Início do conteúdo

Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia


Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE)

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia tem como objetivo oferecer um curso no qual os profissionais que atuam no setor vitivinícola possam aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia, inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é o primeiro mestrado na área aprovado no Brasil!

O PPGVE é um programa em rede ou em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. Nesse primeiro momento a oferta se dará no IFRS, campus Bento Gonçalves, e no IFSC, campus Urupema. Futuramente o PPGVE poderá contar com novas instituições associadas.

Vinculado à área interdisciplinar da Capes, o mestrado está estruturado em 2 linhas de pesquisa, que trabalham os principais conhecimentos da área de forma transversal: Tecnologias em viticultura e enologia e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura.

O mestrado tem ingresso via edital e o perfil do ingressante são profissionais graduados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, com experiência comprovada no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola.

Ao finalizar o curso o egresso terá potencializado as suas habilidades e competências para resolução de problemas no setor vitivinícola.

O PPGVE foi submetido à Capes ainda em 2019, aprovado em 28 de agosto de 2020 e institucionalizado no IFRS através da Resolução 40 de 27 de outubro de 2020.

Para início da oferta, aguardamos a autorização de abertura de turma do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Coordenação local IFRS: Profa Dra Shana Sabbado Flores

Coordenação adjunta: Prof Dr Leonardo Cury da Silva

Contato: [email protected]

Documentos:

Saiba mais em https://pos.ifrs.edu.br/ppgve/

Última atualização em 05/11/2021

Fim do conteúdo