Início do conteúdo

Pibid


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com vistas a promover a iniciação à docência de estudantes das instituições federais e estaduais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura plena, para atuar na educação básica pública.

O Campus Bento Gonçalves, pioneiro nesta iniciativa dentro do IFRS conta, atualmente, com dois subprojetos: Subprojeto Pibid/Física e Subprojeto Pibid/Matemática.

 

Publicações referentes às edições anteriores do projeto podem sem encontradas no site antigo do Campus, clicando aqui.

 

Apresentação_Metodologia do Ensino de Matemática

Apresentação_Investigações Matemáticas na Sala de Aula

Apresentação_A resolução de problemas na matemática escolar

Apresentação_O laboratório de ensino de matemática

Resumo_Educação matemática da teoria à prática

Resumo_Metodologia do Ensino da Matemática

Resumo_Investigações Matemáticas na Sala de Aula

Resumo_A resolução de problemas na matemática escolar

Resumo_O laboratório de ensino de matemática

Plano reforço_números racionais e irracionais

Plano reforço_equações de 2º grau

Plano reforço_sistemas de equações de 2º grau e equações irracionais

Plano reforço_equações de 2º grau e teorema de Tales

Plano reforço_grandezas proporcionais

Plano reforço_teorema de Pitágoras I

Plano reforço_teorema de Tales

Plano reforço_Trigonometria no triângulo

Plano reforço_teorema de Pitágoras II

Plano reforço_plano cartesiano

Plano reforço_equações 1º grau

Plano reforço_inequações de 1º grau

Plano reforço_sistema de equações com duas incógnitas

Plano reforço_Geometria plana_ângulos, triângulos e quadriláteros

Plano reforço_frações

Plano reforço_plano cartesiano, funções, função do 1º grau

Reforço_Pitágoras

Plano reforço_relações trigonométricas e teorema de Pitágoras

Plano de aula_OBMEP

Plano de aula_números racionais e simplificação de frações

Plano de aula_plano cartesiano e gráfico de equações com duas incógnitas

Plano de aula_equações do 1º grau

Plano de aula_equações polinomiais do 2º grau

Plano de aula_equações de 1º grau e polinomiais do 2º grau

Plano de aula_simplificação, adição e subtração de frações

Plano de aula_adição e subtração de frações

Plano de aula_MMC e MDC

Plano de aula_frações

Plano de aula_expressões numéricas, frações, potenciação

Plano de aula_números racionais positivos

Plano de aula_Operacoes numeros racionais

Oficina de frações

Oficina Grafeq

Oficina Matemática Financeira

Oficia de Geometria Plana

Relato de Experiência_Oficina Geometria plana

Atividades desenvolvidas: Núcleo de Iniciação à Docência em Física

Coordenação de área: Prof. Paulo Vinícius dos Santos Rebeque  e  Prof. Ângelo Mozart Medeiros de Oliveira

Supervisão: Profª Camila Paese

Roteiro_1ª Lei de Newton

Roteiro_2ª Lei de Newton

Roteiro_3ª Lei de Newton

Roteiro_Determinação da Capacitade Térmica de um calorímetro

Questionário_Calorimetria

Roteiro_multímetro e circuitos elétricos

Teste_circuitos simples

Roteiro_1ªlei de Ohm

Ferramentas tecnológicas no ensino de física_SEMEPT 2019_resumo

Ferramentas tecnológicas no ensino de física_SEMEPT 2019_slides

Relatos de experiências vivenciadas pelos bolsistas do subprojeto Física_MTC 2019_resumo

Relatos de experiências vivenciadas pelos bolsistas do subprojeto Física_MTC 2019_pôster

Curiosidades da Física_DNA_Watson e Crick

Curiosidades da Física_dia da Física

Curiosidades da Física_princípio de Arquimedes

Curiosidades da Física_análise computadorizada_Katie Bouman

Curiosidades da Física_teoria da Relatividade_Albert Einstein

Curiosidades da Física_web amigável_Tim Berners

Curiosidades da Física_vamos nos pesar

Curiosidades da Física_maçã de Newton

Curiosidades da Física_Aneta Stodolna

Curiosidades da Física_transistor

Atividades desenvolvidas: Núcleo de Iniciação à Docência em Pedagogia

Coordenação de área: Prof. Henri Luiz Fuchs

Supervisão: Profª Taiane Dorigon

Inquietações reflexivas sobre questões de gênero na escola infantil_resumo_MTC2019

Os espaços de brincar na Educação Infantil_resumo_MTC2019

A amorosidade e o diálogo a partir da Educação Infantil-Fórum Paulo Freire

Exercício de reflexão sobre formação continuada Pibid_Fórum Paulo Freire

Ficha de leitura_Henri Wallon

Ficha de leitura_Jean Piaget

Ficha de leitura_John Dewey

Ficha de leitura_Lev Vygotsky

Ficha de leitura_Paulo Freire

Síntese de atividades_Bruno

Síntese de atividades_Edison

Síntese de atividades_Francine

Síntese de atividades_Jéssica

Síntese de atividades_Sandra

Relatório_Edison

Relatório_Eduarda

Relatório_Emanuele

Relatório_Sandra

 

Momentos Pibid_Pedagogia

Momentos Pibid_Física

Última atualização em 01/03/2020

Fim do conteúdo