Cursos vão contribuir para a qualificação profissional de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Banner com a frase "IFRS vai ofertar cursos de qualificação para alunos de EJA".

IFRS vai ofertar qualificações gratuitas para alunos de EJA de mais de 40 municípios gaúchos e uma formação para professores que atuam na modalidade

Com o objetivo de contribuir para a qualificação profissional dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai oferecer cursos voltados para esse público. Serão beneficiados alunos de EJA de Ensino Fundamental e Médio de mais de 40 municípios gaúchos.

O IFRS é uma das instituições parceiras da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) na iniciativa “Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT”. Os cursos são gratuitos e têm duração de 200 horas. As aulas serão ministradas por professores e técnicos administrativos do IFRS selecionados para atuarem no projeto.

Confira o que será ofertado:

EaD: Serão disponibilizadas, a partir de março deste ano, 11 opções de cursos a distância (ou seja, para serem cursados de forma remota): Agente de Alimentação Escolar, Assistente de Secretaria Escolar, Programador Web, Cerimonialista, Organizador de Eventos, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Vendedor, Auxiliar Pedagógico e Assistente Financeiro. Poderão participar estudantes de EJA do Ensino Fundamental das escolas municipais de Bento Gonçalves e do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais das 39 cidades que compõem as Coordenadorias Regionais de Educação dessas duas regiões (4ª e 16ª Coordenadorias*). As coordenações dos cursos visitarão as escolas para divulgar e orientar sobre o acesso à plataforma virtual, que pode ser acessada inclusive pelo telefone celular com acesso à internet.

Presenciais: Também a partir de março, serão ofertadas qualificações presenciais em parceria com escolas municipais e estaduais nas cidades de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha, Ibirubá, Osório,  Porto Alegre, Taquara, Vacaria e Viamão. Estão previstos os cursos de Assistente Administrativo, Horticultor Orgânico, Operador de Computador, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Soldador no Processo MIG/MAG, Agente Cultural, Auxiliar de Agropecuária e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. No caso específico do curso Horticultor Orgânico, a oferta será exclusiva para pessoas privadas de liberdade de Bento Gonçalves, a partir de parceria do Campus Bento Gonçalves com a 16ª CRE, Susepe e o Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Bento Gonçalves.

Para esses cursos presenciais, haverá 525 vagas, voltadas para estudantes de EJA das escolas parceiras do projeto nos municípios citados. Os alunos de EJA podem conferir com a sua escola se ela está participando do projeto ou enviar e-mail para [email protected]

Formação de professores

Além da qualificação dos estudantes, o IFRS está ofertando também um curso para professores que atuam com EJA nas redes municipais e estadual. Com o título “Educação de Jovens e Adultos em Debate”, a atividade tem carga horária de 100h e ocorre a distância (EaD). Participam, gratuitamente, docentes de EJA das escolas parceiras do projeto. Como o curso é a distância, conforme novas parcerias forem fechadas pelo IFRS com as escolas de EJA, os docentes poderão realizar o curso.

* 4ª Coordenadoria Regional de Educação: Antônio Prado, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Jaquirana, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Francisco de Paula e São Marcos.

16ª Coordenadoria Regional de Educação: André da Rocha, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Para mais detalhes sobre alguns dos cursos presenciais, leia também:

IFRS promove curso Eletricista Industrial para alunos do EJA municipal

Campus Osório oferece curso Operador de Computador para estudantes da EJA da Escola Ciep