Cursos de qualificação formam mais de 300 estudantes de EJA em dez municípios gaúchos

Estudante segura certificado de conclusão junto a duas servidoras.

Formatura no Campus Canoas

No ano de 2022, o IFRS promoveu cursos para qualificar profissionalmente jovens e adultos que fazem o ensino fundamental em escolas estaduais e municipais

Transformar vidas pela educação. A frase parece batida, mas é uma realidade nos diferentes níveis, modelos e parcerias educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), ao longo dos seus 14 anos de existência. Uma novidade no ano de 2022 foi a oferta de cursos de qualificação profissional a estudantes do ensino fundamental de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas das redes municipais e estadual, em especial dos anos finais.

Mais de 300 pessoas se qualificaram, em 13 turmas dos cursos de Assistente Administrativo, Horticultor Orgânico, Operador de Computador, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Soldador no Processo MIG/MAG, Agente Cultural, Auxiliar de Agropecuária e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. Foram formados também 176 profissionais de educação no curso de Formação Continuada: EJA para Docentes – Educação de Jovens e Adultos em Debate.

A iniciativa, proporcionada pelo Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT), ocorreu por  uma parceria entre o IFRS e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Professores e técnicos administrativos do IFRS selecionados para trabalhar no projeto ministraram as aulas, em colaboração com escolas das cidades de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Campus Restinga), Rolante, Vacaria e Viamão.

Transformação na prática

O Campus Farroupilha ofertou o curso de Eletricista Industrial, durante nove meses, nos quais os participantes puderam ter contato com laboratórios e salas de aula da unidade, por meio de disciplinas técnicas. São diversas histórias de vida e faixas etárias. A estudante Beatriz Mozzer, de 28 anos, disse que finalizar o curso é motivo de orgulho: “Fiquei muito tempo fora do colégio, porque parei de estudar aos 13 anos e nunca tinha feito um curso do início ao fim. Me deu vontade de querer aprender mais e mais, de querer me especializar, terminar e levar mais a sério os meus estudos”.

O coordenador do curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, do Campus Ibirubá, Adilson Barbosa, enfatiza a dedicação dos estudantes e o empenho dos professores e parceiros que tornaram possível a realização do curso e contribuíram para o êxito do projeto. “As aulas ocorriam em algumas noites de segunda e sexta-feira e aos sábados pela manhã. Os alunos se deslocavam ao campus, com transporte escolar cedido para este fim pela Secretaria de Educação do município. Tinham aulas teóricas e práticas nos laboratórios, recebiam lanche e tinham acesso a uma apostila exclusiva sobre os temas do curso.”

Os cursos de Assistente Administrativo e Operador de Computador (EJA/EPT), ofertados no Campus Canoas, ocorreram de março a dezembro de 2022. Foram atendidos mais de 120 alunos, dos quais formaram-se 39 no de Assistente Administrativo e 37 no de Operador de Computador.  “Todos os professores foram convidados a oferecer o seu melhor para encontrar o melhor em cada aluno, levando em consideração a formação integral e humana. Tivemos muito êxito durante o processo, pois o caminho foi refeito sempre que a demanda se modificava. Ocorreram muitas reuniões e visitas às escolas parceiras. Tentamos conquistar o aluno e convencê-lo a permanecer até o final”,  comentou a professora Cleusa Albilia de Almeida, do Campus Canoas. Para ela, o segredo do sucesso foi: “insistência e esperançar todas as quintas-feiras”.

Para o IFRS, a parceria junto ao MEC no Programa, além de contribuir para o cumprimento do Plano Nacional de Educação, está fomentando a oferta de cursos de qualificação profissional com qualidade para o público da EJA.

Planos para 2023

No ano de 2023 será ofertado, pelo Campus Porto Alegre, em parceria com a prefeitura e a Secretaria Estadual de Educação, os cursos de Assistente de Secretaria Escolar e Recepcionista em Serviços de Saúde. A previsão é de mais de 50 vagas por curso. As inscrições são feitas diretamente nas escolas participantes, que divulgam a oportunidade a seus estudantes de cursos EJA.

Com a colaboração dos Campi Farroupilha e Ibirubá

Veja as matérias elaboradas pelos campi