Início do conteúdo

Tecnologia em Viticultura e Enologia


Nome do Curso: Tecnologia em Viticultura e Enologia
Forma de oferta: Tecnologia
Duração: 7 semestres
Carga horária: 2819 horas
Modalidade: Presencial – Integral
Ingresso: Anual

Área de atuação
Laboratório de Análises Químicas; Indústrias de Vinificação; Viticultura; Empresas Exportadoras e Importadoras de Vinho; Empresas de Insumos na área Vitivinícola; Empresas de Derivados da Uva e do Vinho.

Perfil profissional
O Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia desenvolve conhecimentos para que o futuro profissional atue em diversos setores da indústria de vinhos, onde planeja, gerencia, implanta e avalia todas as etapas da elaboração. As áreas específicas da formação abrangem desde o cultivo da uva, seu manejo, colheita, processamento, até a maturação, envase e comercialização do vinho. A análise sensorial, o controle de qualidade, o controle ambiental, a gestão e supervisão dos processos de elaboração e conservação do vinho e dos derivados da uva e do vinho, consolidam e ampliam a atuação dos profissionais na área vitivinícola. Além da formação tecnológica, o curso desperta o empreendedorismo, através de bases de economia e de gestão e planejamento.

Formas de ingresso
Uma vez por ano, por prova ou sorteio ou nota do Enem, no Processo Seletivo de estudantes do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br), ou ainda por transferências e ingresso de diplomado.

Coordenação do curso: Evandro Ficagna
E-mail: [email protected]
Telefone: (54) 3455-3248
Documentos (PPC do curso e matriz curricular)

PPC 2013-2019 (em extinção)

Matriz curricular (em extinção)

Matriz Curricular vigente

Professores que atuam no curso – Viticultura e Enologia

Resolução nº 010, de 26 de fevereiro de 2019 – Aprova as alterações no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia

Última atualização em 16/02/2024

Fim do conteúdo