Início do conteúdo

Projetos de Ensino


PROJETO DE ENSINO- FOMENTO INTERNO

Edital IFRS nº 143/2022 – Fomento a Projetos de Ensino 2023 de 26 de dezembro de 2022

 

Título- Jardim dos Saberes

 

  1. a) Coordenador(a): Ana Dionéia Wouters
  2. b) E-mail de contato: [email protected]
  3. c) Resumo: 

O projeto Jardim dos Saberes tem como objetivo principal possibilitar o apoio de estudantes-monitores na construção e manutenção de espaços que estimulem o desenvolvimento sensorial da comunidade que acessa as imediações do Campus Ibirubá. Estes espaços visam ademais, aprimorar a qualidade da aprendizagem e contribuir no conhecimento significativo de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em adequação curricular. Ao participar da monitoria, o estudante-monitor terá a possibilidade de ampliar sua formação educacional, socializar e interagir com os discentes no processo de ensino e aprendizagem e auxiliar nas apresentações das experiências do projeto. Com esta ação, pretendemos estimular a interação de saberes entre estudantes-monitores e os estudantes com NEE, propiciando a cooperação, solidariedade e novos olhares sobre as diferenças. A proposta prevê que a equipe possa desenvolver diversos tópicos que estejam vinculados a temática “jardins funcionais”, como manejo do solo; uso de compostagem; biofertilizantes, fungicidas e inseticidas para o controle natural de pragas; escolha dos períodos para produção; escolha, coleta e preparação de mudas para o plantio, reciclagem de materiais para criação de elementos que possam compor os jardins, estética e composição de jardins, dentre tantas outras possibilidades. Além disso, é um projeto ligado ao tema meio ambiente, buscando atender as políticas institucionais de educação ambiental e sustentabilidade. A proposta será desenvolvida segundo a metodologia de projetos contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final.

Palavras-chave: Monitoria, Formação humana integral, Adequação curricular.

 

Título- O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

 

  1. a) Coordenador(a): Ângela Teresinha Woschinski De Mamann
  2. b) E-mail de contato: [email protected]
  3. c) Resumo: 

 

Conceitos matemáticos básicos e essenciais, tais como, as quatros operações, frações, expressões numéricas, funções, dentre outros, são conteúdos que estão envolvidos em muitas áreas do conhecimento e fazem parte da compreensão e interpretação de vários fenômenos e atividades cotidianas. Este projeto tem por objetivo compreender conceitos matemáticos, definições e aplicabilidade, de modo a viabilizar a resolução de situações-problema e de exercícios de fixação pelos estudantes nos diferentes níveis dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Ibirubá. O projeto será realizado de maio a dezembro de 2023 a partir de monitorias de dois bolsistas, sendo um para os estudantes do Ensino Médio e outro para alunos dos cursos Subsequentes e Superiores tendo apoio dos professores de Matemática, Física e Pedagogia que ministram aulas nos referidos cursos. As monitorias acontecerão em horários pré-definidos de forma presencial e online, onde os alunos poderão rever operações elementares da Matemática, sanar as dúvidas de conceitos, definições, conteúdos e exercícios propostos durante as aulas, bem como, apreender utilizar recursos pedagógicos facilitadores da aprendizagem e otimizadores de tempo.

 

Palavras-chave: Matemática, Monitoria, Ensino Superior, Ensino Médio.

 

Título- Monitoria acadêmica em Hidrologia e Hidráulica Agrícola

 

  1. a) Coordenador(a): Bruna Dalcin Pimenta
  2. b) E-mail de contato: [email protected]
  3. c) Resumo: 

 

Formas alternativas de trabalho, estimuladoras de aprendizagem, como é o caso das monitorias acadêmicas, auxiliam os discentes na melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula. Isso se torna ainda mais relevante quando se trata de componentes curriculares que envolvem cálculos numéricos, projetos extensos, listas de exercícios e alta carga horária, como o caso de Hidrologia e Hidráulica Agrícola, componente do Curso Bacharelado em Agronomia do IFRS Campus Ibirubá. Diante disso, o monitor é de extrema importância para facilitar a compreensão dos alunos devidamente matriculados no componente curricular já citado, fornecendo subsídios para uma aprendizagem alternativa e com maior flexibilidade de horários. Por fim, o monitor terá grande aprendizado no decorrer e final do projeto, pois terá contato direto com os assuntos voltados a temática da hidráulica agrícola, o que irá proporcionar maior conhecimento como futuro profissional, tanto para a área técnica como para a docência.

Palavras-chave: aprendizagem alternativa, hidrologia, hidráulica agrícola, aulas práticas, projetos acadêmicos

 

Título- Adaptação curricular de grande porte para atendimento de estudantes

com necessidades educacionais específicas no campus Ibirubá

 

  1. a) Coordenador(a): Carina Tonieto
  2. b) E-mail de contato: tonieto@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

O projeto pretende elaborar de forma colaborativa e interdisciplinar uma adaptação curricular de grande porte para estudantes com síndrome de Down matriculados no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do campus Ibirubá. Tal ação é imprescindível devido ao ingresso de dois estudantes com síndrome de Down ainda não alfabetizados e a necessidade de tornar o currículo do curso acessível, assim como, atender a legislação educacional (BRASIL,1996) políticas institucionais de inclusão e responsabilidade social (IFRS, 2018, p. 27). Para o ano de 2023 propõe-se a elaboração e execução do primeiro ciclo de aprendizagem. O desenvolvimento da proposta seguirá a metodologia de projeto na educação (BENDER, 2014) contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final. Ao final do projeto o campus espera-se ter uma proposta pedagógica e um currículo organizado por ciclos que servirá de referência para adaptações futuras e servidores com formação e experiência para projetar e aperfeiçoar adaptações curriculares.

Palavras chaves: Adaptação Curricular, Inclusão, Ensino Médio, Prática Pedagógica.

 

Título- Mãos à bola

 

  1. a) Coordenador(a): Dionéia Magda Everling
  2. b) E-mail de contato: everling@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

O esporte coletivo handebol é um dos esportes que mais crescem no Brasil e uma das modalidades esportivas praticadas nas aulas de Educação Física do Campus Ibirubá, bem como a participação em competições escolares em nível municipal, regional e nacional. O projeto “Mãos à bola” tem o objetivo de oportunizar experiências motoras, sociais, culturais e psicológicas, por intermédio de quatro horas semanais de treinamentos físico, técnico e tático de handebol, sendo oferecido para todos os alunos do campus Ibirubá. O projeto será ofertado a todos os alunos matriculados no Campus distribuído em dois treinos semanais com duração de 1 horas cada um.

Palavras-chave: treinamento, handebol, saúde

 

Título- EscritArte: espaço de produção por meio de lettering

 

  1. a) Coordenador(a): Fernanda Schneider
  2. b) E-mail de contato: schneider@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

Lettering pode ser definido como a escrita/arte de desenhar letras e palavras. Os usos são diversos: customização de objetos (roupas, canecas, quadros), criação de paredes e de murais personalizados, entre outros. O projeto de ensino “EscritArte: espaço de produção por meio de lettering” parte da acepção de que as letras, as palavras e os textos são o lar da linguagem e das ideias; e embora as letras sejam inerentemente funcionais (WILLEN; STRALS, 2009), sua aparência pode evocar uma gama surpreendentemente ampla de emoções e associações. Neste projeto, os participantes, estudantes do IFRS – Campus Ibirubá, conhecerão o método e terão a oportunidade de aplicar em seu dia a dia, além disso, conhecerão a técnica com um hobby, conhecendo, assim, essa escrita cheia de possibilidades.

Palavras-chave: Lettering, escrita, arte, síntese.

 

Título- CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ESTUDOS DE TRANSMISSÕES MECÂNICAS

 

  1. a) Coordenador(a): Jefferson Morais Gauterio
  2. b) E-mail de contato: gauterio@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

Este projeto tem como objetivo a construção de uma bancada didática de transmissões mecânicas para auxílio na aprendizagem dos alunos da área da mecânica do campus Ibirubá. A bancada contará com diversos elementos de máquinas que são indispensáveis em grande parte dos projetos mecânicos, como por exemplo, engrenagens, polias, correias, eixos, mancais e etc. O projeto proporcionará uma aprendizagem na prática dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, não só na disciplina de elementos de máquinas, mas em qualquer que possa ou necessite utilizar a bancada para estudos ou aulas práticas. Não só a utilização da bancada pronta ajudará na aprendizagem, mas a própria construção da bancada, por envolver diversos tipos de processos mecânicos para construção, também irá ajudar. Tanto os alunos do curso técnico de mecânica integrado ao ensino médio, técnico em mecânica subsequente e superior de engenharia mecânica, poderão realizar atividades práticas na bancada, podendo, assim, realizar a ligação entre teoria e prática, além de uma integração entre as diversas disciplinas dos cursos da mecânica, como por exemplo, elementos de máquinas, manutenção mecânica e usinagem.

Palavras-chave: Bancada didática, transmissões mecânicas, aprendizagem.

 

Título- Modelagem de componentes através de software CAD e monitoria para Ensino Médio Integrado.

 

  1. a) Coordenador(a): Jefferson Morais Gauterio
  2. b) E-mail de contato: gauterio@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

O projeto Modelagem de componentes através de software CAD e monitoria para Ensino Médio Integrado tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos do curso técnico em mecânica em softwares CAD através do detalhamento e modelagem de peças mecânica, além da monitoria para os componente curriculares de CAD (Desenho auxiliado por computador) e Desenho Técnico Mecânico. A monitoria consiste no atendimento aos alunos, de maneira individual ou em grupos, em horário pré-definido entre professor coordenador do projeto e o monitor do componente curricular. Os bolsistas também irão participar auxiliando outros bolsistas em outros projetos que necessitem detalhamento de desenhos, mecânicos ou não, para construção de componentes utilizados em outros componentes curriculares dos cursos integrados, proporcionando a interdisciplinaridade curricular.

Palavras-chave: Monitoria, Desenho técnico, CAD, interdisciplinaridade.

 

Título- Monitoria de Resistência dos Materiais para Ensino Médio Integrado

 

  1. a) Coordenador(a): Jefferson Morais Gauterio
  2. b) E-mail de contato: gauterio@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

O projeto consiste na criação de monitoria para o componente curricular de Resistência dos Materiais do curso de Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do campus Ibirubá. A monitoria consiste no atendimento aos alunos, de maneira individual ou em grupos, em horário pré-definido entre professor coordenador do projeto e o monitor do componente curricular.

Palavras-chave: Monitoria, Resistência dos Materiais, mecânica.

