Mais de 230 vagas em cursos técnicos na Educação de Jovens e Adultos são oferecidas no Processo Seletivo 2025/01

Tem 18 anos ou mais e deseja cursar o ensino médio e obter uma formação técnica? Confira os cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) disponíveis no Processo Seletivo de Estudantes 2025/1 do IFRS.

Pessoas com 18 anos ou mais que desejam cursar o ensino médio e obter uma formação técnica podem se inscrever no Processo Seletivo de Estudantes 2025/01 para cursos técnicos integrados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições vão até 14 de outubro pelo site ingresso.ifrs.edu.br. São 238 vagas distribuídas em três opções de cursos, oferecidas em sete campi.

O ingresso é gratuito e ocorre por meio de sorteio entre os inscritos. As aulas são presenciais e começam no primeiro semestre de 2025, no turno da noite, com um tempo estimado de conclusão entre dois e três anos. Ainda, ao longo do curso, os estudantes contam com o suporte dos setores de Assistência Estudantil nos campi, que disponibilizam o Auxílio Permanência e o Auxílio Moradia. Esses auxílios são prioritariamente destinados a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme critérios previamente estabelecidos.

Para mais informações de como se inscrever nos cursos, consulte o Edital de Seleção nº 28/2024 em ingresso.ifrs.edu.br.

Confira as oportunidades:

Técnico em Cuidados de Idosos – Campus Alvorada

O curso técnico em Cuidados de Idosos do Campus Alvorada tem como objetivo formar trabalhadores cidadãos com competência técnica, humanística e ética para atuar como cuidadores de idosos. O profissional será capacitado para apoiar nas atividades da vida diária, auxiliar no processo saúde/doença e promover a integração entre o idoso, a família e a sociedade.

Técnico em Comércio – Campus Canoas e Campus Restinga

O curso técnico em Comércio, oferecido pelos campi Canoas e Restinga, tem como objetivo capacitar os estudantes para executar funções de apoio administrativo e suporte às operações organizacionais de comércio e serviços. Os profissionais formados estarão aptos a aplicar métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e ao cumprimento das diretrizes organizacionais. Além disso, serão responsáveis por comunicar previsões e demandas aos fornecedores, realizar o controle quantitativo e qualitativo de produtos, bem como garantir sua adequada armazenagem no estabelecimento comercial.

Campus Canoas

Campus Restinga

Técnico em Administração – Campus Caxias do Sul, Campus Porto Alegre, Campus Rolante e Campus Sertão

O curso técnico em Administração oferecido pelos campi Caxias do Sul, Porto Alegre, Rolante e Sertão tem o objetivo de formar jovens e adultos com conhecimentos para executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. O profissional ainda poderá aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, bem como operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais, além de realizar outras atividades afins.

Campus Caxias do Sul

Campus Porto Alegre

Campus Rolante

• Vagas: 35