Suor, sorrisos e lágrimas marcam início do 5º Jogos do IFRS

“Quando soube que viríamos para os jogos, fiquei muito animada”, comenta a estudante Júlia Damiani, entre um alongamento e outro. Com a expectativa brilhando nos olhos para entrar na quadra, o sentimento dela reflete o clima de entusiasmo neste primeiro dia de 5º Jogos do IFRS (JIFRS). São 480 estudantes de 14 campi que participam em oito modalidades, dessa quinta-feira, 17 de maio, até sábado, 19 de maio, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo.

Durante a manhã e a tarde do dia 17, os estudantes competiram nas modalidades: vôlei feminino e masculino, vôlei de praia feminino e masculino e tênis de mesa masculino. Já o futsal feminino teve sua conclusão ainda na quinta-feira, e a equipe campeã foi a do Campus Caxias, após partida acirrada.

“Nem eu acredito nos pênaltis que peguei. Foi tenso, porque ano passado ficamos em quarto lugar. É nunca perder a raça. Esse vai ser meu último ano de Jogos. Certeza que vai deixar saudades”, declara Amanda Ferla, goleira ovacionada pela torcida caxiense e que já participa de sua terceira edição dos JIFRS.

Expectativa

Júlia, que defendeu as redes do Campus Bento Gonçalves pela primeira vez no JIFRS, vê a competição como uma grande confraternização: “pretendo levar muitas novas amizades daqui, pois são poucas oportunidades de encontrar os outros campi e conhecermos novas realidades”.

Já o estudante Matheus dos Reis da Silveira, do Campus Osório e que participa pela segunda vez, percebeu que neste ano a competição está mais organizada: “é o evento mais esperado do ano. Certeza que teremos muitas histórias para contar desses jogos”.

Cerimônia de abertura oficial

À noite, ocorreu a cerimônia de abertura oficial do 5º Jogos do IFRS. Em seu pronunciamento, Viviane Ramos, pró-reitora de Extensão do IFRS agradeceu e parabenizou a equipe de organização e lembrou: “este é o maior evento que envolve estudantes do IFRS. Defendam os jogos! Um projeto importante construído com tanto esforço e carinho”.

A cerimônia também contou, principalmente, com depoimentos de professores de educação física, representante dos estudantes e do reitor eleito, Júlio Xandro Hech. Eles homenagearam e lembraram da paixão pelos esportes do ex-reitor Osvaldo Casares Pinto.

Confira a programação da primeira etapa dos Jogos do IFRS 2018 – de 17 a 19 de maio, em Novo Hamburgo

Acompanhe a cobertura dos jogos no Facebook e no Instagram do IFRS