Início do conteúdo

Quem Somos


Coordenação de Extensão: 

Setor de Estágios: [email protected]

Conheça os Editais de Extensão

Rafael Zanatta Scapini

Coordenador de Extensão

E-mail: [email protected]

Marcos Roberto Jost

Coordenador Substituto de Extensão

E-mail: [email protected]

Comissão de Avaliação e Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE)

E-mail: [email protected]

A Extensão é definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, local e regional.

A Ação Extensionista no IFRS é entendida como a prática acadêmica que liga a instituição nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas das comunidades de alcance de suas unidades. Ela deve contribuir para a formação de um profissional cidadão e se torna um espaço privilegiado de produção e disseminação do conhecimento, priorizando a superação das desigualdades sociais. As atividades de gestão de extensão em cada campus do IFRS são exercidas por um servidor efetivo do quadro de pessoal do IFRS, designado pela Diretora-geral.

Compete à Gestão de Extensão, além das competências previstas em legislação vigente e do estabelecido em Estatuto, Regimentos e Regulamentos do IFRS, as seguintes atribuições:

  • propor, coordenar, supervisionar, divulgar e avaliar as políticas, ações, diretrizes, normas e regulamentos do campus relacionados à extensão;
  • propor ações de extensão, acordos, intercâmbios, cooperação e interação permanente com órgãos e instituições em nível nacional e internacional;
  • presidir a Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) e representar o campus junto ao Coex do IFRS;
  • promover a qualificação e aperfeiçoamento dos(as) servidores(as) em atividades de extensão;

A Comissão de Avaliação e Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE), regida pela Instrução Normativa Proex/IFRS No 02 de 22 de maio de 2018, é o órgão colegiado permanente no âmbito do campus, integrante da estrutura regimental do IFRS, de natureza propositiva, consultiva, avaliativa, deliberativa e fiscalizadora, vinculada ao setor de Extensão e constituída para gerenciar as ações de extensão.

Saiba mais sobre a CGAE.

 

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PROEX)

A Proex está situada na Reitoria do IFRS e é um órgão ligado ao Reitor. É o setor responsável por planejar, desenvolver, coordenar, estimular e acompanhar as atividades e políticas de extensão nas suas relações com a sociedade, junto aos diversos segmentos sociais e, ainda, coordenar os processos de divulgação e comunicação institucional.

Atualmente, a Pró-reitoria de Extensão é composta por:

  • Pró-reitora de Extensão;
  • Pró-reitora Adjunta de Extensão;
  • Departamento de Extensão;
  • Departamento de Comunicação;
  • Assessoria de Assuntos Internacionais.

Além destes, a PROEX conta com o apoio de um órgão colegiado consultivo e propositivo, composto pelos diretores e coordenadores de extensão dos campi e presidido pela Pró-reitora de Extensão, denominado Comitê de Extensão (COEX).

A EXTENSÃO NO IFRS

Segundo a Política de Extensão do IFRS, a Extensão é definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, local e regional.

A Ação Extensionista no IFRS é entendida como a prática acadêmica que liga a instituição nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas das comunidades de alcance de suas unidades. Ela deve contribuir para a formação de um profissional cidadão e se torna um espaço privilegiado de produção e disseminação do conhecimento, priorizando a superação das desigualdades sociais.

À Extensão cabe o papel de reconhecimento das comunidades locais, auxiliando na identificação de seus problemas, dilemas e necessidades, construindo soluções junto com a comunidade e contribuindo para a democratização do conhecimento e para o desenvolvimento social e econômico nas regiões de abrangência dos campi do IFRS. Neste processo, faz-se importante a busca pela interação dialógica, através do desenvolvimento de relações entre a instituição e a sociedade marcadas pelo diálogo, pela troca de saberes e pela superação do discurso da hegemonia acadêmica (onde só o que é produzido na instituição é valorizado).

É entendendo a realidade social dentro de sua complexidade, que a  Extensão pode desenvolver suas ações nas comunidades, setores e grupos  sociais com os quais se relaciona, na busca da realização dos seus objetivos  próprios. A interdisciplinaridade neste contexto se propõe a materializar  a interação entre modelos, conceitos e metodologias de várias disciplinas  e áreas do conhecimento, construindo alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais.

A indissociabilidade das Ações de Extensão com as áreas do Ensino e da  Pesquisa deve estender-se a todos os envolvidos – professores, técnicos administrativos, pessoas das comunidades, outras instituições de ensino e,  principalmente, estudantes, extrapolando os limites da sala de aula, espaço  tradicional de ensino-aprendizagem.

O estudante pode, dentro deste entendimento, ser alçado a protagonista de sua formação técnica necessária à atuação profissional e de sua  formação cidadã, permitindo que se reconheça como agente de garantia  de direitos e deveres e de transformação social. Dessa maneira, a participação do estudante em Ações de Extensão assim configuradas permitem  o enriquecimento de sua experiência como discente em termos teóricos e  metodológicos, ao mesmo tempo em que abre espaço para reafirmação  e materialização dos compromissos éticos e solidários da institucionais.

A Extensão no IFRS, por meio de sua Política de Extensão, reitera o compromisso com sua ação transformadora e voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, propiciando o desenvolvimento social e regional de acordo com a missão, os valores e os princípios institucionais. Ao mesmo tempo em que possui a clareza do impacto e da modificação que estas ações provocam em suas práticas na busca da concretização de suas diretrizes, confirmando seu comprometimento em sua relação dialógica com a sociedade.

 

AS AÇÕES DE EXTENSÃO

As Ações de Extensão são regidas pela Resolução Consup n° 058/2017, que aprova a Política de Extensão do IFRS. Nela, foram estabelecidas as dimensões e áreas de atuação da Extensão no âmbito das comunidades de abrangência da instituição. 

Para que seja caracterizada como uma Ação Extensionista, esta deve estar contemplada nas diretrizes de atuação e temática, bem como trazer benefício mútuo, tanto para servidores e estudantes como para a comunidade externa onde será realizada. As ações de extensão, articuladas com o ensino e a pesquisa, devem ser desenvolvidas sob a forma de Programas, Projetos, Cursos, Eventos ou Prestação de Serviços.

 

 

 


Saiba mais sobre as Ações de Extensão

 

Última atualização em 20/10/2020

Fim do conteúdo