 

Título- O estágio curricular obrigatório integrando conhecimentos na formação dos estudantes

 

  1. a) Coordenador(a): Paula Gaida Winch
  2. b) E-mail de contato: winch@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

A partir de 2019, com a implementação do novo Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, começaram a ser desenvolvidos projetos integradores, ocorrendo a primeira experiência com a temática “Jardim Sensorial” (2019), após as ações voltaram-se para o tema “Horta Escolar Ecológica” (2020), e, nos dois últimos anos (2021 e 2022), os alunos da turma de 3o ano optaram por “Estágio Curricular Obrigatório integrando conhecimentos”. Conforme relato da equipe envolvida na execução do projeto em 2021 e 2022 bem como de orientadores de alunos que realizaram o estágio nesses anos, foi possível perceber considerável melhora e aperfeiçoamento nos relatórios de estágio entregues e nas defesas de estágio realizadas devido às ações de monitoria e às oficinas acadêmicas e técnicas ministradas ao longo do desenvolvimento do projeto de ensino, submetido em 2021 e 2022. Dessa forma, este projeto de ensino tem como objetivo possibilitar, para a atual turma de alunos de 3° ano (2023) do referido Curso, a oportunidade de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional, ofertada nos anos anteriores, mediante a realização de ações de monitoria e de oficinas de caráter técnico-científico, tendo em vista uma formação integral e humana desses alunos bem como sua qualificação profissional. As atividades do projeto ocorrerão nas terças-feiras, das 13h15 às 14h50 ou no período de aula dos componentes curriculares com conteúdos relacionados ao projeto. A atuação do bolsista como monitor será fundamental para auxiliar no desenvolvimento das atividades do projeto, além de proporcionar-lhe conhecimentos extracurriculares, repercutindo também em aprimoramento de sua formação profissional.

Palavras-chave: ensino integrado, monitoria, oficina, escrita acadêmica

 

Título- Trilha ecológica do IFRS Câmpus Ibirubá: estratégia para o desenvolvimento da educação ambiental

 

  1. a) Coordenador(a): Suzana Ferreira da Rosa
  2. b) E-mail de contato: rosa@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

 

A trilha ecológica interpretativa do IFRS Campus Ibirubá buscará proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para o desenvolvimento dos temas acerca do meio ambiente. Terá como ações prioritárias os cuidados com a fauna e a flora local, preservação dos recursos naturais e acima de tudo respeito ao meio ambiente, buscará ampliar a visão dos estudantes sobre as relações ecológicas existentes em uma mata nativa, mostrará a sua importância e a necessidade de preservá-la, deixando o ambiente de em completa harmonia. A trilha também visa destinar este espaço para desenvolver atividades didático-pedagógicas pelos docentes. Com isso buscará desenvolver a trilha dentro das dependências do IFRS Campus Ibirubá, e buscar abordar as relações entre áreas de ocupação humana para a produção e áreas naturais, com o intuito de evidenciar os impactos ambientais ocasionados com a ocupação humana, além de trabalhar estratégias para a redução da poluição ambiental. Também buscar-se-á promover a troca de informações sobre o meio ambiente, além de promover momentos de contemplação da natureza, através de momentos de lazer em que os estudantes estarão em contato com a natureza e usufruirão do bem estar que este ambiente proporciona.

Palavras-chave: educação ambiental, trilha interpretativa, meio ambiente

 

Título- Técnicas de estudo: oficinas e acompanhamento pedagógico para estudantes com baixo desempenho acadêmico.

  1. a) Coordenador(a): Vanessa Bugs Gonçalves
  2. b) E-mail de contato: gonçalves@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo: 

O presente projeto surgiu da observação e constatação de que os estudantes possuem muitas dificuldades em estudar. Apesar de parecer tarefa simples, estudar é uma habilidade a ser desenvolvida. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é proporcionar aos estudantes, sobretudo os de baixo rendimento, o aprendizado de técnicas efetivas de aprendizado, isto é, técnicas que são comprovadamente mais vantajosas para um aprendizado consolidado ao estudante. Quer-se, com isso, garantir que os estudantes aprendam de forma efetiva, e não que aprendam apenas para realizar um instrumento avaliativo. Nesse sentido, serão ofertadas oficinas que trarão conhecimentos e tarefas práticas de como estudar e aprender melhor, tanto em aula quanto em casa. Além disso, também fará parte do projeto momentos de aprendizado de como organizar e administrar melhor o tempo e a rotina escolar, que interferem, sobremaneira, em seu rendimento acadêmico.

Palavras-chave: Técnicas de estudo, aprendizagem, estudar, baixo rendimento.

_______________________________________________

FLUXO CONTÍNUO 2023

Edital IFRS nº 134/2022 – Fluxo Contínuo de Projetos de Ensino 2023/2024 de 25 de novembro de 2022

 

Título- Gestão pedagógica: metodologia para análise e avaliação dos Projetos Pedagógicos

dos Cursos do campus Ibirubá

  1. a) Coordenador(a): Carina Tonieto
  2. b) E-mail de contato: [email protected]
  3. c) Resumo: 

 

O projeto pretende elaborar de forma colaborativa uma metodologia para análise e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos do campus Ibirubá de modo a atender os requisitos e indicadores legais e institucionais. Para tanto, será construído de forma colaborativa um fluxograma prevendo as ações necessários e elaborados instrumentos com os critérios a serem observados. O projeto será desenvolvido junto à Comissão de Acompanhamento e Gestão das Ações de Ensino (CAGE) e seguirá a metodologia de projeto na educação (BENDER, 2014) contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final. Ao final do projeto espera-se ter uma metodologia de trabalho que auxilie na gestão

pedagógica dos cursos.

 

Palavras chaves: Projeto Pedagógico, Avaliação Externa, Política Educacional, Gestão Acadêmica.

 

Título- Conselho de classe como estratégia para gestão do processo educativo

  1. a) Coordenador(a): Danieli Oppelt Nicolini
  2. b) E-mail de contato: nicolini@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo:

O presente projeto pretende construir colaborativamente uma nova proposta para a

dinâmica dos conselhos pedagógicos (de classe) dos cursos de Ensino Médio Integrados do IFRS- Campus Ibirubá, a partir de uma reflexão crítica sobre o momento do conselho e os dados gerados, a fim de qualificar a intervenção pedagógica, primando pela melhoria do aproveitamento, permanência e êxito escolar.

Para tanto, será construído de um cronograma das ações e discussão com a participação e envolvimento da gestão educacional (direção, coordenação de ensino e coordenações de Curso), equipes pedagógicas (pedagógico, assistência estudantil, Napne), representação estudantil (professores conselheiros e líderes de turmas), docentes e discentes. Posteriormente, serão construídos por meio de participação efetiva dos sujeitos instrumentos para análise de dados e discussão e, a partir destes, o desenvolvimento do produto final, uma nova dinâmica para os conselhos pedagógicos e a atualização da Resolução no 02, de 13 de janeiro de 2017, que regulamenta os conselhos pedagógicos (de classe) dos Cursos Técnicos e Superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá. O projeto seguirá a metodologia de projeto na educação (BENDER, 2014) contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final.

Palavras chaves: Conselhos pedagógicos (de classe), Avaliação, Gestão educacional.

 

Título- Curricularização da extensão: ações para implementação

  1. a) Coordenador(a): Danieli Oppelt Nicolini
  2. b) E-mail de contato: nicolini@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo:

O programa de formação continuada proposto visa articular diferentes projetos com a temática de Curricularização da Extensão de maneira dinâmica e integrada, de modo a

possibilitar a inclusão de novas ações/atividades no decorrer do ano, mediante as necessidades institucionais. Têm como principais objetivos: ampliar os subsídios para a elaboração colaborativa de uma metodologia para a implementação da Extensão no currículo dos cursos de graduação do IFRS Campus Ibirubá; promover a compreensão, discussão e análise de diferentes possibilidades e estratégias de inserção da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs), considerando a formação integral dos estudantes e, ainda, a indissociabilidade de ensino-pesquisa-extensão. O programa possui como público alvo: docentes, equipes pedagógicas atuantes na educação superior e coordenadores de Curso. Será desenvolvido junto à Comissão Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE) do Campus Ibirubá, seguindo a metodologia de projeto na educação (BENDER, 2014) contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final. Ao final do programa espera-se ter possibilitado diferentes momentos formativos que propiciem a construção de alternativas de metodologia de trabalho de ações extensionistas que auxiliem a gestão pedagógica dos cursos no desafio da inserção da extensão do currículo.

Palavras-chave: Currículo, Projeto Pedagógico, Extensão, Formação dos estudantes, Gestão Acadêmica.

 

Título- Alimentação – Caracteristicas, histórico, dados, produção, desafios, importância na vida.

 

  1. a) Coordenador(a): Jardel Henrique Kirchner
  2. b) E-mail de contato: kirchner@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo:

O Projeto está vinculado à proposta Interdisciplinar do Curso Técnico em Agropecuária e visa promover espaços de aprendizagem através da abordagem sobre o tema gerador alimentação, caracterizando aspectos relacionados a características, histórico, dados, produção, desafios, importância na vida e as relações com os componentes curriculares do curso e da interação entre os mesmos através dos diferentes eixos de aprendizagem básico, politécnico e técnico através de uma abordagem de integração social. A proposta prevê que a equipe, composta pelos estudantes das turmas do primeiro e segundo ano do curso, juntamente com os servidores envolvidos, possa desenvolver diversos tópicos que estejam vinculados a temática geradora de alimentação, tais como: história, importância, diversidade, produção, evolução, problemas, desafios, tendências, comercialização, tecnologias e suas evoluções, etc. A proposta será desenvolvida segundo a metodologia de projetos contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final. Através das diferentes abordagens, busca-se capacitar os alunos e participantes a debaterem e criarem relações interdisciplinares sobre a temática e suas formas de abordagem, criando assim um sendo crítico amplo, com interação e conhecimento a respeito do tema gerador, além de unir conhecimentos teóricos dos componentes curriculares com práticas de ensino a serem realizadas para complementar a relação de ensino-aprendizagem.

