NEPGS inicia atividades do Programa de Dignidade Menstrual

No dia 30 de agosto (terça-feira), durante a reunião Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade — NEPGS, foi lançado o Programa Dignidade Menstrual, promovido pelo IFRS no intuito de atender estudantes que menstruam, compreendendo esta questão como uma necessidade básica de saúde. Este está expresso na Instrução Normativa 01 de 2022 e prevê distribuição de absorventes higiênicos e coletores menstruais.

Na primeira ação os bolsistas do núcleo afixaram folders nas salas de aula com explicações sobre o tema. Os estudantes interessados em saber mais ou se cadastrar para receber os materiais podem procurar os núcleos ou a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (Bloco K)

O projeto foi iniciado no IFRS no final de 2021, em consonância com o Plano de Permanência e Êxito da instituição, que tem entre os seus objetivos específicos atuar na resolução de fragilidades que obstruem a permanência e o êxito dos estudante na instituição, garantindo o direito à educação, esclarece o diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em parceria com a Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS e conta com a participação dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), Núcleos de Ações Afirmativas (NAAF), Direções de Ensino e equipes de Assistência Estudantil dos campi.

Os estudantes interessados em saber mais ou se cadastrar para receber os materiais podem procurar os núcleos ou a Assistência Estudantil do seu campus.

Saiba mais sobre o tema

A higiene menstrual é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014. No Brasil, foi promulgada a Lei 14.214/21, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A norma determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal. No entanto, ainda não foi divulgada a data de início da distribuição pelo SUS.