Fundações de Apoio
O IFRS não possui uma fundação de apoio própria. Para uma fundação de apoio poder atuar em parceria com o IFRS, é necessário:
- Ser homologada pelo Conselho Superior do IFRS;
- Possuir credenciamento junto ao Grupo de Apoio Técnico (GAT), comitê do MCTI/MEC, como fundação de apoio ao IFRS.
Atualmente o IFRS possui duas fundações de apoio autorizadas:
- FAURGS – Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autorizada pela Portaria Conjunta nº 165 de 9 de setembro de 2023
- FEENG – Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS. Autorizada pela Portaria Conjunta nº 180 de 3 de novembro de 2023
As resoluções apresentadas a seguir regulamentam a execução de projetos institucionais do IFRS executados com o apoio de fundações:
RELAÇÕES ENTRE O IFRS E AS FUNDAÇÕES DE APOIO
O regulamento das relações do IFRS com as fundações de apoio é regido pela Resolução Consup nº 35/2022. Ela estabelece que o IFRS poderá celebrar contratos, convênios, acordos ou ajustes com fundações de apoio autorizadas com a finalidade de dar suporte a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e, primordialmente, ao desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica. Também estabelece como se dará a participação dos servidores e discentes do IFRS em projetos apoiados por fundação.
A Instrução Normativa nº 07/2022 regulamenta a análise, aprovação e a prestação de contas dos projetos executados com fundações de apoio, bem como as ações de acompanhamento e controle.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
O Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, regulamentado pela Resolução Consup nº 36/2022, objetiva a interação entre o IFRS e as instituições públicas ou privadas para, entre si, promoverem a realização de projetos de pesquisa e programas de cooperação e intercâmbio direcionados à implementação de ações técnico-científicas, para a execução de atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação com vistas ao atendimento das demandas locais, regionais e nacionais.
PRESTAÇÃO INSTITUCIONAL DE SERVIÇOS
A Prestação Institucional de Serviços também prevê que os recursos podem ser repassados via Fundação de Apoio, conforme Resolução Consup nº 003/2023.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO
FAURGS
Avaliação de Desempenho FAURGS 2018
Avaliação de Desempenho FAURGS 2020
Avaliação de Desempenho FAURGS 2021
Avaliação de Desempenho FAURGS 2022
Avaliação de Desempenho FAURGS 2023
FEEng
Avaliação de Desempenho FEEng 2019
Avaliação de Desempenho FEEng 2020
Avaliação de Desempenho FEEng 2021
Avaliação de Desempenho FEEng 2022
Avaliação de Desempenho FEEng 2023
PROJETOS
Os detalhes dos projetos do IFRS que recebem apoio de gestão das fundações de apoio podem ser pesquisados abaixo.
Clique aqui para baixar o arquivo com as informações dos projeto em formato CSV.