 

 Palavras-chave: Alimento, agricultura, agropecuária, projeto de ensino,interdisciplinaridade

 

Título- Semeadoras para desenvolvimento de atividades didáticas

 

  1. a) Coordenador(a): Marcos Paulo Ludwig
  2. b) E-mail de contato: ludwig@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo:

A utilização de semeadoras na área de atuação dos egressos do curso técnico em agropecuária e agronomia é constante, o contato de equipamentos é uma alternativa interessante, pois permite o contato dos estudantes com equipamentos modernos, tendo papel fundamental para formação dos estudantes. Semeadoras são utilizadas em aulas práticas em diversas disciplinas dos cursos como na área de mecanização agrícola e culturas anuais, além da utilização para semeadura de projetos de pesquisa, ensino, trabalhos de conclusão de curso e das áreas agrícolas do Campus. O objetivo do referido projeto junto a empresa Vence Tudo é manter o comodato de uma semeadora para culturas de verão e outra para culturas de inverno e a participação de acadêmicos e servidores do IFRS em atividades de ensino junto a empresa. Utilização de semeadoras para desenvolvimento de atividades didáticas possibilita o aprendizado do funcionamento e regulagens necessárias para o processo de semeadura. As atividades de ensino também serão possibilitadas com a parceria como a utilização da estrutura da empresa para visitas técnicas e a participação de eventos. A Vence Tudo é uma empresa sediada no município de Ibirubá, com a qual já possuímos equipamento em comodata desde o ano de 2011. Destacando o principal viés do uso dos equipamentos, que é as atividades de ensino, aulas práticas e realização dos trabalhos de conclusão de curso. Também é importante mencionar que não possuímos na instituição outros equipamentos para esta finalidade, assim a parceria se torna essencial para as atividades dos cursos relacionados a área agropecuária. A visita a estrutura da empresa permite o acompanhamento da montagem de uma semeadora desde a fundição das peças até a expedição do implemento agrícola. A participação em eventos permite a troca de conhecimento entre IFRS e empresa, assim como divulgação institucional. As atividades proporcionam uma formação dos acadêmicos da área mais consistente e completa. 

Palavras-chave: aulas práticas, comodato, culturas anuais, mecanização 

 

Título- Chima com Libras

 

  1. a) Coordenador(a): Sabrine de Oliveira
  2. b) E-mail de contato: oliveira@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo:

O projeto Chima com Libras situa-se no contexto das atuais políticas públicas educacionais orientadoras do processo educacional dos surdos. Assim, além de propor maior difusão da Língua Brasileira de Sinais entre os diferentes sujeitos, busca potencializar a comunicação por meio da Libras, situando os surdos em um lugar de diferença histórica, cultural, linguística e de identidade. Com isso, desmistificando e descaracterizando a surdez como doença. O projeto visa aproximar estudantes e servidores da cultura surda, discutindo os aspectos legais da Libras, o universo dos surdos e introduzindo sinais básicos para comunicação.

Palavras-chave: Libras, cultura surda, comunicação.

 

Título- Ensino de Programação Através de Competições

 

  1. a) Coordenador(a): Tiago Rios da Rocha
  2. b) E-mail de contato: rocha@ibiruba.ifrs.edu.br
  3. c) Resumo:

O uso de competições em ambientes de aprendizagens podem trazer várias vantagens ao aluno, como por exemplo, tornarem os estudantes participantes mais ativos e não apenas observadores, resolvendo problemas, tomando decisões e reagindo aos resultados. O uso de jogos permite diversos objetivos pedagógicos como por exemplo, os relacionados à cognição, afeição, socialização, motivação e criatividade sejam atingidos. Alunos da computação, tanto em níveis técnicos quanto em níveis superiores, podem ter dificuldades no aprendizado de algoritmos e programação, podendo ter um elevado percentual de reprovação e dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Este projeto tem por objetivo viabilizar a participação dos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Técnico Integrado em Informática para participação de competições de programação. O projeto visa permitir que os alunos possam participar das principais competições nacionais e para isto, este projeto irá desenvolver uma competição interna para os alunos do Câmpus. Espera-se com este projeto que os alunos tenham estímulo para o aprofundamento científico teórico sobre algoritmos, programação e lógica computacional, além de proporcionar uma integração entre os alunos dos dois cursos e a sua socialização.

Palavras-chave: Ciência da Computação, Programação, Olimpíadas, Competição, Algoritmos.

 

Projeto Integrador – Agricultura Familiar: Políticas, Gestão, Produção e desafios para o Pequeno Produtor Rural.

 

a) Coordenador(a): Magda da Silva Pereira

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: Esta proposta está vinculada ao Projeto Interdisciplinar do Curso Técnico em Agropecuária e visa promover espaços de aprendizagem através da abordagem sobre a Agricultura Familiar no contexto da realidade dos envolvidos, buscando interação e integração social, pesquisa metodológica e aplicação de conhecimentos obtidos no decorrer dos componentes curriculares do curso, considerando os eixos básico, politécnico e técnico. A proposta prevê que a equipe, composta pelos estudantes das turmas do primeiro e segundo ano do curso, juntamente com os bolsistas e servidores envolvidos, possa desenvolver diversos tópicos que estejam vinculados a temática, como as Políticas Públicas, Gestão das Propriedades, Produção, Comercialização e os Desafios para o Pequeno Produtor Rural. Será possível a análise e preparação do solo; uso de compostagem; biofertilizantes, fungicidas e inseticidas para o controle natural de pragas; escolha dos períodos para produção; coleta e preparação de mudas para o plantio; período de coleta, bovinocultura e produção leiteira, panificação, tecnologias aplicadas ao cultivo em pequena e grande escala, cadeias curtas e tecnologias sustentáveis, dentre tantos outros tópicos. Ademais, tratar das temáticas do meio ambiente, agroecologia, vigilância alimentar e desenvolvimento sustentável atende à formação do perfil do egresso do curso, à Política Institucional de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental do IFRS e aos dispositivos legais a respeito da educação ambiental. A proposta será desenvolvida segundo a metodologia de projetos contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final.

 

Modelagem de componentes através de software CAD e monitoria para Ensino Médio Integrado.

 

a) Coordenador(a): Jefferson Morais Gauterio

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O projeto Modelagem de componentes através de software CAD e monitoria para Ensino Médio Integrado tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos do curso técnico em mecânica em softwares CAD através do detalhamento e modelagem de peças mecânica, além da monitoria para o componente curricular de CAD (Desenho auxiliado por computador). A monitoria consiste no atendimento aos alunos, de maneira individual ou em grupos, em horário pré-definido entre professor coordenador do projeto e o monitor do componente curricular.

 

Jardim dos Saberes.

 

a) Coordenador(a): Adriana Riguer Della Méa

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O projeto Jardim dos Saberes tem como objetivo principal possibilitar o apoio de estudantes-monitores na construção de um espaço que estimule o desenvolvimento sensorial da comunidade interna do Campus Ibirubá. Este espaço visa aprimorar a qualidade da aprendizagem e contribuir no conhecimento significativo de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em adequação curricular. Ao participar da monitoria, o estudante-monitor terá a possibilidade de ampliar sua formação educacional, socializar e interagir com os discentes no processo de ensino e aprendizagem e auxiliar nas apresentações das experiências do projeto. Com esta ação, pretendemos estimular a interação de saberes entre estudantes-monitores e os estudantes com NEE, propiciando a cooperação, solidariedade e novos olhares sobre as diferenças. Além disso, esta ação visa a formação humana integral dos discentes do ensino médio integrado.

 

Maker´s em expansão.

 

a) Coordenador(a): Luciana de Oliveira

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O projeto tem como objetivo difundir a cultura Maker para a comunidade escolar interna e externa do IFRS– Campus Ibirubá, proporcionando aos alunos uma aprendizagem pautada pelo “aprender fazendo”, relacionando teoria e prática e mobilizando seus conhecimentos para a resolução de problemas colaborativamente, e compartilhamento desses conhecimentos assim como, seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e social através da promoção do engajamento aluno com a comunidade interna e externa, com docentes, técnicos envolvidos nos projetos desenvolvidos dentro do Laboratório IFMAKER.

 

Articulação Entre Teoria e Prática por meio do Projeto Integrador Interdisciplinar no Segundo Ano do Curso Técnico Integrado em Informática Norteado Acerca do Tema Transversal “Cidade Educadora

 

a) Coordenador(a): Rodrigo Lange

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O Projeto Integrador é uma atividade interdisciplinar proposta aos alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática. O principal foco do projeto é propiciar aos alunos um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos através dos conteúdos ministrados em sala de aula. Além disso, visa desenvolver nos alunos as competências requeridas aos Técnicos em Informática, uma vez que os mesmos serão estimulados a compreender a relação entre a teoria e a prática, bem como, reconhecer a interdisciplinaridade, ao romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada. Ainda, o projeto objetiva tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interessante, real e significativo para os alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e no mundo do trabalho a partir da metodologia pedagógica de desenvolvimento de projetos. Dessa forma, o projeto integrador visa promover a valorização das pesquisas individuais e coletivas. O projeto conta com um grupo de docentes de diversas áreas, juntamente com uma pedagoga, os quais irão propor a temática de “Cidade Educadora” e instigar os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas ou oportunidades identificados. O projeto será dividido em três etapas, sendo a primeira de problematização, a segunda de desenvolvimento e a terceira de aplicação e apresentação. Cada etapa será realizada em um trimestre letivo. Serão realizados encontros semanais com os alunos para o desenvolvimento das atividades.

 

Geografando o ENEM.

 

a) Coordenador(a): Talita Luiza de Medeiros Ferro

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O processo de Ensino Aprendizagem foi amplamente afetado durante a pandemia Covid-19, principalmente sob a implantação emergencial do ensino remoto. Todos os níveis e modalidades de ensino precisaram se adequar à nova demanda. A partir disso, destaca-se como público-alvo os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFRS/Campus Ibirubá. O objetivo geral consiste em contribuir para o desempenho escolar dos estudantes terceiranistas no que se refere a disciplina de Geografia, e como ferramenta de apoio às questões de Geografia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) correspondente aos anos de 2017 a 2020. Como objetivos específicos apresenta-se: a) Contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos de Geografia; b) Ofertar oficinas de prática de questões do Enem sobre os conteúdos de Geografia do Ensino Médio. Metodologicamente, serão selecionadas as questões do Enem, de acordo com a BNCC, e estas serão agrupadas de acordo com temas previamente estabelecidos e relacionados aos conteúdos de Geografia. Após serão ofertadas oficinas aos estudantes para leitura, prática e análise das questões. A realização das oficinas antecede a realização da prova Nacional do Enem, contribuindo para a preparação e desempenho dos estudantes durante a realização do Exame.

 

O estágio curricular obrigatório integrando conhecimentos na formação dos estudantes.

 

a) Coordenador(a): Paula Gaida Winch

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: este projeto de ensino tem como objetivo possibilitar também para a atual turma de alunos de 3o ano do referido Curso a oportunidade de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional, ofertada em ano anterior, mediante a realização de ações de monitoria e de oficinas de caráter técnico-científico, tendo em vista uma formação integral e humana desses alunos bem como sua qualificação profissional. As atividades do projeto ocorrerão nas terças-feiras, das 13h15 às 14h50 ou no período de aula dos componentes curriculares com conteúdos relacionados ao projeto. A atuação dos bolsistas como monitores será fundamental para auxiliar no desenvolvimento das atividades do projeto, além de proporcionar-lhes conhecimentos extracurriculares, repercutindo também em aprimoramento de sua formação profissional.

