Servidores e estudantes apontam ações para estimular a permanência e o êxito dos alunos

Fragilidades, potencialidades e ações concretas para auxiliar os estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a concluírem seus cursos com êxito foram discutidas coletivamente nesta sexta-feira, 28 de setembro de 2018. As questões serão compiladas em um relatório, o qual norteará as pautas de reuniões de equipes de ensino, assistência estudantil e de demais setores da instituição e servirão como subsídios para a construção de novas políticas institucionais e aperfeiçoamento das políticas vigentes. Esse é um dos resultados do I Seminário de Permanência e Êxito do IFRS. O evento reuniu, no Campus Bento Gonçalves, aproximadamente 160 participantes dos diferentes campi, sendo 30% estudantes, e foi promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Entre os apontamentos que vão constar do relatório estão a necessidade de: a instituição conhecer melhor os estudantes para entender do que precisam;  haver ações e momentos de diálogos com as famílias dos alunos e também entre os servidores e os alunos; ser promovida a interação entre os estudantes das diferentes modalidades de curso e entre os campi; os estudantes informarem-se sobre as atividades institucionais e motivarem-se a participar; existir formação continuada para os servidores com temas de ensino e humanização.

A dinâmica do seminário foi baseada no diálogo, a partir de painéis que abriram espaço para manifestações e rodas de conversa em grupos de trabalho (GTs). Os GTs debateram aspectos que impactam na permanência e no êxito dos estudantes e estão relacionados a seis temas: auxílios estudantis; processos de ensino-aprendizagem; organização estudantil; articulação com o território; ações afirmativas, inclusivas e diversidades; e trabalho integrado entre equipes multidisciplinar e multiprofissional.

“O evento atendeu as expectativas de discutir a instituição e o seu fazer, a partir de um olhar coletivo. Tínhamos como objetivo que as pessoas pudessem ser escutadas, colocassem suas angústias, olhassem as potencialidades da instituição e propusessem encaminhamentos”, explicou o diretor de Assuntos Estudantis do IFRS, Neudy Alexandro Demichei.

O pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, se disse satisfeito com a qualidade das discussões e afirmou que muitas ideias surgiram a partir do seminário. Frisou ainda que, na assistência estudantil, o apoio material é importante, mas é preciso pensar além, considerando a inclusão dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem, nos currículos e não naturalizando o insucesso escolar.

O IFRS tem um Plano Estratégico de Permanência e Êxito elaborado, o qual aguarda apreciação do Conselho Superior (Consup). De acordo com Neudy, a expectativa é que o documento seja apreciado na próxima reunião do Consup e, a partir de sua aprovação, possa servir de ponto de partida para cada campus discutir com a comunidade acadêmica a construção do seu plano.

Discussões em grupo de trabalho

Mesa de relatos dos grupos de trabalho

Participantes do seminário

Abertura

Na abertura do seminário, os presentes receberam as boas-vindas com a apresentação cultural de dança contemporânea “Arte em Movimento”, produzida por alunos do Campus Bento Gonçalves integrantes do Núcleo de Arte Contemporânea (Nuca).

Participaram da mesa de abertura: a pró-reitora de Administração, Tatiane Webber, representando o reitor; o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini; a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto; a pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, Letícia Martins de Martins; o diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei; o diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim; a diretora do Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé; e a acadêmica do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Bruna Unfer Zuchetto.

A palestra a seguir abordou “Potencialidades e fragilidades da permanência e êxito no IFRS” e foi ministrada pelas servidoras do IFRS Aline Kowalski e Karina Rossini e pela atual diretora acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar, Rosângela Fritsch, com mediação da servidora Nayara Balbinot.

Apresentação cultural do Nuca

Mesa de abertura

Fórum de Assistência Estudantil

Antecedendo o I Seminário de Permanência e Êxito, ocorreu o II Fórum de Assistência Estudantil, na quinta-feira, 27 de setembro. O tema central foi “Fortalecendo o trabalho em equipe”. Participaram 80 servidores que trabalham com assistência estudantil. A servidora Nayara Balbinot, da Diretoria de Assuntos Estudantis, explica que o grupo discutiu a necessidade do trabalho conjunto e interdisciplinar no IFRS para o melhor acolhimento e acompanhamento dos estudantes. Os participantes apontaram a importância da construção de uma Política de Ensino, entre outras sugestões, as quais também serão reunidas em um relatório.