Início do conteúdo

Laboratório de Fitossanidade


O Labfito é um espaço didático de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a área da fitossanidade atendendo a comunidade interna e a comunidade externa.

A fitossanidade desempenha funções que tratam de estudos relacionados à proteção de plantas do ataque de insetos pragas, doenças provocadas por fungos, bactérias e danos causados pela convivência entre plantas daninhas e culturas agrícolas.

 

Ensino, pesquisa e extensão

O laboratório começou a funcionar em julho de 2018 com o objetivo de prestar apoio a diversas atividades e demandas da comunidade interna e externa. Isso inclui: aulas teóricas e práticas das disciplinas relacionadas à fitossanidade e culturas anuais de verão e inverno (soja, milho e trigo), manejo de plantas daninhas e manejo de doenças. Além de, oficinas, cursos, desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionado à fitossanidade; confecção e alojamento de insetários e herbários (coleções didáticas de insetos e plantas). Os serviços oferecidos à comunidade externa são: monitoramento e identificação dos principais insetos pragas e doenças das culturas anuais (soja milho e trigo); manejo do nematoides; manejo da resistência de plantas daninhas a herbicidas na produção de grãos. 

 

Alguns projetos de pesquisa desenvolvidos pelo laboratório são

-Avaliação se susceptibilidade e resistência da ferrugem da folha e do colmo em trigo, realizado em parceria com o Centro de Pesquisa de Vacaria (antiga Fepagro) e Embrapa trigo. 

– Monitoramento da ferrugem-asiática da soja pela utilização do coletor de esporos realizado em parceria com o Centro de Pesquisa de Vacaria (antiga Fepagro) e empresas da região.

– Uso de controle biológico para manejo da doença mofo branco na soja.

– Avaliação agronômica do trigo mourisco.

 

Como a comunidade pode ter acesso aos serviços

Com o laboratório são disponibilizados recursos tecnológicos e didáticos que, além de beneficiarem os estudantes de instituição (com a realização de aulas práticas e trabalhos de ensino e pesquisa), podem contribuir com a comunidade externa. São eles: microscópios, lupas, armadilhas de captura e monitoramento de pragas e doenças, armários para abrigar coleções de insetos e plantas, estufa de secagem e câmaras para germinação e crescimento de plantas, germinação de sementes realizando diversos trabalhos de pesquisas, criação de insetos e manutenção de colônias de micro-organismos).

 

Saiba mais através do Website e redes sociais do LabFito

No site: http://labfito.vacaria.ifrs.edu.br/ você pode conhecer mais sobre o laboratório

 

Na página do LabFito contém dois herbários para consulta pública e realização de trabalhos acadêmicos pelos estudantes:

 

Herbário de plantas daninhas apresenta 56 espécies descritas para identificação 

http://labfito.vacaria.ifrs.edu.br/herbario/

 

O herbário fitopatológico apresenta 75 doenças de plantas descritas

http://labfito.vacaria.ifrs.edu.br/fitopatologico/

 

Links de acesso a livros sobre fitossanidade
http://labfito.vacaria.ifrs.edu.br/contents

 

Portal de inovação INTEGRA do IFRS

https://integra.ifrs.edu.br/portfolio/laboratorios/labfito-campus-vacaria

 

Facebook

https://www.facebook.com/labifito.ifrsvacaria

 

Última atualização em 16/03/2022

Fim do conteúdo