Jogos nacionais – segundo dia tem estreia do xadrez e cerimônia de abertura

Oito estudantes do time de xadrez do IFRS juntos em foto ao ar livre.

Equipes masculina e feminina de xadrez do IFRS

A estreia da competição de xadrez foi logo no início da terça-feira, 29 de novembro de 2022, segundo dia dos Jogos Nacionais dos Instituto Federais (JIF). O IFRS está representado por quatro estudantes na equipe feminina e quatro na masculina. Ambas tiveram um bom desempenho ao longo do dia e nesta quarta-feira as disputas seguem.

O capitão da masculina, Teófilo Almeida, estudante do IFRS Campus Vacaria, contou que é a primeira vez que trabalha com uma equipe de xadrez e está satisfeito com a experiência. “O pessoal presta bastante auxílio. A gente trabalha, treina, vai até a noite estudando, e todo mundo se apoia.”

A cerimônia de abertura dos Jogos ocorreu no Centro Regional de Eventos de São José do Rio Preto, na noite do dia 29. Desfilaram 31 delegações das instituições de ensino participantes, que fizeram a volta olímpica no ginásio. O IFRS esteve representado por dez estudantes. Luiza Benini, do Campus Ibirubá, levou a flâmula do Instituto; e Teófilo, a bandeira do Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença do reitor da instituição, Júlio Xandro Heck, que se disse empolgado com os jogos: “A exemplo do que vimos nos Jogos do IFRS, no Campus Sertão, aqui os estudantes também demonstram vontade nas competições, alegria e interesse em interagir com estudantes de outras instituições”.

Confira o placar dos jogos de 29/11

Futsal Feminino – IFRS 1 X 3 IFTO

Vôlei de Praia Masculino – IFRS 0 X 2 IFAM

Vôlei masculino – IFRS 2 X 0 IFNMG

Basquete Masculino – IFRS 39 X 44 IFSP

Handebol Masculino – IFRS 19 x 14 IFMT

Handebol Feminino – IFRS 16 X 6 IFF

Vôlei Feminino – IFRS 2 X 0 IFNMG

Sede dos JIF 2023

A 117ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está acontecendo no Campus Rio Preto do IFSP, concomitante aos JIF. Durante o primeiro dia de reunião, nesta terça-feira, o Conselho definiu que a próxima instituição a sediar a edição dos JIF, em 2023, será o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O IFRS nos JIF

O IFRS está presente nos jogos com 60 estudantes atletas, que participam das seguintes modalidades: futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, basquetebol e xadrez. Compõem a delegação do IFRS os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá, Restinga, Sertão e Vacaria.

Neste ano, o JIF retoma as atividades após dois anos de pausa, devido à pandemia. Os jogos estão sendo realizados no IFSP, entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro de 2022, na cidade de São José do Rio Preto.