrutura destinada ao abrigo e manejo desses animais), mangueiras para os tratos sanitários e acompanhamento do rebanho, bem como cochos e bebedouros pelos piquetes dispostos nas áreas. A unidade didática de zootécnica vai estudar: Melhoramento Animal, Nutrição, Genética, Reprodução Animal, Forragicultura, entre outras áreas mais específicas do trato diário com os animais.

A Zootecnia trata da produção animal, da preservação da fauna, da criação de animais de companhia, lazer e esporte. Em suas atividades, o profissional zootécnico gerencia, planeja e administra a produção, o beneficiamento e a comercialização dos produtos animais do agronegócio. Atua na nutrição, no melhoramento genético, na reprodução e na administração rural, considerando o bem-estar animal, a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade e a qualidade dos produtos de origem animal. Desenvolve atividades de defesa da fauna e de orientação da criação das espécies de animais silvestres. Realiza pesquisa científica em diversos campos de estudo, tais como Manipulação Genética, Marcadores Moleculares e Biotécnicas Reprodutivas e Nutricionais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

O campus Vacaria, que recentemente tomou posse do título de campus rural, tem como proposta para os próximos anos a ampliação desta unidade. Nesta, serão realizadas as atividades cotidianas de manejo animal pelos técnicos responsáveis, assim administrando um espaço seguro e funcional para a execução de atividades didático-pedagógicas, a fim de que os alunos possam aprender para além da sala de aula, realizando as demandas de manejo de forma prática, assim os preparando com maior qualidade para as suas respectivas futuras atuações profissionais.

Última atualização em 19/01/2022

Fim do conteúdo