 

Articulação Entre Teoria e Prática por meio do Projeto Integrador Interdisciplinar no curso Técnico Integrado em Informática norteado acerca do tema transversal “Cidade Educadora”.

 

a) Coordenador(a): Tiago Rios da Rocha

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O Projeto Integrador é uma atividade interdisciplinar proposta aos alunos do terceiro

ano do Curso Técnico Integrado em Informática. O principal foco do projeto é propiciar aos alunos um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos através dos conteúdos ministrados em sala de aula. Além disso, visa desenvolver nos alunos as competências requeridas aos Técnicos em Informática, uma vez que os mesmos serão estimulados a compreender a relação entre a teoria e a prática, bem como, reconhecer a interdisciplinaridade, ao romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada. Ainda, o projeto objetiva tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interessante, real e significativo para os alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e no mundo do trabalho a partir da metodologia pedagógica de desenvolvimento de projetos. Dessa forma, o projeto integrador visa promover a valorização das pesquisas individuais e coletivas. O projeto conta com um grupo de docentes de diversas áreas, juntamente com uma pedagoga, os quais irão propor a temática de “Cidade Educadora” e instigar os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas ou oportunidades identificados. O projeto será dividido em três etapas, sendo a primeira de problematização, a segunda de desenvolvimento e a terceira de aplicação e apresentação. Cada etapa será realizada em um trimestre letivo. Serão realizados encontros semanais com os alunos para o desenvolvimento das atividades.

 

Handebol urgente.

 

a) Coordenador(a): Dionéia Magda Everling

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O esporte coletivo handebol é um dos esportes que mais crescem no Brasil e uma das modalidades esportivas praticadas nas aulas de Educação Física do Campus Ibirubá, bem como a participação em competições escolares em nível municipal, regional e nacional. O projeto “Handebol urgente” tem o objetivo de oportunizar experiências motoras, sociais, culturais e psicológicas, por intermédio de quatro horas semanais de treinamentos físico, técnico e tático de handebol, sendo oferecido para todos os alunos do campus Ibirubá. O projeto será ofertado a todos os alunos matriculados no Campus distribuído em dois treinos semanais com duração de duas horas cada um.

 

Cidade Inventiva – A apropriação da cidade enquanto um território para aprender e ensinar, no contexto de um projeto integrador no curso técnico em Informática.

 

a) Coordenador(a): Lisiane Cézar de Oliveira

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O Projeto Integrador é um espaço interdisciplinar, proposto no contexto do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRS- campus Ibirubá, tendo como motivação constituir com os estudantes, um território de aprendizagens, onde os conhecimentos teórico-práticos serão

construídos na vivência e convivência na perspectiva do curso e no que se refere as diferentes dimensões do IFRS. Para além, o Projeto Integrador visa oportunizar um espaço formativo, onde os estudantes possam desenvolver competências técnicas, digitais e desejáveis aos Técnicos em Informática, uma vez que os mesmos serão instigados a compreender a relação entre a teoria e a prática, bem como, reconhecer a interdisciplinaridade no que se refere a realidade social contemporânea e do mundo do trabalho. Dessa forma, o Projeto Integrador visa promover a valorização das pesquisas coletivas e conectivas, em rede. Sendo este, constituído de um grupo de docentes, de áreas multidisciplinares, juntamente com uma pedagoga, os quais propuseram a temática norteadora “Cidade”, no sentido de instigar os estudantes em cocriarem soluções inventivas, para problemas reais, que emerjam de questões evidenciadas, no contexto deste tema. Como metodologias de trabalho, nos apropriaremos da aprendizagem baseada em projetos e do método cartográfico de pesquisa-intervenção. Sendo que o projeto será dividido em três etapas, sendo a primeira de problematização, a segunda de desenvolvimento e a terceira de aplicação e apresentação. Constituído de encontros de 2 horas, realizados semanalmente com os estudantes, para a construção coletiva e conectiva do percurso inventivo das pesquisas e de um intregável, que emergem do referido projeto.

 

NAC – Núcleo de Arte e Cultura – IFRS Campus Ibirubá.

 

a) Coordenador(a): Magda da Silva Pereira

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: A importância das diferentes manifestações artísticas, ressaltada pelos Parâmetros curriculares Nacionais (1997), intensifica-se com a concepção de que a área de artes relaciona-se com todas as demais áreas do conhecimento, contribuindo para a formação integral do sujeito e do desenvolvimento sócio-afetivo. Nesse sentido, torna-se relevante um Programa que incentive a produção cultural e artística em suas diferentes linguagens, proporcionando aos envolvidos o exercício contínuo da imaginação, do pensamento crítico, da sensibilidade, da percepção estética,

dos sentimentos de capacidade e responsabilidade, além de sentimentos de amizade e  ooperação.

Sendo assim, com o objetivo de incentivar a manifestação artística por intermédio de diferentes linguagens, propiciando à comunidade escolar o estabelecimento de correlações entre a arte e o campo educacional, ao mesmo tempo em que se intensifica o diálogo entre o IFRS – Câmpus Ibirubá e a comunidade externa, por meio das diferentes linguagens artísticas e culturais que perpassam o tempo e a história, é que a criação e execução de oficinas que colaborem com nosso Núcleo de Arte e Cultura é fundamental. Sendo assim, a elaboração deste Programa visa intensificar a produção artística no IFRS – Câmpus Ibirubá, com o intuito de incentivar a busca por novos talentos dentro da instituição, valorizando também os que já existem, procurando sempre aproximar a comunidade interna e externa,

 

Phub – Um Hub !nvent!vo para a cocriação de Produtos ou Processos, na perspectiva da Educação Digital e em Computação.

 

a) Coordenador(a): Lisiane Cézar de Oliveira

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: O objetivo deste projeto de ensino é constituir um espaço híbrido  de aprendizagens  de cocriação que chamamos de Phub – Um Hub !nvent!vo para a cocriação de Produtos ou Processos, na perspectiva da Educação Digital e em Computação, problematizando os tradicionais espaços de aprendizagem. Como resultados da constituição e habitação do espaço PHub, pretendemos promover estudos, experimentações e cocriação de produtos e ou processos inventivos, no que se refe as tecnologias digitais e em rede, na perspectiva do ensino, em apoio pedagógico e, no que tange a Educação Digital/Onlife e em Computação. Enquanto um hub, é compreendido como sendo um espaço, onde os diferentes sujeitos da aprendizagem, podem encontram oportunidades de conexão, no sentido de colocar em prática, suas ideias ou resolver suas problematizações, de modo coletivo e conectivo.

 

Vale Leite.

 

a) Coordenador(a): Dionéia Magda Everling

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: Este projeto de ensino visa permitir que os alunos do ensino médio do segundo ano do curso técnico em agropecuária possam acompanhar as atividades de rotina do setor de bovinocultura de leite e desta forma adquirem maiores conhecimentos na área. Para tal se faz necessária a presença de um monitor que possa instruir esses alunos e desta forma também aprender mais sobre as atividades de rotina de um tambo leiteiro. Além disso o aluno bolsista poderá paralelamente participar da gestão do setor realizando atividades de registros e organização de identificação e produção dos animais nos aspectos relacionados à produção de leite, sanidade e reprodução do rebanho leiteiro.

 

Construção de um site para o setor de Ensino.

 

a) Coordenador(a): Andrenizia Aquino Eluan da Rosa

b) E-mail de contato: [email protected]

c) Resumo: Este projeto tem por objetivo, desenvolver um site para o setor de Ensino, com isso, todos os materiais pedagógicos de apoio aos docentes e documentos com fluxos que envolvam o

setor de Ensino, estarão disponíveis em um único local, o que irá facilitar no momento do fazer pedagógico do docente e também do acompanhamento por parte do Setor Pedagógico.

 

Edital IFRS n. 16/2021- Fluxo Contínuo de Projetos de Ensino 2021- 2022 – Vigência de 18 de março de 2021 a 13 de dezembro de 2022.

1) Semeadoras para desenvolvimento de atividades didáticas

Coordenador: Marcos Paulo Ludwig

Início: 01 de outubro de 2021

Término: 13 de dezembro de 2022

 

2) Treinamento em fusão de fibra óptica

Coordenador: Gustavo Bathu Paulus

Tipo de proposta: Projeto de Ensino

Início: 17/03/2022 as 19 horas

Término: 17/03/2022 as 22:30 horas

 

3) Matemática Básica Para Ingressantes no Ensino Médio Integrado do Campus

Ibirubá

Coordenadora: Ângela Mamann

Início: 28/03/2022

Término: 10/05/2022

 

4) Capacitismo: conceituação e implicações nas práticas educacionais

Coordenadora: Andréia Teixeira Inocente

Início: 15/03/2022

Término: 28/04/2022

 

5) Carrinho de Lomba

Coordenador: Giancarlo Stefani Schleder

Início: 12/09/2022

Término: 13/12/2022

 

6) Ibirubaja

Coordenador: Giancarlo Stefani Schleder

Início: 14/09/2022

Término: 13/12/2022

 

7) Arborizando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Ibirubá

Coordenador: Luis Fernando Nicolini

Início: 18/10/2022

Término: 30/11/2022

 

 

Projetos submetidos ao Edital Complementar do Campus Ibirubá/IFRS n. 11/2021, referente ao Edital PROEN/IFRS n. 17/2021- Bolsas de Ensino 2021, Edital Complementar 2° Chamada do Campus Ibirubá/IFRS nº 20/2021 vinculado ao Edital IFRS n° 17/2021 – Bolsas de Ensino 2021

 

1) Projeto: Acompanhamento Pedagógico aos Beneficiários do Programa de Benefício Estudantil

Coordenador(a): Vanessa Bugs Gonçalves

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: O presente projeto surgiu a partir das experiências e dos frutos obtidos através do projeto de pesquisa “A Efetividade do Programa de Benefício Estudantil no IFRS-Campus Ibirubá”, cujo escopo, propôs uma avaliação do programa a partir do olhar dos diferentes sujeitos que compõem os auxílios estudantis. A necessidade de um acompanhamento pedagógico voltado a este público dos auxílios estudantis, constitui uma das ações que foram apontadas para fortalecer a política de permanência e êxito do IFRS. O projeto abordará ações de acompanhamento pedagógico, possuindo um amplo escopo de atividades planejadas, contando com uma equipe multiprofissional da Assistência Estudantil do IFRS Campus Ibirubá. No ano de 2020, o programa de benefício estudantil contou com 120 beneficiários dos diferentes cursos. Considerando o momento pandêmico que estamos vivenciando, muitos estudantes possuem dificuldades de organização na sua rotina, dificuldades de aprendizagens anteriores, que constituem um risco à evasão escolar. O projeto possui esse público alvo como foco de atuação, porém, conforme a capacidade de atendimento da equipe de trabalho, poderão se agregar outros estudantes que tenham um perfil socioeconômico e de aprendizagem e histórico escolar semelhantes.

