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Projetos de Ensino


2018


Monitoria nas Componentes Curriculares da Área de Termo-fluidos no Curso Superior em Engenharia Mecânica

COORDENADOR: Daniel Vieira Pinto

O projeto consiste na oferta de monitoria nas componentes curriculares da área de termo-fluidos do curso Superior em Engenharia Mecânica. O bolsista, sob orientação dos professores da área, atuará como monitor, auxiliando alunos que buscam atendimento para sanar dúvidas a respeito dos conteúdos, nas componentes curriculares de Física II, Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Máquinas Térmicas I e II, Máquinas de Fluxo, entre outras disciplinas da área.

 

Ações de Promoção da Permanência e Êxito Escolar

COORDENADORA: Maria Inês Simon

O projeto objetiva o monitoramento e o reforço do processo ensino e aprendizagem, objetivando reduzir os índices de evasão bem como de retenção por meio de estratégias promotoras da permanência e êxito dos estudantes do Campus Ibirubá”.

 

Monitoria no estágio curricular obrigatório para estudantes em adaptação curricular

COORDENADORA: Marcele Neutzling Rickes

O projeto tem como objetivo possibilitar o apoio de monitores na construção do conhecimento significativo e no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório de estudantes com NEE. Ao participar da monitoria terá a possibilidade de ampliar sua formação acadêmica, interagir com os estudantes no processo de ensino e aprendizagem, auxiliar no atendimento quanto às apresentações das experiências de estágio, análises e encaminhamentos produzidos pelos estudantes.

 

Oficinas de Moodle para Docentes e Discentes

COORDENADOR: Edimar Manica

Este projeto será um conjunto de oficinas a serem ofertadas para os professores e alunos do IFRS – Campus Ibirubá com o objetivo de promover a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. As oficinas abordarão os recursos desse AVA para disponibilização de materiais e atividades, avaliação, bem como as ferramentas de comunicação e compartilhamento.

 

LApis – Aprendendo na teoria e na prática sobre a criação de abelhas

COORDENADORA: Renata Porto Alegre Garcia

O projeto de ensino tem como objetivo a participação de alunos em atividades de ensino no LApis-Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em apicultura e meliponicultura. Os bolsistas irão organizar o LApis para atividades de ensino, que inclui desde a organização de equipamentos e materiais, manutenção da casa da apicultura e casa do mel e o manejo do apiário. Os bolsistas também auxiliarão na execução das aulas práticas na casa da apicultura, casa do mel e apiário. Para execução das atividades os bolsistas irão estudar sobre a criação de abelhas. Durante o projeto os bolsistas irão discutir temas sobre de apicultura visando melhorar seus conhecimentos. Os bolsistas poderão participar de atividades com apicultores da região, bem como participar na organização de palestras visando a qualificação de profissionais na área de apicultura e meliponicultura. O auxílio dos bolsistas nas disciplinas relacionadas à criação de abelhas proporcionará melhores condições de aprendizagem.

 

Monitoria em avicultura e cunicultura

COORDENADORA: Renata Porto Alegre Garcia

As atividades práticas são fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Para essas práticas ocorrerem são necessários a organização da instalações e equipamentos e os manejos diários das criações. Os monitores irão organizar os setores de avicultura e cunicultura para as aulas práticas dos cursos técnico em agropecuária e agronomia no ano letivo de 2018. Os monitores irão auxiliar a professora na execução dos projetos de ensino prático de criação de frango de corte e criação de coelhos. Os bolsistas do projeto irão realizar estudo sobre avicultura e cunicultura para realização das atividades de ensino. Os monitores irão auxiliar nas aulas teóricas e práticas, também na elaboração de materiais didáticos, informativos e exercícios com conteúdos de avicultura e cunicultura. Entre as atividades dos monitores está o acompanhamento de aluno com necessidades especiais durante o estágio curricular.

 

Acompanhamento ao Ensino de Computação: Monitoria, Nivelamento e Atividades de Estímulo ao Discente

COORDENADOR: Tiago Rios da Rocha

O projeto visa um acompanhamento dos estudos para os alunos do curso Superior em Ciência da Computação do IFRS Câmpus Ibirubá. Na perspectiva do aluno monitorado, o projeto visa atendê-lo da melhor maneira possível, no auxílio na resolução de problemas relacionados aos conteúdos de disciplinas que historicamente apresentam um alto índice de retenção, o que produz melhoria no aprendizado através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que permitam a interação dos alunos com o corpo docente e discente da instituição. Esta interação tem como objetivo estimular os alunos para aprimorarem seus conhecimentos, com isto, diminuir o número de evasão nos cursos tecnológicos, problema causado principalmente pela dificuldade nas disciplinas específicas de Programação de Computadores e disciplinas relacionadas a área de Matemática.

 

Formação Acadêmica Complementar: Ações em loco no curso de Bacharelado em Ciência da Computação

COORDENADORA: Vanessa Faria de Souza

Este projeto visa fomentar o desenvolvimento de minicursos, palestras, workshops, mesas redondas dentre outros, na área de Ciência da Computação, busca com isso complementar a formação do acadêmico, trazendo em suas temáticas tecnologias novas e diferenciadas, assim como evidenciar elementos significativos do mercado de trabalho, que são importantes para os alunos, que muitas vezes não há tempo somente com os períodos disponíveis em sala de aula, para que os professores consigam permear todas essas questões, e ainda lecionar todo o conteúdo que é programado para sua disciplina.

 

Prática em projeto assistido por computador

COORDENADOR: Bruno Conti Franco

A evolução dos computadores e da computação gráfica revolucionaram o projeto mecânico de máquinas e equipamentos, essas ferramentas possibilitam identificar erros e oportunidades de otimização em peças e conjuntos, antes mesmo da fabricação. O objetivo desse projeto é desenvolver práticas de ensino voltadas aos softwares de computação gráfica, especificamente aos do tipo CAD (Computer Aided Design), em português: Desenho Assistido por Computador. Esse projeto visa a produção de material didático sobre esse tema e a ofertada de monitoria aos estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica Integrado e Subsequente.

 

Monitoria no Ensino de Química com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

COORDENADORA: Ana Dioneia Wouters

As ações deste projeto tem o objetivo de tornar a monitoria uma ferramenta facilitadora e de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, podendo sanar as dificuldades dos alunos relacionadas a situações trabalhadas em sala de aula, bem como no aprofundamento de tópicos nos quais os alunos tem mais interesses. O projeto contará com 2 monitores, sendo que um deles irá colaborar no atendimento aos alunos que apresentem dificuldades na compreensão de conceitos, e outro no desenvolvimento de aplicativos e banco de questões voltados para as áreas que os estudantes manifestem maior dificuldade.

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