Início do conteúdo

Terceiro dia do Jogos do IFRS tem medalhas e já deixa saudades


Nesta semana, tem mais Jogos para as equipes de atletismo e futebol de campo, na segunda etapa dos 5º Jogos do IFRS, que será em Ibirubá no dia 23. Porém, a maioria dos estudantes que participou de 17 a 19 de maio na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, o evento encerrou-se no sábado. O dia foi de torcida nas finais das modalidades, medalhas e despedidas. Ocorreram diversas decisões de resultados nos últimos minutos ou nos pênaltis, o que levava as torcidas à ansiedade, choros e gritos de felicidade.

Vai deixar saudades

Durante o sábado, foi comum ouvir os estudantes… ou melhor: tentar ouvi-los com mais atenção, pois boa parte já estava sem voz. Ficar rouca por torcer e cantar na arquibancada pelos seus colegas em quadra não era preocupação para Beatriz Neves, 17 anos, aluna do Campus Rio Grande. Com a voz falhando, mas com sorriso de quem se divertiu no evento, ela comenta que a quinta edição dos Jogos foi mais amistosa: “Estava animado e sem aquele clima de competição. Vi as pessoas dos outros lugares torcendo por times dos campi que não eram os delas. Não estou levando medalha, mas boas lembranças, novas amizades e esse clima de união entre os campi”.

Enquanto caminhava com a mala rumo ao ônibus para voltar à sua cidade, Caxias do Sul, Gabrielle Mingori do Amaral, 16, fazia um som percussivo: o de medalhas batendo uma na outra. Eram duas: pelo vôlei e pelo handebol. “É meu primeiro Jogos, uma experiência nova. Mesmo levando um susto com dores no meu joelho antes de vir, fiz de tudo para que eu pudesse participar. Foram muitos aprendizados aqui com nosso time e é certo que ano que vem estarei de volta.”

A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, que está à frente dos Jogos do IFRS desde a primeira edição e se despede da organização do evento, comemora as conquistas de 2018, já que, ano passado, precisou-se reduzir dias e modalidades: “Um grande sucesso! Destaco a duração da competição, em quatro dias e duas etapas, o que é uma novidade. Acrescentamos o futebol e o atletismo. Retornamos com tênis de mesa e basquete, que precisaram ser retirados ano passado. Outro avanço, foi a primeira participação do Campus Viamão. Esse é um projeto esportivo muito importante para a instituição, porque integra os estudantes e seleciona equipes para representar o IFRS nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul). Estamos ansiosos com os jogos em Ibirubá, nesta semana, o que é uma conquista inaugurar essa nova possibilidade, que é a de realizar os Jogos, ou parte deles, nos campi que tenham infraestrutura”.

Fim do conteúdo