Abertura oficial

A cerimônia oficial de abertura das comemorações dos 60 anos da Instituição iniciou às 9h30 do dia 19/10/2019, no ginásio do Campus. Conduziram a solenidade o egresso da Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, formado em 1990, Odacir Toldi, e a Relações Públicas do IFRS, Raquel Selbach Machado Colombo. Estiveram no palco as seguintes personalidades:

• Tomás Dias Sant’Ana – Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação;
  • Júlio Xandro Heck – Reitor do IFRS;
  • Soeni Bellé – Diretora-geral do Campus Bento Gonçalves;
  • Vilmor Carbonera – Prefeito de Vila Flores e egresso do Campus;
  • Cláudia Schiedeck Soares de Souza – 1ª Reitora do IFRS e ex-diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG);
  • Tatiana Weber – Pró-reitora de Administração do IFRS;
  • Eduardo Girotto – Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS;
  • Áureo Vandré Cardoso – Jornalista do Campus e presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 60 anos;
  • Orlei Erenilton Pereira Soares – Representante dos egressos na Comissão Organizadora.

Logo após as falas da Diretora do Campus, do representante dos egressos, do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, do Reitor e do presidente da Comissão Organizadora, ocorreram as seguintes atividades:

Apresentação da síntese do documentário
Foi exibida uma síntese do documentário sobre os 60 anos da Instituição que está sendo produzido pelo Projeto IFRS-BG Si Vê, coordenado pelo jornalista Áureo Vandré Cardoso com a apresentação dos estudantes Débora Coinaski e Maicom Camargo Faes.

Hino do Campus e apresentações artísticas
Em 2009, no ano de comemoração dos 50 anos da instituição, o Campus realizou o concurso que escolheu e oficializou o seu hino, intitulado “Campus Bento, saberemos te honrar!”, dos autores Adriano Noble Castilho e Guilherme Costa da Motta. O hino do Campus foi apresentado na oportunidade pela estudante Érica Sauthier Audibert, acompanhada pelo coautor do hino, Adriano Noble Castilho.

Na sequência o egresso do curso técnico em Viticultura e Enologia Alvaro Manzoni realizou uma apresentação musical. Em seguida, o Departamento de Tradições Gaúchas Cultura Sem Fronteira, criado em 1978 na Instituição, apresentou três danças: Duas damas, Sarrabalho e Milonga. Os dançarinos foram os estudantes Eduardo Ferreira Ludwig, Eduarda Pelc Amarante, Aline de Vagas Zich, Amanda Paula Razzera, Ana Carolina Sebulsqui, Amanda Loesch, Milena Boareto Guadagnin, Victor Giovanella de Oliveira e Kauê Dalla Valle de Souza.
Encerrando as apresentações artísticas da manhã, a servidora Taiane Bartz apresentou seu projeto “Tai Acústico”, acompanhada pelo músico Andri Alcântara.

Coquetel de Encerramento
Os presentes na cerimônia de comemoração puderam, no final da solenidade, degustar de um excelente coquetel organizado e idealizado pelos profissionais que atuam no refeitório do Campus, pelos estudantes do curso de Hospedagem, pelos estudantes e servidores que participam do Programa Plantas Medicinais e pelos estudantes e servidores que atuam no projeto de extensão Práticas Sensoriais . Além desses, também participaram do coquetel os setores da Agroindústria e Vinícola-Escola.  Foi possível saborear produtos que são feitos na instituição, como doce de leite, suco de uva, queijos e outros.

Visitas guiadas
Durante a tarde do sábado ocorreram duas visitas guiadas, uma no campus e outra na Estação Experimental de Tuiuty. O momento foi importante para que os egressos pudessem conhecer e reconhecer a estrutura atual da instituição em que eles estudaram.

Noite

Última atualização em 27/10/2019