Núcleo de Memória
A implantação do Núcleo de Memória foi proposto pela Comissão Organizadora das atividades de Comemoração dos 60 anos da Instituição e teve início por meio do Projeto de Extensão “Preservação da memória do Campus Bento Gonçalves do IFRS: um resgate histórico”, coordenado pela servidora Caroline Poletto, o qual tem por finalidade principal resgatar e preservar a história e a memória da Instituição, através tanto da ativação do Núcleo de Memória do IFRS – Campus Bento Gonçalves, como da recuperação, organização, preservação, análise e catalogação de documentos, sejam escritos, orais/depoimentos, imagéticos/fotografias/produções audiovisuais, objetos tridimensionais e outros. O Núcleo de Memória foi institucionalizado no dia dia 23 de setembro, por meio da Resolução 029/2019 do Conselho de Campus.
E-mail: [email protected]
Fonte: https://www.facebook.com/watch/?v=821089975331076 (publicado em 18/10/2020).
O livro Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia, escrito pelo jornalista Aureo Vandré Cardoso, está disponível para acesso on-line, de forma gratuita.
A versão impressa foi publicada em abril de 2020 e apresenta um relato dos principais acontecimentos da história da Instituição, desde a sua origem como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, criada em outubro de 1959. Confira abaixo a versão do livro digital ou clique aqui para acessar o arquivo em PDF.
Referência bibliográfica:
CARDOSO, A. V. Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia. Bento Gonçalves: Sermo, 2020. 112 p. ISBN 978-65-990724-0-6.
Documentos:
- Portaria Nº 136/2020 – Designa os membros do Núcleo de Memória
- Regimento Interno do Núcleo de Memória
Links sugeridos:
- Documentário “60 anos do Campus Bento Gonçalves do IFRS desde sua origem como Escola de Viticultura e Enologia”
- Hino “Campus Bento, saberemos te honrar!”
- Síntese histórica do Campus