Início do conteúdo

Tecnologia em Logística


Nome do Curso: Tecnologia em Logística
Forma de oferta: Tecnologia
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Duração: 3 anos – 6 semestres
Carga horária: 1898 horas
Modalidade: Presencial – Noturno
Ingresso: Anual

Área de atuação
O Tecnólogo em Logística estará apto a executar atividades em organizações de diferentes áreas de atuação, tais como: prestadoras de serviços, comerciais, industriais, laboratórios de pesquisa, instituições de ensino, consultoria, entre outros. Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores (2016) o campo de atuação do profissional é composto de: Distribuidoras e Centros de distribuição; Empresas de encomendas; Empresas em geral (indústria, comércio e serviços); Portos, Aeroportos, Terminais de transporte; Transportadoras; Institutos e Centros de Pesquisa; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Perfil profissional
O Curso Superior de Tecnologia em Logística enseja desenvolver conhecimentos para que o futuro profissional atue em diversos setores da indústria, comércio e serviços. Visa a formação de profissionais capazes de gerenciar as operações e processos logísticos, promover a segurança das pessoas, dos meios de transporte, dos equipamentos e cargas. Articular e atender clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos. Elaborar documentos de gestão e controles logísticos. Estruturar e definir rotas logísticas, considerando os diferentes modais. Articular processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais. Gerenciar e supervisionar o recebimento, o armazenamento, a movimentação, a embalagem, a descarga e a alienação de materiais de qualquer natureza. Gerenciar o sistema logístico e sua viabilidade financeira. Gerenciar e articular sistemas de manutenção, de suprimento, de nutrição e de atividades financeiras. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Além da formação tecnológica, o curso estimula o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a colaboração e o empreendedorismo, através de bases comportamentais e formação cidadã, presentes nos componentes curriculares de Filosofia e Ética, Comportamento Organizacional, bem como nas atividades de Economia e de Gestão Organizacional.

Formas de ingresso
Uma vez por ano, por prova ou sorteio ou nota do Enem, no Processo Seletivo de estudantes do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br), ou ainda por transferências e ingresso de diplomado.

Coordenação do curso: Tatiane Pellin Cislaghi
E-mail: [email protected] / [email protected]
Telefone: (54) 3455-3248
Documentos (Projeto Pedagócico do Curso – PPC  e Matriz Curricular)

Professores que atuam no curso – Logística

Resolução nº 041, de 20 de junho de 2017 – Aprova as alterações no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Logística

Última atualização em 28/02/2024

Fim do conteúdo