Início do conteúdo

Cursos de Extensão


O Campus Bento Gonçalves oferece uma série de cursos e oficinas voltados para a comunidade externa da instituição. Conforme resolução própria do IFRS, todos os cursos oferecidos são gratuitos e oferecem certificado para os participantes. São oferecidos cursos de extensão nas modalidades presencial e à distância (EaD).

CURSOS DE EXTENSÃO Orientações para cadastro

FLUXOGRAMA  – CURSOS DE EXTENSÃO PRESENCIAIS

FLUXOGRAMA – CURSOS DE EXTENSÃO COM CARGA HORÁRIA TOTAL OU PARCIAL A DISTÂNCIA

PASSO A PASSO NEAD – Para Cursos com Carga Horária Total ou Parcial a Distância

 

CURSOS PRESENCIAIS

 

Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG

Este curso está vinculado à proposta intitulada “Programa de Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG”, enviada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG) e aprovada no âmbito do Edital de Chamamento Público N° 01/2020 – Programa de Residência Profissional Agrícola. Este programa tem como objetivo apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de Ciências Agrárias e afins, de nível médio e superior, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por Instituições de Ensino públicas federais em Unidades Residentes. São consideradas Unidades Residentes, para efeito deste Programa, as empresas do agronegócio, fazendas ou unidades de produção cooperativas, empresas de assistência técnica, nacionais ou internacionais, da administração direta e indireta, e a sociedade civil organizada. O Curso de Extensão de Formação Continuada “Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG” conta com 8 bolsas de residência agrícola, sendo destinadas a estudantes ou recém-egressos dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Logística do IFRS Campus Bento Gonçalves. As bolsas terão cada uma duração de até 12 (doze) meses e serão destinadas à prática profissional de jovens em Unidades Residentes distribuídas em diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul (RS), situados principalmente na região metropolitana da Serra Gaúcha.

Informações: [email protected]

 

Sabores da saúde: a naturologia em sua cozinha

Sabores da saúde é uma das linhas de educação popular desenvolvida pelo projeto Farmácia Verde por entender que a alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes, não só por razões biológicas evidentes, mas também por envolver aspectos econômicos, sociais, científicos, políticos, psicológicos e culturais, fundamentais na dinâmica da evolução das sociedades. Restringir a cultura do alimento limpo e justo, assim como o método de produção orgânica é um ato de escravização imposto por multinacionais que fomentam as comercializações mono alimentares e a indústria dos ultraprocessados. Toda ação de educação popular em saúde que envolve a fitoterapia e alimentação saudável tem como as premissas as políticas públicas brasileiras, que em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), regulam as práticas e quais entidades devem e podem se envolver. Estas premissas se entrelaçam aos princípios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que articula a visão de um mundo sustentável no qual todas as pessoas tenham segurança alimentar, para o desenvolvimento sustentável (BRASIL, 2014). Esta proposta acontecerá com 10 encontros presenciais onde será unido a teoria e a prática. As datas desta proposta estão ajustadas para sextas-feiras, no turno da tarde e a ser realizadas nas dependências do Campus Bento Gonçalves.

Informações: [email protected]

 

 

CURSOS A DISTÂNCIA

Os cursos à distância do IFRS estão disponíveis na site ead.ifrs.edu.br.

Última atualização em 04/04/2024

Fim do conteúdo