Início do conteúdo

Unidade Didática Pastagens Naturais e Agrometeorologia


Esta área, localizada em frente ao pórtico de entrada do IFRS Campus Vacaria, conta com um total de 0,9 ha. Nela é desenvolvido o projeto de pesquisa intitulado: “Impacto do uso de tecnologias de insumos sobre a composição florística do ecossistema dos Campos de Cima da Serra”.

Nos Campos de Cima da Serra uma das principais atividades agropecuárias (pecuária) tem perdido espaço para o cultivo de grãos. Esta mudança tem provocado diversos impactos: econômicos, sociais e ambientais, e incentivado que os produtores adotem novas tecnologias de insumos a fim de tornar a atividade pecuária mais competitiva. As tecnologias adotadas em geral são: correção da fertilidade dos solos, introdução de espécies hibernais e irrigação. A adoção dessas tecnologias preconiza aumento de produtividade, contudo, atentam pouco para os impactos que elas causam sobre as mudanças no ecossistema. Com o objetivo de avaliar as alterações na composição florística causada pela adoção de tecnologias de insumos nos ambientes pastoris dos campos de Cima da Serra, será desenvolvido um estudo com diferentes tecnologias empregadas às pastagens naturais da região. A partir do estudo será possível o IFRS Campus Vacaria propor estratégias que atendam ao 12º e 13º objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são o Consumo e a Produção Sustentávele ações contra as mudanças globais do clima, de tal forma a definir qual a tecnologia que menos interfere para as alterações na composição florística do local, a fim de apresentar aos técnicos, estudantes e produtores rurais da região o tamanho do impacto causado no ecossistema devido à adoção das tecnologias testadas.

Demais projetos específicos ainda estão por se realizar neste mesmo local. De modo geral, esta área destina-se a estudos e experimentos com espécies forrageiras em diferentes formas e métodos de irrigação.

Última atualização em 19/01/2022

Fim do conteúdo