Atletas do IFRS embarcam neste sábado para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Imagem aérea de quadra de futsal com jogadores disputando a partida.

O JIF Nacional começa na segunda-feira, 28 de novembro. O IFRS será representado por delegação de 60 alunos, em seis modalidades

Com o objetivo de estimular a prática de esportes, fomentar a integração de estudantes, servidores e comunidade, além de incentivar a formação cidadã, será realizada mais uma edição nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participará do evento e será representado por uma delegação de 60 estudantes atletas, distribuídos em seis modalidades: futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, basquetebol e xadrez.

O JIF, tradição anual da Rede Federal, retoma este ano as atividades, após dois anos de pausa, devido à pandemia. Os jogos serão realizados no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro de 2022, na cidade de São José do Rio Preto (SP). O credenciamento dos atletas ocorrerá no domingo, dia 27 de novembro. A abertura oficial será no dia 29, a partir das 19h, no Centro de Eventos Municipal, com a presença de todas as delegações.

Compõem a delegação do IFRS os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá, Restinga, Sertão e Vacaria. Acompanharão os estudantes do IFRS 10 servidores da Instituição.

JIF Nacional

Foram classificados para a fase nacional os melhores atletas das fases locais e/ou regionais em cada modalidade esportiva. Cada ano uma instituição da Rede Federal fica responsável pela organização da etapa nacional, que acontece de forma itinerante na cidade sede da instituição realizadora.

Serão mais de 2400 pessoas, entre atletas e servidores de 31 instituições do país reunidos até sexta-feira, 02 de dezembro. Participarão da disputa de 11 modalidades esportivas em 13 praças com competições, um centro de eventos e um centro de alimentação. O evento é realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

A Etapa Nacional dos JIF envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Trata-se de uma confraternização promovida por intermédio do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conif.