Estudantes do IFRS são premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Estudantes dos campi Bento Gonçalves e Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) receberam premiações por seus projetos na segunda edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). No total, foram 18 premiações e o resultado foi divulgado no encerramento do evento, ocorrido dia 27 de junho de 2021.

Das premiações:

Campus Bento Gonçalves

Prêmio Destaque em Divulgação Científica, com a pesquisa Preconceito social entre estudantes do ensino médio de Bento Gonçalves. Allana Canacar Biscaia, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, orientada pela professora Janine Trevisan.

Prêmio Biologia Total de incentivo à Pesquisa na Saúde e o 3º lugar em Ciências Humanas, com a pesquisa Vegetarianismo: uma questão de saúde ou direito dos animais: Análise dos motivos que levaram servidores e discentes do IFRS-BG a optarem pelo vegetarianismo. Amanda Basso Roman, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, orientada pelo professor Franco Nero Antunes Soares.

1º lugar em Ciências Humanas e o Prêmio de Excelência em Pesquisa em Ciências Humanas, com a pesquisa Influência das redes sociais sobre os padrões de beleza. Ana Carolina Peruzo, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, orientada pela professora Janine Trevisan.

3º lugar em Linguística, Letras e Artes, com a pesquisa A visão dos estudantes do 1º ano do ensino médio do IFRS Campus BG sobre o cinema brasileiro. Ana Julia de Bairros, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, orientada pela professora Letícia Schneider Ferreira.

Prêmio Biologia Total de incentivo à Pesquisa na Saúde, com a pesquisa Percepção dos agricultores a respeito do uso de agrotóxicos na região Uva e Vinho. Beatriz Gellati, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, orientada pela professora Aline Hentz.

Prêmio Meninas na Ciência – Chico Rei, com a pesquisa Critérios e indicadores para análise de websites de regiões enoturísticas. Laura Framia Ferri, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio, orientada pela professora Hernanda Tonini.

Prêmio Biologia Total de incentivo à Pesquisa na Saúde, com a pesquisa Influência da luz azul no sono de adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Lorenza Corti Villa, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, orientada pela professora Patrícia Mattei.

Prêmio Jovens Cientistas Revolucionários, com a pesquisa Marcas psicológicas que o regime civil-militar brasileiro deixou em crianças que foram sequestradas ou adotadas durante o período. Maria Eduarda Altíssimo de Medeiros, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, orientada pelo professor Tiago Goulart. A premiação inclui a credencial para apresentação na Fetec MS 2021, a se realizar no Mato Grosso do Sul.

Para mais informações, acesse

Campus Osório

1º lugar em Ciências Sociais Aplicadas; Prêmio de Excelência em Pesquisa; Destaque Geral em Apresentação; e Prêmio Protagonistas do Progresso Científico, para o projeto Fidere: Aplicativo de economia circular voltado às associações e brechós do litoral norte gaúcho, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, garantiu credencial para a Mostratec – maior feira de ciência e engenharia da América Latina.

Prêmio de Sustentabilidade, com a pesquisa Implicações ambientais por microplásticos: Analisando métodos de remoção e identificação, dos alunos Igor da Rosa de Oliveira e Laura Teixeira da Rosa, do 4º ano do Técnico em Administração, orientado pelo professor Claudius Jardel Soares, sob coorientação da professora Flávia Twardowski.

3º lugar em Ciências Biológicas e Prêmio de Honra em Educação e Ciências, da Embaixada dos Estados Unidos, para o projeto Síntese biotecnológica de polímero a partir de resíduos do processamento da uva, da discente do 2º ano do Técnico em Administração Amanda Ribeiro Machado, sob orientação da professora Flávia Santos Twardowski.

Prêmio Meninas nas Ciências para a pesquisa Avaliação da inibição do crescimento fúngico in vitro de mycosphaerella musicola através de extratos aquosos de allium sativum, da estudante Amanda de Lorenzi Borges, do 2° ano do Técnico em Administração com orientação de Flávia Twardowski.

Também participou da Feira a aluna Sarah Lima Jaeger, do 4º ano do Técnico em Informática, sob orientação do técnico em assuntos educacionais Marcelo Vianna, com o trabalho Apostando no futuro: O estudo da linguagem Basic através das revistas especializadas em microcomputadores (1981-1986).

Para mais informações, acesse

Sobre o evento

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) é organizada por jovens brasileiros com experiência em pesquisa, entre as quais a egressa premiada do  IFRS, Juliana Estradioto. Idealizada para ser totalmente on-line, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, tem por objetivo democratizar o acesso às oportunidades científicas.

A edição deste ano contou com worshops, palestras, atividades culturais e Maratona de Inovação – com desafios voltados à inovação, criatividade, resolução de problemas e design thinking. Participaram 242 escolas, de 23 estados e do Distrito Federal.