Tecnologia em Viticultura e Enologia

Tecnologia em Viticultura e Enologia (duração 6 semestres)

Objetivo do curso: Preparar profissionais para atuarem no setor vitivinícola, desde a produção com qualidade da matéria-prima até a comercialização do vinho.

Após a Lei Federal que regulamentou a profissão de Enólogo, somente aos profissionais que possuem diplomas de nível superior emitidos por escolas oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação pode ser atribuída a Responsabilidade Técnica.

O Tecnólogo em Viticultura e Enologia atua nos diversos setores da indústria de vinhos. Planeja, gerencia, implanta e avalia todas as etapas de produção, desde a escolha das variedades de uva, correto plantio, tratos culturais adequados à produção de uvas de qualidade, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação e atividades de serviço do vinho. A análise sensorial, o controle de qualidade, a supervisão dos processos de produção e conservação, as atividades de controle ambiental, a cultura do vinho, dos espumantes e conhaques são também atribuições desse profissional.

Campos de atuação do profissional:

– Estabelecimentos vitícolas e enológicos;

– Laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas do vinho e derivados;

– Laboratórios de fiscalização de vinhos e derivados;

– Estabelecimentos de comercialização de vinhos e derivados;

– Instituições de pesquisas científicas e tecnológicas, como colaborador e como professor de disciplinas de sua área de formação;

– Departamento de controle de qualidade;

– Estabelecimentos de produção e comercialização de produtos enológicos;

Coordenadora do curso: Profa. Simone Bertazzo Rossato   (coordenacao.enologia@bento.ifrs.edu.br)

Matriz Curricular conforme cadastro no Sistema Acadêmico