 

2) Projeto: Dublagem e Legendagem no Ensino de Língua Inglesa

Coordenador(a): Gabriela Fontana Abs da Cruz

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: Além de estarmos na era da informação e da tecnologia, enfrentamos, desde 2020, a pandemia da Covid-19, que nos desestabilizou de diversas maneiras, dentre elas o ensino remoto. Se no ensino presencial já surgia a necessidade de propor atividades diferenciadas para motivar os estudantes, com o ensino remoto ou híbrido, essa necessidade passa a ser urgente. O presente projeto, desde 2020 no Campus Ibirubá, vem elaborando sequências de atividades para o ensino de Língua Inglesa que aliam legendagem e dublagem, a fim de propor outras formas de trabalhar com a língua no Ensino Médio. Esse também será um dos objetivos para 2021; no entanto, além de novas atividades, propõe-se buscar formas de sua implementação, por meio de recursos tecnológicos gratuitos, e que possam ser utilizados tanto em aulas remotas, quanto em aulas presenciais. O material desenvolvido será testado, para que seja avaliado e reformulado quando for preciso, e para disponibilizá-lo, futuramente, para outros professores de línguas.

 

3) Projeto: Numem da Agro: Um Resgate Histórico e Técnico da Área Didática Experimental do IFRS

Coordenador(a): Daniela Batista dos Santos

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: O registro histórico e seus documentos são o meio mais real de afirmação da identidade de uma instituição ou de um legado. Através dele comprova-se a credibilidade e, no caso do curso de Agronomia do IFRS Campus Ibirubá, a qualidade oferecida aos estudantes e a comunidade. Culminando com a iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul em criar o Núcleo de Memórias do IFRS, e valendo-se da importância agronômica de registrar informações técnicas e levantamentos históricos das áreas agricultáveis, esse Projeto de Ensino é proposto. Objetiva-se realizar um levantamento histórico da área experimental didática do curso de Agronomia do IFRS Campus Ibirubá desde sua criação. Assim, o projeto prevê as seguintes ações centrais, sendo: i) Coleta de informações de relatos históricos da escola agropecuária existente no local, até o estabelecimento do IFRS, como Campus Ibirubá; ii) Coleta de material e relatos acerca do estabelecimento do curso de Agronomia, suas diretrizes e sua formação; iii) Levantamento histórico sobre a área agrícola experimental (a qual soma mais de 100 ha), em todas as áreas agronômicas que forem possíveis, tais como manejos de solo, nível de fertilidade do solo, rotação de culturas, informações que envolvam fitopatologia, entomologia, engenharia agrícola, máquinas agrícolas, construções rurais etc.; iv) Elaboração de mapas temáticos a partir desses dados; v) Composição do levantamento cível e do ambiente do campus, das manutenções prediais e laboratoriais da estrutura fornecida para o Curso; vi) Confecção de um acervo que abrigue todas essas informações e as reúna como uma linha do tempo, até os dias atuais. Espera-se que a partir dos dados gerados haja fortalecimento do Curso e que, por meio de ações interdisciplinares e indissociáveis, a comunidade acadêmica seja beneficiada. Ainda, deseja-se cultivar um senso de respeito e pertença aos nossos espaços didáticos, afinal, só cuida para onde vai quem respeita de onde vem.

 

4) Projeto: Prática em Projeto Assistido por Computador

Coordenador(a): Bruno Conti Franco

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: A evolução dos computadores e da computação gráfica revolucionaram o projeto mecânico de máquinas e equipamentos, essas ferramentas possibilitam a criação de modelos, desenhos e protótipos virtuais, o que permite a identificação de erros de projeto e oportunidades de otimização, antes da fabricação do protótipo físico. Entretanto muitas dessas ferramentas impõe dificuldades de instalação, operação e configuração aos usuários iniciantes, soma-se ainda as dificuldades com o idioma, por exemplo o Onshape, que não disponibiliza versão em português. O objetivo desse projeto é capacitar e auxiliar os estudantes na instalação, operação e configuração desses softwares de computação gráfica, especificamente as ferramentas do tipo CAD (Computer Aided Design). Através da pesquisa em fóruns, tutoriais, bibliografia e normas técnicas visa a elaboração de material didático em português, e assim aumentar a eficácia de aprendizagem. O material produzido no projeto será disponibilizado no formato de apostilas e vídeos explicativos, disponibilizados aos estudantes através do Moodle e canais no Youtube. Em paralelo a essas ações, será ofertada monitoria de forma remota aos estudantes do curso Técnico em Mecânica e Engenharia Mecânica, com momentos específicos para auxílio aos grupos de trabalho dos projetos integradores. Espera-se com essas ações: melhorar o aproveitamento dos estudantes nos componentes curriculares e projetos que utilizam ferramentas CAD, difundir a tecnologia no ambiente acadêmico, e desenvolver habilidades e competências em projeto mecânico virtual, capacitando os estudantes e bolsistas para o mercado de trabalho.

 

5) Projeto: Handebol no IFRS

Coordenador(a): Helder Madruga de Quadros

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: O esporte coletivo handebol é um dos esportes que mais crescem no Brasil e uma das modalidades esportivas praticadas nas aulas de Educação Física do Campus Ibirubá, bem como a participação em competições escolares em nível municipal, regional e nacional. O projeto “Handebol no IFRS” tem o objetivo de oportunizar experiências motoras, sociais, culturais e psicológicas, por intermédio de quatro horas semanais de treinamentos físico, técnico e tático de handebol, sendo oferecido para todos os alunos do campus Ibirubá. O projeto será ofertado a todos os alunos matriculados no Campus distribuído em dois treinos semanais com duração de duas horas cada um.

 

6) Projeto: Cineframe

Coordenador(a): Gabriela Fontana Abs da Cruz

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: O trabalho com produção audiovisual na escola é um importante recurso capaz de potencializar diferentes habilidades dos estudantes e de aprimorar a produção textual nessa modalidade, com a possibilidade de haver um interlocutor real, em uma situação comunicativa real e legítima. Com o intuito de incentivar, auxiliar e instrumentalizar a produção audiovisual de estudantes do Ensino Médio Integrado do campus Ibirubá, o projeto de ensino CineFrame propõe-se a trabalhar com a adaptação de contos brasileiros para o cinema, na modalidade de curta-metragens. O filme produzido será apresentado em um Cine debate virtual, a fim de ter um interlocutor real e também de proporcionar um momento de reflexão sobre a sua criação e sobre os processos envolvidos na sua produção.

 

7) Projeto: Ibiferti: Simplificando o Solo

Coordenador(a): Daniela Batista dos Santos

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: O solo é um recurso natural extremamente importante para a vida humana no planeta Terra, podendo ser considerado um componente vital para o agroecossistema, visto que, nele ocorrem processos e ciclos de transformações físicas, biológicas e químicas, e, quando mal manejado, pode degradar todo esse agroecossistema. Diante disso, o solo deve ser entendido por todos como um recurso natural essencial e que deve ser conservado, especialmente, pelos profissionais da área, como os técnicos em agropecuária e agrônomos. Para que isso aconteça, os estudantes e futuros profissionais precisam ter uma formação que aponte caminhos para essa conscientização, e que adote estratégias didáticas, criativas e modernas que facilitem o entendimento dos estudantes acerca das Ciências do Solo, visto que, essa temática é extremamente dinâmica e prática e que exige bases conceituais sólidas, afinal, o solo é um corpo natural que possui atributos químicos, físicos e biológicos bastante complexos. Com a necessidade de estratégias de ensino aprendizagem diferentes e facilitadoras e para que haja não somente a compreensão dos conteúdos programáticos das disciplinas de Ciência do Solo por parte dos estudantes, mas também a promoção da interdisciplinaridade e futuramente, formação de profissionais ativos, críticos e conscientes que atuem na sociedade de forma racional e responsável, surge o projeto de ensino IbIFerti, que consiste na elaboração de materiais didáticos, físicos e digitais, criativos e facilitadores que possam ser utilizados por estudantes de todos os níveis de ensino ofertados pelo IFRS Campus Ibirubá na área das Ciências do Solo e outras disciplinas com possibilidade de integração.

 

8) Projeto: Desenvolvimento de uma bancada didática de hidráulica

Coordenador(a): Bruna Dalcim Pimenta

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: As bancadas didáticas têm se mostrado uma importante ferramenta para o aprendizado dos acadêmicos nas diversas áreas de conhecimento, visto que as atividades práticas fazem com que os alunos tenham uma compreensão mais visível e interativa. O presente projeto objetiva realizar o dimensionamento e montagem de uma bancada didática de hidráulica para um futuro aproveitamento por parte da instituição. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá não possui nenhum equipamento para realização de aula prática da disciplina de Hidrologia e Hidráulica Agrícola para o Curso Bacharelado em Agronomia. Além dessa, a bancada servirá de apoio para a disciplina de Irrigação e Drenagem, no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e para o Curso Bacharelado em Agronomia. Ademais, futuramente, pode servir de base para estudos de diferentes disciplinas dos cursos já citados e de outros.

 

9) Projeto: O estágio curricular obrigatório integrando conhecimentos na formação dos estudantes concluintes do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio

Coordenador(a): Renata Porto Alegre Garcia

Vigência: 01/08/2021 a 31/01/2022

Descrição: Com o novo projeto pedagógico do curso técnico em agropecuária em 2019 iniciou os projetos integradores, a primeira experiência de forma presencial foi o “Jardim Sensorial” e em 2020 as ações foram remotas com a “Horta escolar ecológica/de casa”. Em 2021 a turma que participou das atividades em 2019 e 2020, em 2021 são os alunos do 3º ano do curso optaram pelo tema “o estágio curricular obrigatório integrando cnhecimentos”. O projeto de ensino tem como objetivo a formação integral, contemplando a formação humana e cidadã e a qualificação profissional. O projeto contará com diferentes atividades que acontecerão ao longo do ano letivo de 2021 nas terça-feira das 13:15 às 14:50, ou no período de aula dos componentes com conteúdos relacionados ao tema do projeto. Serão realizadas oficinas visando a escrita científica, apresentação do relatório, conhecimento técnico entre outros. As oficinas relacionadas a conhecimentos técnicos em alguns momentos poderá dividir a turma com atividades ligadas a parte vegetal ou animal de acordo com o estágio realizado pelo estudante. O auxílio de bolsistas como monitores será fundamental para auxiliar os docentes e estudantes nas atividades teóricas e em oficinas . Além de proporcionar aos estudantes bolsistas conhecimentos extracurriculares.

