IFRS passa a contar com Plano Estratégico voltado à permanência e ao êxito dos estudantes

Com o objetivo de auxiliar os estudantes a vencerem desafios e concluírem seus cursos com sucesso, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) construiu seu primeiro Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes. O documento foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup) da instituição no mês de outubro de 2018.

O Plano conta um diagnóstico dos fatores de evasão e retenção escolar, que foi realizado pelos campi. São consideradas questões individuais do estudante (materiais, pessoais, familiares), fatores institucionais (relacionados às práticas pedagógicas e aos processos de ensino e aprendizagem) e fatores externos ao indivíduo e à instituição (como desemprego, problemas no transporte público, entre outros). A partir desse levantamento, são também sugeridas medidas a serem tomadas para melhorar aspectos apontados no diagnóstico.

O pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, explica que as Comissões Internas de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito (Ciapes), criadas nos campi, vão agora traçar, juntamente com a comunidade acadêmica, projetos e ações focadas nos pontos de maior fragilidade, de acordo com as especificidades locais.

As ações poderão assumir diversas formas, desde projetos voltado a arte, cultura e esporte; e ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo estudantes que apresentam baixo desempenho acadêmico; até projetos voltados à constituição de laboratórios de apoio didático, reforço escolar e monitorias.

“Espera-se, com isso, qualificar a experiência acadêmica dos nossos estudantes e dedicar uma atenção especial àqueles que apresentam necessidade de maior apoio pedagógico. Ao desenvolver ações voltadas ao enfrentamento da evasão e retenção escolar, o IFRS espera também melhorar seus índices de eficácia e eficiência acadêmica, atingindo metas traçadas no Termo de Acordos e Metas (firmado entre o Ministério da Educação e os Institutos Federais)”, salienta Lucas Coradini.

O Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRS será coordenado pela Pró-reitoria de Ensino, que pretende realizar, anualmente, um seminário de formação para acompanhamento das ações e compartilhamento das experiências exitosas desenvolvidas em cada campus.