Início do conteúdo

Informações


 

Empréstimo

O acervo da Biblioteca é aberto à comunidade em geral para consulta local. O empréstimo domiciliar está disponível somente para discentes – regularmente matriculados, docentes e técnicos administrativos.

Os prazos para empréstimos dos itens conforme categoria:

USUÁRIO

QUANTIDADE

PRAZO

RENOVAÇÕES

DISCENTE

3 ITENS

7 DIAS

10

SERVIDOR

5 ITENS

15 DIAS

10

Renovação
A renovação dos empréstimos deve ser efetuada na biblioteca ou via Internet (Meu Pergamum), sendo o limite de 10 (dez) renovações via web, caso não haja reserva. O usuário não poderá renovar o empréstimo se estiver em débito, se o item foi reservado ou se algum item já estiver em atraso.

Reserva
O usuário poderá reservar somente obras que estejam emprestadas, num limite máximo de 5 (cinco) obras. A reserva pode ser efetuada pelo Catálogo on-line ou na biblioteca.
O usuário receberá um e-mail quando o exemplar estiver disponível na biblioteca. Para isso, o endereço deve estar atualizado no cadastro da biblioteca. Os materiais reservados ficarão disponíveis por 36 horas na biblioteca para o usuário que efetuou a reserva.

Multa por atraso
As bibliotecas dos campi do IFRS adotarão como penalidade, em caso de atraso na devolução de materiais ou extravio, a suspensão de serviços relacionados ao empréstimo.

Cada dia de atraso na entrega do (s) material (ais), gera um dia de suspensão, por título. Os finais de semana (sábados e domingos) e os feriados serão considerados dias de
atraso na devolução de materiais nas bibliotecas do SIBIFRS. O usuário suspenso só poderá realizar novos empréstimos, após cumprir o tempo de
afastamento ou realizar a negociação para reverter a suspensão. A suspensão poderá ser revertida nos seguintes casos:
I – doação de livro(s) pelo usuário; e
II – adesão a campanhas ofertadas em cada biblioteca, quando houver.

Última atualização em 10/07/2023

Fim do conteúdo