 

10) Projeto: Basquetebol no IFRS

Coordenador(a): Helder Madruga de Quadros

Vigência: 01/08/2021 a 31/01/2022

Descrição: O basquetebol está entre as modalidades esportivas mais praticadas no Brasil. É um dos esportes mais praticados dentro dos conteúdos da disciplina de Educação Física e também é uma modalidade que tem uma grande participação do campus Ibirubá nas competições esportivas em nível municipal e regional. O projeto “Basquetebol no IFRS” tem como objetivo geral o de oportunizar experiências motoras, sociais, culturais e psicológicas, por intermédio de duas horas semanais de treinamentos físico, técnico e tático de basquetebol, sendo ofertado para todos os alunos do campus Ibirubá. Os treinos serão distribuídos duas vezes por semana com duração de uma hora cada um.

 

11) Projeto: Medicina Caseira: um legado da sabedoria popular

Coordenador(a): Ana Dionéia Wouters

Vigência: 01/08/2021 a 31/01/2022

Descrição: Esta proposta está vinculada ao Projeto Interdisciplinar do Curso Técnico em Agropecuária e visa promover espaços de aprendizagem através do resgate do conhecimento popular, interação e integração social, pesquisa metodológica e aplicação de conhecimentos obtidos no decorrer dos componentes curriculares do curso, considerando os eixos básico, politécnico e técnico. A proposta prevê que a equipe, composta pelos estudantes das turmas do primeiro e segundo ano do curso, juntamente com os bolsistas e servidores envolvidos, possa desenvolver diversos tópicos que estejam vinculados a temática “medicina caseira”, como a análise e preparação do solo; uso de compostagem; biofertilizantes, fungicidas e inseticidas para o controle natural de pragas; escolha dos períodos para produção; coleta e preparação de mudas para o plantio; período de coleta, quando se tratar de plantas nativas ou de floresta; abordagem de produtos relacionados a apicultura (mel, própolis e cera); fitoterapia humana e animal; preparo de chás, infusões, tinturas e compressas; possibilidades para a cosmética natural; tecnologias aplicadas ao cultivo em pequena e grande escala, dentre tantos outros tópicos. Ademais, tratar das temáticas do meio ambiente, agroecologia, vigilância alimentar e desenvolvimento sustentável atende à formação do perfil do egresso do curso, à Política Institucional de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental do IFRS e aos dispositivos legais a respeito da educação ambiental. A proposta será desenvolvida segundo a metodologia de projetos contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final.

 

12) Projeto: Futsal no IFRS

Coordenador(a): Helder Madruga de Quadros

Vigência: 01/08/2021 a 31/01/2022

Descrição: A modalidade de futsal é uma das mais praticadas no Brasil e muito destacada nas aulas de Educação Física e em competições esportivas em nível municipal, regional e nacional da qual o Campus Ibirubá participa. O projeto “Futsal no IFRS” tem como objetivo geral o de oportunizar experiências motoras, sociais, culturais e psicológicas, por intermédio de quatro horas semanais de treinamentos físico, técnico e tático de futsal, sendo ofertado para todos os alunos do campus Ibirubá. Os treinos serão distribuídos duas vezes por semana com duração de duas horas cada um.

 

13) Projeto: Voleibol no IFRS

Coordenador(a): Helder Madruga de Quadros

Vigência: 01/08/2021 a 31/01/2022

Descrição: O voleibol, além de ser a segunda modalidade esportiva mais popular e praticada do país é muito importante e aplicada nas aulas de Educação Física e também nas competições esportivas em nível municipal, regional e nacional da qual o Campus Ibirubá participa. O projeto “Voleibol no IFRS” tem como objetivo geral o de oportunizar experiências motoras, sociais, culturais e psicológicas, por intermédio de três horas semanais de treinamentos físico, técnico e tático de voleibol, sendo ofertado para todos os alunos do campus Ibirubá. Os treinos serão distribuídos duas vezes por semana com duração de uma hora e meia em cada dia.

 

Edital N. 19, De 14 de Junho de 2021 – Seleção de bolsistas de ensino com foco em ações de educação a distância junto ao núcleo de educação à Distância.

 

1) Projeto: Oficinas de Moodle para servidores e discentes

Coordenador(a): Rodrigo Farias Gama

Vigência: 01/07/2021 a 31/01/2022

Descrição: Este projeto será um conjunto de oficinas a serem ofertadas para os servidores e alunos do IFRS – Campus Ibirubá com o objetivo de promover a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. As oficinas para os servidores têm como objetivo apresentar os recursos desse AVA para disponibilização de materiais e atividades, avaliação, bem como as ferramentas de comunicação e compartilhamento a fim de possibilitar a mediação da aprendizagem. As oficinas para os discentes têm como objetivo capacitar os alunos a acessar materiais, enviar atividades e utilizar as ferramentas de comunicação e compartilhamento.

 

Edital IFRS n. 18/2021- Fluxo Contínuo de Projetos de Ensino 2021- 2022 – Vigência de 18 de março de 2021 a 13 de dezembro de 2022.

 

1) 4ª edição – Glossário Terminológico de Libras usados na disciplina de Zootecnia Geral – Francinei Rocha Costa

Início: 30 de junho de 2021

Término: 21 de fevereiro de 2022

Proposta em andamento.

2) Semeadoras para desenvolvimento de atividades didáticas – Marcos Paulo Ludwig

Início: 01 de outubro de 2021

Término: 13 de dezembro de 2022

Proposta em andamento.

3) 9º Simpósio do Curso Técnico em Agropecuária – Renata Porto Alegre Garcia.

Início: 18/10/2021

Término: 12/11/2021

Proposta concluída.

4) Criação de material de apoio à disciplina de Introdução à mecânica industrial – Alex Oliveira

Início: 01/11/2021

Término: 25/03/2022

Proposta em andamento

5) Elaboração de material didático com o enfoque: Matemática aplicada à mecânica – Alex Oliveira

Início: 01/11/2021

Término: 25/03/2022

Proposta em andamento

6) Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica Integrada – Alexandre Bittencourt de Sá

Início: 17/11/2021

Término: 19/11/2021

Proposta concluída.

Os projetos de Ensino submetidos ao Edital Complementar do Campus Ibirubá/ IFRS n. 60/2019 referente ao Edital PROEN/IFRS n.68/2019- Bolsas de Ensino 2020 terão vigência de 1° de setembro de 2020 a 31 de março de 2021 e a forma de condução das atividades dos projetos será não presencial, de acordo com as orientações do Ofício Circular N. 004/2020/PROEX/PROPPI/PROEN/IFRS, que dispõe da execução obrigatória e exclusiva de forma não presencial dos programas/projetos contemplados com fomento e bolsas para estudantes.

Cultivo ecológico de alimentos na horta escolar

COORDENADOR: Carina Tonieto

DESCRIÇÃO: O projeto tem como objetivo promover um espaço de aprendizagem voltado para a educação ambiental, por meio da resolução de problemas de forma criativa, crítica e criteriosa a respeito do cultivo ecológico de alimentos numa horta escolar, articulando os conhecimentos dos eixos básico, politécnico e tecnológico. O projeto envolverá a turma do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no período de abril a novembro do corrente ano, sob a coordenação e supervisão da equipe de professores. As atividades acontecerão no horário regular durante a jornada semanal previsto institucionalmente para a realização dos projetos integradores. A proposta será desenvolvida segundo a metodologia de projetos contando com 5 etapas: introdução e planejamento; pesquisa inicial e coleta de informações; criação, desenvolvimento e avaliação; apresentação dos resultados parciais; publicação do produto final. Tratar das temáticas do meio ambiente, agroecologia, vigilância alimentar e desenvolvimento sustentável atende à formação do perfil do egresso do curso, à Política Institucional de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental do IFRS e aos dispositivos legais a respeito da educação ambiental.

Dublagem e Legendagem no Ensino de Língua Inglesa

 COORDENADOR: Gabriela Fontana Abs da Cruz

DESCRIÇÃO: Estamos na era da informação e da tecnologia, e, por esse motivo, é preciso aliar os recursos audiovisuais e as mídias para propor um ensino diferenciado de língua adicional para os estudantes de Ensino Médio. Este projeto visa ao estudo sobre o processo de legendagem e de dublagem, a fim de propor formas de intervenção no ensino de línguas. O material desenvolvido é testado, a fim de que seja realizada uma avaliação e ajustes das tarefas, para, posteriormente, disponibilizá-lo a professores de língua inglesa e interessados. Além disso, serão oferecidas oficinas de extensão de dublagem e de legendagem abertas à comunidade interna e externa ao campus

Praticando Inclusão por meio do Projeto Integrador no curso Técnico Integrado em Informática

COORDENADOR: Roger Luis Hoff Lavarda

DESCRIÇÃO: O Projeto Integrador é uma atividade interdisciplinar proposta aos alunos do segundo ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O principal foco do projeto é propiciar aos alunos um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos através dos conteúdos ministrados em sala de aula, além disso, visa desenvolver nos alunos as competências requeridas dos Técnicos em Informática em que serão estimulados a verificar a relação entre a teoria e  prática, bem como, entender a interdisciplinaridade, por meio de vivências de características práticas. Ainda, o projeto objetiva tornar o processo de ensino e de aprendizagem mais dinâmico, interessante, significativo, real e atrativo para os alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e no mundo do trabalho a partir da metodologia pedagógica de desenvolvimento de projetos. O objetivo principal do projeto interdisciplinar é articular de forma teórica e prática, promovendo a valorização das pesquisas individuais e coletivas. O projeto conta com um grupo de docentes de diversas áreas que irão propor a temática  da Inclusão e instigar os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas identificados. O projeto será dividido em três etapas, sendo a primeira de problematização, a segunda de desenvolvimento e a terceira de aplicação e apresentação. Serão realizados encontros semanais com os alunos para o desenvolvimento deste projeto.

