Estudantes do instituto respondem ao questionário de diagnóstico discente

Os estudantes do IFRS têm até 19 de junho para responder ao questionário de Diagnostico Discente. Essa ação faz parte do Observatório de Permanência e Êxito, coordenado pela Diretoria de Assuntos Estudantis. São dois questionários, um destinado para estudantes ingressantes e outro para os estudantes em curso, e abordam questões socioeconômicas, de saúde, experiências educacionais pregressas, de socialização e projetos de vida. Os questionários estão sendo aplicados em todos os campi, e até o momento já passam de 5 mil preenchimentos.

Para o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, trata-se de um grande estudo de caracterização de perfil dos estudantes do IFRS. Estes questionários vão gerar um banco de dados bastante completo, que posteriormente permitirá o cruzamento de dados por campus, sexo, faixa etária, etnia, entre outras variáveis, propiciando análises de interesse para as ações de permanência e êxito. Parte-se da premissa que para o desenvolvimento de políticas efetivas, deve-se ter, antes, bons estudos de diagnóstico que as fundamente. “O Diagnóstico Discente é uma ferramenta essencial para “nos enxergarmos” enquanto instituição e traçarmos ações de permanência e êxito melhor direcionadas. O objetivo da Proen é aplicar este instrumento anualmente, permitindo uma análise longitudinal e o acompanhamento de todo o percurso formativo de nossos estudantes” explica.

Os resultados devem ser apresentados a partir do mês de agosto, através da publicação de um catálogo institucional.

O perfil servirá ainda para fomentar os debates do II Seminário de Permanência e Êxito, previsto para ocorrer em setembro de 2019.

A necessidade do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantisdo Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, como uma forma de identificar semelhantes e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para a Política de Assistência Estudantil.