Início do conteúdo

Cadastro SICAF e Comprasnet


Para participar de licitações eletrônicas promovidas pelo Governo Federal, o fornecedor deverá possuir cadastro no SICAF (Sistema de Cadastro de Fornecedores) e Comprasnet (portal eletrônico de compras do governo federal e sítio eletrônico aonde ocorrem as sessões públicas das licitações eletrônicas).Para tanto, o fornecedor interessado deverá seguir os seguintes passos:

  1. Realizar o cadastro no sistema  SICAF;
  2. Lançar as informações referentes à fase do Credenciamento no sistema do SICAF;
  3. Trazer até esta Coordenadoria de Licitações e Contratos do IFRS – Campus Ibirubá os documentos referentes a sua natureza jurídica para a validação das informações inseridas no sistema do SICAF.

Observação: os documentos poderão ser trazidos em cópias autenticadas em cartório ou cópias simples com a apresentação do original em conjunto para autenticação por servidor deste órgão.

Após validado o cadastro no SICAF, a empresa deverá realizar cadastro no site “Compras Governamentais (Comprasnet)” para que possa ter acesso ao sistema de participação de licitações eletrônicas do Governo Federal.

Tão logo a empresa tenha o cadastro do SICAF e o cadastro no Comprasnet, poderá fazer login no sistema para realizar o envio de propostas para participação das licitações eletrônicas promovidas pelos órgãos vinculados ao Governo Federal.

Os manuais dos referidos sistemas podem ser acessados na aba ao lado, estes servirão para orientá-los em relação aos procedimentos do cadastro do SICAF, Comprasnet e as fases do Pregão Eletrônico.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail contratos@ibiruba.ifrs.edu.br ou pelo telefone (54) 3324-8141.

 


 

Aviso de Mudança Importante no SICAF

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão vai simplificar os procedimentos de cadastro dos fornecedores e torná-lo 100% digital. A implantação está prevista para ocorrer em junho de 2018. Os fornecedores deverão adquirir certificado digital para participar das licitações.

Os dados cadastrais dos fornecedores serão obtidos a partir de outras bases de governo. As informações complementares deverão ser preenchidas e os documentos de habilitação inseridos no sistema. A autenticação será realizada no Portal Brasil Cidadão (https://scp.brasilcidadao. gov.br), utilizando certificado digital (e-CPF). Assim, o fornecedor não precisará mais se dirigir a uma unidade cadastradora.

Para acessar o cadastro, o usuário deverá:

  1. estar cadastrado no Portal Brasil Cidadão;
  2. estar logado com certificado digital;
  3. ser Sócio ou Responsável pelo Cadastro no SICAF ou Responsável pela Pessoa Jurídica na Receita Federal do CNPJ informado;

Para saber mais sobre o certificado digital, acesse http://iti.gov.br/certificado-digital e acompanhe as últimas notícias do SICAF em http://comprasgovernamentais.gov.br

Atenção, os novos canais da Central de Atendimento ao Usuário são: 0800 978 9001 e http://portaldeservicos.planejamento. gov.br

Fim do conteúdo