Ensino de Programação Através de Competições 

COORDENADOR: Tiago Rios da Rocha

DESCRIÇÃO: O uso de competições em ambientes de aprendizagens podem trazer várias vantagens ao aluno, como por exemplo, tornarem os estudantes participantes mais ativos e não apenas observadores, resolvendo problemas tomando decisões e reagindo aos resultados. O uso de jogos permitem diversos objetivos pedagógicos como por exemplo, os relacionados à cognição, afeição, socialização, motivação e criatividade sejam atingidos. Alunos da computação, tanto em níveis técnico como em níveis superiores, podem ter dificuldades no aprendizado de algoritmos e programação. podendo ter um elevado percentual de reprovação e dificuldades no processo ensino-aprendizagem.Este projeto tem por objetivo viabilizar a participação dos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Técnico Integrado em Informática para participação de competições de programação. O projeto visa permitir que os alunos possam participar das principais competições nacionais e para isto, este projeto também irá desenvolver uma competição interna para os alunos do Campus. Espera-se com este projeto que os alunos tenha estímulo para o aprofundamento científico teórico sobre algoritmos, programação e lógica computacional além de proporcionar uma integração entre os alunos dos dois cursos e a sua socialização.

Projeto de incentivo à Produção audiovisual no Campus Ibirubá 

COORDENADOR: Gabriela Fontana Abs da Cruz / Docente

DESCRIÇÃO: A produção audiovisual se tornou um recurso muito utilizado na educação, principalmente no ensino a distância, com as videoaulas. No Campus Ibirubá do IFRS, dois de seus cursos de graduação e um curso de pós-graduação latu sensu possuem 20% da carga horária total do curso a distância. Assim, um dos objetivos é auxiliar os professores na gravação e na edição das videoaulas voltadas à educação a distância. Com relação ao Ensino Médio, produção audiovisual é bem aceita pelos estudantes e estimula sua criatividade e curiosidade. O trabalho com produção audiovisual na escola é um importante recurso capaz de potencializar diferentes habilidades dos estudantes e de aprimorar a produção textual nessa modalidade, com a possibilidade de haver um interlocutor real, em uma situação comunicativa real e legítima. Para esse público, objetiva-se incentivar, auxiliar e instrumentalizar a produção audiovisual de estudantes do Campus, na modalidade de curta-metragens voltados para ficção e documentário. Ao final, será realizado um festival para divulgação dos resultados das produções.

LApis 2020- teoria e na prática na criação de abelhas

COORDENADOR: Renata Porto Alegre Garcia

DESCRIÇÃO: A apicultura pode gerar renda pela produção de mel, pólen, própolis e geléia real, venda de enxames e rainhas. A região do Alto Jacuí é caracterizada pela produção de grãos, onde as abelhas são importantes agentes na polinização podendo aumentar a produtividade e a qualidade dos cereais e mesmo de frutíferas. É fundamental estimular o conhecimento de profissionais das ciências agrárias, visando o aumento da produtividade e a consciência ambiental. O projeto de ensino tem como objetivo a participação de alunos em atividades de ensino no LApis – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura e Meliponicultura. Os bolsistas irão organizar o LApis, que inclui desde a organização de equipamentos e materiais, manutenção da casa da apicultura e casa do mel e os manejos no apiário. Os bolsistas também auxiliarão na execução das aulas práticas, na casa da apicultura, casa do mel e apiário. Para execução das atividades, os bolsistas irão estudar sobre criação de abelhas, discutir temas sobre agricultura, visando melhorar seus conhecimentos e o aprimoramento do material didático sobre apicultura.

Prática em Projeto Assistido por Computador

COORDENADOR: Bruno Conti Franco

DESCRIÇÃO: A evolução dos computadores e da computação gráfica revolucionaram o projeto mecânico de máquinas e equipamentos, essas ferramentas possibilitam identificar erros e oportunidades de otimização, antes mesmo da fabricação. O objetivo desse projeto é capacitar e auxiliar os estudantes para utilização desses softwares de computação gráfica, especificamente aos softwares do tipo CAD (Computer Aided Design). A pesquisa em fóruns, tutoriais e ajudas disponibilizadas pelo fabricante consiste na principal referência para elaboração de material didático. O material será disponibilizado no formato de apostilas e vídeo-aulas, disponibilizados aos estudantes através do Moodle e canais no Youtube. Em paralelo a essas ações, será ofertada monitoria no laboratório de Informática do Campus. Espera-se com essas ações: melhorar o aproveitamento dos estudantes dos cursos nos componentes curriculares que utilizam ferramentas CAD, difundir essas tecnologias no ambiente acadêmico e desenvolver habilidades e competências relacionadas a essa área de conhecimento, em estudantes e bolsistas do projeto.

Monitoria na criação de pequenos animais

COORDENADOR: Renata Porto Alegre Garcia

DESCRIÇÃO: O projeto visa proporcionar aos estudantes conhecimento através da articulação entre atividades teóricas e práticas. Os bolsistas monitores auxiliarão na condução e execução do projeto, na elaboração de materiais didáticos, informativos e exercícios com conteúdos de avicultura e cunicultura.

Auxílio da Monitoria para a Prática Docente Inclusiva

COORDENADOR:  Marcele Neutzling Rickes

DESCRIÇÃO: Esse projeto oferta aos docentes o apoio de estudante-monitor a fim de contribuir na qualidade da aprendizagem e auxiliar na efetivação de um planejamento significativo para estudantes com necessidades educacionais específicas com Plano Educacional Individualizado (PEI). Ao participar da monitoria o estudante-monitor tem a possibilidade de  ampliar sua formação acadêmica e participar de um universo de pesquisa relacionado às pessoas com NEE. Com esta ação pretendemos estimular a interação de saberes entre estudante-monitor, discentes e docentes propiciando a cooperação, trabalho em equipe e novos olhares e naturalidade sobre as pessoas com necessidades educacionais específicas.

 

LApis 2019 – Aprendendo na Teoria e Prática sobre a Criação de Abelhas

COORDENADOR: Renata Porto Alegre Garcia

DESCRIÇÃO: O projeto de ensino tem como objetivo a participação de alunos em atividades de ensino no LApis- Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em apicultura e meliponicultura. Os bolsistas irão organizar o LApis para atividades de ensino, que inclui desde a organização de equipamentos e materiais, manutenção da casa da apicultura e casa do mel e o manejo do apiário. Os bolsistas também auxiliarão na execução das aulas práticas na casa da apicultura, casa do mel e apiário. Para execução das atividades os bolsistas irão estudar sobre a criação de abelhas. Durante o projeto os bolsistas irão discutir temas sobre de apicultura visando melhorar seus conhecimentos. Os bolsistas poderão participar de atividades com apicultores da região, bem como participar na organização de palestras visando a qualificação de profissionais na área de apicultura e meliponicultura. O auxílio dos bolsistas nas disciplinas relacionadas à criação de abelhas proporcionará melhores condições de aprendizagem.

Monitoria em Avicultura e Cunicultura 2019

COORDENADOR: Renata Porto Alegre Garcia

DESCRIÇÃO: As atividades práticas são fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Para essas práticas ocorrerem são necessários a organização da instalações e equipamentos e os manejos diários das criações. Os monitores irão organizar os setores de avicultura e cunicultura para as aulas práticas dos cursos técnico em agropecuária e agronomia no ano letivo de 2018. Os monitores irão auxiliar a professora na execução dos projetos de ensino prático de criação de frango de corte e criação de coelhos. Os bolsistas do projeto irão realizar estudo sobre avicultura e cunicultura para realização das atividades de ensino. Os monitores irão auxiliar nas aulas teóricas e práticas, também na elaboração de materiais didáticos, informativos e exercícios com conteúdos de avicultura e cunicultura. Entre as atividades dos monitores está o acompanhamento de aluno com necessidades especiais durante o estágio curricular.

Desenvolvendo as Inteligências Múltiplas: Uma Aplicação sobre a Inteligência Lógico Matemática e Linguística

COORDENADOR: Vanessa Faria de Souza

DESCRIÇÃO: A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) no entanto, umas podem estar mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem. Este projeto tem seu foco fundamentalmente na inteligência linguística e na inteligência lógico- matemática pois são as inteligências mais estimuladas no ensino. O presente projeto cuja estratégia de pesquisa é a metodologia de investigação-ação pretende estimular com exercícios simples a Inteligência Lógico-Matemática e linguística nos alunos do 1° ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. É importante ter uma visão pluralista da mente humana inspirada em uma pedagogia de singularidade, na qual ensinar envolve reconhecer os diversos modos de aprendizagem de um aluno. Destaca-se, ainda, a responsabilidade dos professores em diversificar as suas estratégias de ensino para lecionar os conteúdos.

Formação Acadêmica Complementar: Ações em Loco no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

COORDENADOR: Vanessa Faria de Souza

DESCRIÇÃO: A formação acadêmica complementar é o processo educativo, cultural e científico que, articula-se ao ensino de forma indissociável, viabiliza a relações transformadoras entre a universidade e mercado de trabalho por exemplo, ou com pesquisas avançadas que estão em desenvolvimento, muitas das quais os professores não tem condições de acompanhar. As atividades de formação complementar como eventos e minicursos assumem um papel de grande importância no processo da comunicação científica, fomentando o desenvolvimento da Ciência, bem como atuam no aperfeiçoamento e na qualificação de recursos humanos. Nesse contexto, este projeto visa fomentar o desenvolvimento de minicursos, palestras, workshops, mesas redondas dentre outros, na área de Ciência da Computação, busca com isso complementar a formação do acadêmico, trazendo em suas temáticas tecnologias novas e diferenciadas, assim como evidenciar elementos significativos do mercado de trabalho, que são importantes para os alunos, que muitas vezes não há tempo somente com os períodos disponíveis em sala de aula, para que os professores consigam permear todas essas questões, e ainda lecionar todo o conteúdo que é programado para sua disciplina.

Prática em Projeto Assistido por Computador

COORDENADOR: Bruno Conti Franco

DESCRIÇÃO: A evolução dos computadores e da computação gráfica revolucionaram o projeto mecânico de máquinas e equipamentos, essas ferramentas possibilitam identificar erros e oportunidades de otimização em peças e conjuntos, antes mesmo da fabricação. O objetivo desse projeto é desenvolver práticas de ensino voltadas aos softwares de computação gráfica, especificamente aos do tipo CAD (Computer Aided Design). O resultado esperado desse projeto é a produção de material didático e ofertada de monitoria aos estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Técnico em Mecânica Integrado e Técnico em Mecânica Subsequente.

Monitoria nos Componentes Curriculares da Área da Mecânica dos Sólidos do Curso Superior de Engenharia Mecânica

COORDENADOR: Jefferson Morais Gautério

DESCRIÇÃO: O projeto consiste na criação de monitoria para os componentes curriculares relacionados à área de mecânica dos sólidos, do curso superior em Engenharia Mecânica do campus Ibirubá. Os componentes curriculares que serão atendidos pelo projeto são: Mecânica dos Sólidos I, Mecânica dos Sólidos II e Mecânica Geral. A monitoria visa atender os alunos do curso de Engenharia Mecânica a partir do 4° semestre.

