Alunos de EJA concluem curso de Eletricista no IFRS- Campus Ibirubá

Parceria firmada entre IFRS e Secretaria Municipal de Educação de Ibirubá possibilitou Qualificação Profissional a alunos de EJA

No Sábado, dia 10 de dezembro de 2022, alunos matriculados na EJA da Escola Municipal Santa Terezinha de Ibirubá concluíram o curso de Qualificação Profissional de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. O curso de 200 horas faz parte do Projeto para o desenvolvimento de ações para a implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional do IFRS. Sua execução foi possível graças a parceria entre o Campus Ibirubá e a Secretaria Municipal de Educação de Ibirubá. As aulas ocorriam em algumas noites de segunda e sexta-feira e sábados pela manhã. Alunos do Ensino Fundamental da modalidade EJA da Escola Municipal Santa Terezinha se deslocavam até o Campus, através do transporte escolar cedido exclusivamente para este fim pela Secretaria de Educação. Lá, os alunos tinham aulas teóricas e práticas nos laboratórios de eletricidade com professores especializados na área, recebiam lanche e tinham acesso à uma apostila exclusiva, que versava sobre eletricidade básica, dispositivos e componentes elétricos, interpretação de projetos, noções sobre dimensionamento e segurança no trabalho e práticas de instalações elétricas. O coordenador do curso, Adilson Barbosa, agradece especialmente à dedicação dos(as) alunos(as), ao empenho dos docentes Iuri Quaglia, Juliano Elesbão Rathke e Moisés Cordeiro, à parceria da diretora Cristiane B. Dierings Sfalcim, do secretário municipal de educação Henrique A. Hentges, dos motoristas do transporte escolar, da fornecedora terceirizada do lanche, sra. Sônia Butke e de todos os demais que, de alguma forma, contribuíram para o êxito do projeto.

Texto: Profº. Drº. Adilson Barbosa.