Monitoria na Área de Termo-fluido em Engenharia Mecânica

COORDENADOR: Daniel Vieira Pinto

DESCRIÇÃO: O projeto consiste da criação de um grupo de monitoria nas componentes curriculares da área de termo-fluidos do curso Superior em Engenharia Mecânica, bem com aos projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados com a área de termo-fluidos, em desenvolvimento no IFRS – Campus Ibirubá. As atividades de monitoria constituem-se de atendimento individual ou em grupos, em horários pré-definidos entre o professor coordenador, bolsistas e alunos interessados em receber atendimento.

Programa Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS-Campus Ibirubá

COORDENADOR: Maria Inês Simon

DESCRIÇÃO: O Programa em questão objetiva evidenciar um plano que contemple o estudo e a  análise do perfil socioeconômico dos estudantes que chegam à instituição, bem como daqueles que se evadem do ambiente escolar antes do desfecho de um período letivo, ou do encerramento de uma etapa de sua formação. A partir do perfil socioeconômico, os dados serão sistematizados para diagnóstico qualitativo e quantitativo, sendo, então realizada a validação dos fatores de evasão e retenção e das ações a serem adotadas por curso e modalidade propostas pela instituição.

Fábrica de Software

COORDENADOR: Edimar Manica

DESCRIÇÃO: O projeto de ensino tem como objetivo capacitar os alunos do Terceiro Ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Ibirubá a desenvolver sistemas Web utilizando a linguagem de programação Python, o framework Django e o sistema de gerenciamento de banco de dados PostgreSQL. Este projeto seguirá a abordagem Learning by doing (Aprenda fazendo), onde os participantes irão aprender a linguagem Python desenvolvendo um software real para o IFRS – Campus Ibirubá. Além de aprender uma nova linguagem de programação, Python, os alunos terão a oportunidade de vivenciar na prática diversos conceitos teóricos trabalhados em diferentes componentes curriculares do curso, como, por exemplo, levantamento e documentação de requisitos, diagrama de casos de uso, modelo Entidade-Relacionamento, HTML e CSS.

Oficinas de Moodle para Servidores e Discentes

COORDENADOR: Edimar Manica

DESCRIÇÃO: Este projeto será um conjunto de oficinas a serem ofertadas para os servidores e alunos do IFRS – Campus Ibirubá com o objetivo de promover a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. As oficinas abordarão os recursos desse AVA para disponibilização de materiais e atividades, avaliação, bem como as ferramentas de comunicação e compartilhamento.

  

Ensino de Programação Através de Competições

COORDENADOR: Tiago Rios da Rocha

DESCRIÇÃO: Este projeto tem por objetivo viabilizar a participação dos alunos do Curso de Ciência da Computação e Curso Técnico em Informática em competições de programação internas e nacionais, de modo a estimulá-los ao aprofundamento científico teórico sobre algoritmos, programação e lógica computacional.

Significando Saberes em Libras

COORDENADOR:  Sabrine de Oliveira

DESCRIÇÃO: Esse projeto consiste em produzir material didático-visual em Libras a fim de construir um banco de dados de vídeos. A construção desse material auxiliará os estudantes na ampliação da sua formação, qualificando os conhecimentos científicos relacionados aos cursos: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Bacharelado em Agronomia. O projeto prevê a produção de roteiros de gravação, filmagem e edição de vídeos, bem como a construção de uma canal no youtube para armazenamento e compartilhamento desses vídeos com o público interno do Campus Ibirubá.

 

Ações de Permanência e Êxito Escolar

COORDENADOR: Maria Inês Simon

DESCRIÇÃO:  Esse projeto objetiva o acompanhamento, o monitoramento e o auxílio pedagógico no que e refere às necessidades de aprendizagem e/ou outras carências que podem impactar na permanência e êxito dos estudantes matriculados na instituição. A proposta visa trabalhar com estudantes, docentes e responsáveis, acompanhando o processo de aprendizagem e, a partir das dificuldades constatadas, realizar ações com vistas ao êxito escolar.

Monitoria nas Componentes Curriculares da Área de Termo-fluidos no Curso Superior em Engenharia Mecânica

COORDENADOR: Daniel Vieira Pinto

O projeto consiste na oferta de monitoria nas componentes curriculares da área de termo-fluidos do curso Superior em Engenharia Mecânica. O bolsista, sob orientação dos professores da área, atuará como monitor, auxiliando alunos que buscam atendimento para sanar dúvidas a respeito dos conteúdos, nas componentes curriculares de Física II, Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Máquinas Térmicas I e II, Máquinas de Fluxo, entre outras disciplinas da área.

Ações de Promoção da Permanência e Êxito Escolar

COORDENADORA: Maria Inês Simon

O projeto objetiva o monitoramento e o reforço do processo ensino e aprendizagem, objetivando reduzir os índices de evasão bem como de retenção por meio de estratégias promotoras da permanência e êxito dos estudantes do Campus Ibirubá”.

Monitoria no estágio curricular obrigatório para estudantes em adaptação curricular

COORDENADORA: Marcele Neutzling Rickes

O projeto tem como objetivo possibilitar o apoio de monitores na construção do conhecimento significativo e no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório de estudantes com NEE. Ao participar da monitoria terá a possibilidade de ampliar sua formação acadêmica, interagir com os estudantes no processo de ensino e aprendizagem, auxiliar no atendimento quanto às apresentações das experiências de estágio, análises e encaminhamentos produzidos pelos estudantes.

Oficinas de Moodle para Docentes e Discentes

COORDENADOR: Edimar Manica

Este projeto será um conjunto de oficinas a serem ofertadas para os professores e alunos do IFRS – Campus Ibirubá com o objetivo de promover a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. As oficinas abordarão os recursos desse AVA para disponibilização de materiais e atividades, avaliação, bem como as ferramentas de comunicação e compartilhamento.

LApis – Aprendendo na teoria e na prática sobre a criação de abelhas

COORDENADORA: Renata Porto Alegre Garcia

O projeto de ensino tem como objetivo a participação de alunos em atividades de ensino no LApis-Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em apicultura e meliponicultura. Os bolsistas irão organizar o LApis para atividades de ensino, que inclui desde a organização de equipamentos e materiais, manutenção da casa da apicultura e casa do mel e o manejo do apiário. Os bolsistas também auxiliarão na execução das aulas práticas na casa da apicultura, casa do mel e apiário. Para execução das atividades os bolsistas irão estudar sobre a criação de abelhas. Durante o projeto os bolsistas irão discutir temas sobre de apicultura visando melhorar seus conhecimentos. Os bolsistas poderão participar de atividades com apicultores da região, bem como participar na organização de palestras visando a qualificação de profissionais na área de apicultura e meliponicultura. O auxílio dos bolsistas nas disciplinas relacionadas à criação de abelhas proporcionará melhores condições de aprendizagem.

Monitoria em avicultura e cunicultura

COORDENADORA: Renata Porto Alegre Garcia

As atividades práticas são fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Para essas práticas ocorrerem são necessários a organização da instalações e equipamentos e os manejos diários das criações. Os monitores irão organizar os setores de avicultura e cunicultura para as aulas práticas dos cursos técnico em agropecuária e agronomia no ano letivo de 2018. Os monitores irão auxiliar a professora na execução dos projetos de ensino prático de criação de frango de corte e criação de coelhos. Os bolsistas do projeto irão realizar estudo sobre avicultura e cunicultura para realização das atividades de ensino. Os monitores irão auxiliar nas aulas teóricas e práticas, também na elaboração de materiais didáticos, informativos e exercícios com conteúdos de avicultura e cunicultura. Entre as atividades dos monitores está o acompanhamento de aluno com necessidades especiais durante o estágio curricular.

Acompanhamento ao Ensino de Computação: Monitoria, Nivelamento e Atividades de Estímulo ao Discente

COORDENADOR: Tiago Rios da Rocha

O projeto visa um acompanhamento dos estudos para os alunos do curso Superior em Ciência da Computação do IFRS Câmpus Ibirubá. Na perspectiva do aluno monitorado, o projeto visa atendê-lo da melhor maneira possível, no auxílio na resolução de problemas relacionados aos conteúdos de disciplinas que historicamente apresentam um alto índice de retenção, o que produz melhoria no aprendizado através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que permitam a interação dos alunos com o corpo docente e discente da instituição. Esta interação tem como objetivo estimular os alunos para aprimorarem seus conhecimentos, com isto, diminuir o número de evasão nos cursos tecnológicos, problema causado principalmente pela dificuldade nas disciplinas específicas de Programação de Computadores e disciplinas relacionadas a área de Matemática.

Formação Acadêmica Complementar: Ações em loco no curso de Bacharelado em Ciência da Computação

COORDENADORA: Vanessa Faria de Souza

Este projeto visa fomentar o desenvolvimento de minicursos, palestras, workshops, mesas redondas dentre outros, na área de Ciência da Computação, busca com isso complementar a formação do acadêmico, trazendo em suas temáticas tecnologias novas e diferenciadas, assim como evidenciar elementos significativos do mercado de trabalho, que são importantes para os alunos, que muitas vezes não há tempo somente com os períodos disponíveis em sala de aula, para que os professores consigam permear todas essas questões, e ainda lecionar todo o conteúdo que é programado para sua disciplina.

Prática em projeto assistido por computador

COORDENADOR: Bruno Conti Franco

A evolução dos computadores e da computação gráfica revolucionaram o projeto mecânico de máquinas e equipamentos, essas ferramentas possibilitam identificar erros e oportunidades de otimização em peças e conjuntos, antes mesmo da fabricação. O objetivo desse projeto é desenvolver práticas de ensino voltadas aos softwares de computação gráfica, especificamente aos do tipo CAD (Computer Aided Design), em português: Desenho Assistido por Computador. Esse projeto visa a produção de material didático sobre esse tema e a ofertada de monitoria aos estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica Integrado e Subsequente.

Monitoria no Ensino de Química com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

COORDENADORA: Ana Dioneia Wouters

As ações deste projeto tem o objetivo de tornar a monitoria uma ferramenta facilitadora e de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, podendo sanar as dificuldades dos alunos relacionadas a situações trabalhadas em sala de aula, bem como no aprofundamento de tópicos nos quais os alunos tem mais interesses. O projeto contará com 2 monitores, sendo que um deles irá colaborar no atendimento aos alunos que apresentem dificuldades na compreensão de conceitos, e outro no desenvolvimento de aplicativos e banco de questões voltados para as áreas que os estudantes manifestem maior dificuldade.

Última atualização em 04/08/2023

Fim do conteúdo