Início do conteúdo

Está aberto o 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS


Pelo segundo ano consecutivo em formato totalmente virtual, teve início nesta terça-feira, 07 de dezembro de 2021, o maior evento institucional do IFRS. São quase mil estudantes e servidores participando das palestras, mostras e apresentações de trabalhos em três dias de evento, com o tema central: “100 anos de Paulo Freire: ensino, pesquisa e extensão para uma educação popular e crítica”. Confira algumas atividades do primeiro dia:

Cerimônia de abertura (foto em destaque)

A mesa de autoridades acadêmicas abriu o 6º Salão, às 10h desta terça-feira. As falas foram mais otimistas do que as da abertura do Salão em 2020. Lembraram que a pandemia segue impactando a vida de todos, mas que, graças à ciência, parte da população está vacinada e vai retornando aos poucos às atividades presenciais e ao convívio nas unidades do IFRS. Destacaram o esforço da Instituição, que não parou diante da pandemia, se reinventou. E abordaram o tema central do evento “100 anos de Paulo Freire: ensino, pesquisa e extensão para uma educação popular e crítica”

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou os compromissos do Instituto para com: “a ciência, a experimentação e com a valorização dos conhecimentos formais e tradicionais; para com a preservação do meio ambiente; para com a formação ampla, cidadã e humana dos estudantes. Falou ainda da busca permanente e incessante por uma sociedade mais justa e menos desigual; e do compromisso institucional com a “verdadeira democracia, que não exclua e não impeça ninguém de pensar”.

Além do reitor, participaram da mesa de abertura virtual os pró-reitores Eduardo Giroto (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Marlova Benedetti (Extensão), Lucas Coradini (Ensino), Tatiana Weber (Administração) e Amilton de Moura Figueiredo (Desenvolvimento Institucional); e o diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerin. 

Palestra 100 anos de Paulo Freire: ensino, pesquisa e extensão para uma educação popular e crítica 

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ao contrário do que muitos pensam, não é algo dos tempos modernos. Na prática Freiriana, o ensino, a pesquisa e a extensão fazem parte do processo de alfabetização. Paulo Freire é conhecido como patrono da educação brasileira e internacionalmente por seu processo de alfabetização iniciado no Nordeste brasileiro em meados dos anos 60 com um projeto de “Extensão Universitária” da Universidade do Recife. “É um ensino dentro da Extensão universitária, isso é importante, e a extensão está sempre muito presente na vida de Paulo Freire”, explicou o palestrante da atividade de abertura, o professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Danilo Romeu Streck.

Para o palestrante, ensino, pesquisa e extensão estão absolutamente interligados na prática de Paulo Freire, eles fazem parte do mesmo ato de conhecimento, do mesmo processo de pronunciar o mundo, de ser mais, ser melhor como gente como sociedade.

Danilo destacou que em vários momentos tem questionado a ideia da atualidade e disse não saber se Paulo Freire tende a ser atual hoje. “Eu acho que Freire nos desafia a sermos atuais em nosso tempo, essa talvez seja uma das grandes lições de como ele se movimenta na história e vai transformando a sua Pedagogia do Oprimido de acordo com os contextos, mas sempre com princípios muito firmes”, comenta. A palestra foi mediada pelo pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini.

Integra IFRS: Aplicações, resultados e potencialidades de uso

No painel sobre o Integra foi apresentado à comunidade um registro das ações realizadas neste um ano de atividade, a aplicação, uso, as potencialidade do portal, entre outros tópicos. Lançado em outubro de 2020, o Integra tem por objetivo facilitar a identificação das demandas da sociedade e relacionar essas necessidades com soluções que o IFRS pode oferecer em suas diversas áreas de atuação. 

Considerado uma plataforma para gestão da Instituição, no primeiro ano foram registrados mais de  40 mil acessos a currículos de servidores. “Foram mais de 7 mil acessos aos editais de fomento externos. Identificamos que temos um canal de comunicação com a sociedade e isso gerou um grande engajamento, é o IFRS sendo uma vitrine para a comunidade”, comentou Rodrigo Perozzo Noll, chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Prodi do IFRS. Leia a matéria especial de 1 ano de Portal Integra 

O Instituto Federal de Minas Gerais foi a primeira instituição a aderir à parceria do Integra IFRS. Fernando Braga, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMG, comentou o quanto a ferramenta ajuda no atendimento às demandas da comunidade. “O Integra é muito mais do que poderíamos pensar em um primeiro momento. Vale destacar que é uma plataforma de fácil usabilidade, é muito intuitiva, e acho que isso se dá por que ela foi pensada por pessoas que vivem nos mesmo contexto que a gente, nos cotidianos dos Institutos Federais, que realmente conhecem nossos desafios”, completa Fernando.

Participaram da atividade Rodrigo Perozzo Noll, chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Prodi do IFRS; Anderson Ricardo Yanzer Cabral, chefe do Escritório de Projetos do IFRS; Adalton Masalu Ozaki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSP; e Fernando Gomes Braga, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMG.  O painel foi mediado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Giroto.

Nossas memórias e lançamento do acervo fotográfico

As lembranças da instituição foram apresentadas durante o bate-papo sobre o Numem/IFRS: falando de nossas memórias. A atividade foi conduzida pelo presidente da Comissão Central do Núcleo, Marcelo Vianna; pela coordenadora do Núcleo da Reitoria, Caroline Cataneo; e pela coordenadora adjunta do Núcleo na Reitoria, Silvia Schiedeck.

Na oportunidade, foi lançado o acervo fotográfico elaborado em parceria entre o IFRS e a UNB -Tainacan (acesse o acervo), além da apresentação do site e das redes sociais do Numem. O novo site do Núcleo de Memória do IFRS – Numem foi lançado em agosto de 2021 com um visual mais moderno e melhoria nas funcionalidades de busca. Veja a matéria de divulgação do site

Maternidade e Ciência

Os desafios, as desigualdades e também soluções para acolher as mães no ensino e na ciência foram o tema do debate do painel com Marilia Bonzanini Bossle, pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS; Fernanda Maciel Reichert, professora da Ufrgs; Cristiane Drebes Pedron, professora do IFRS; e Marcia Vaclavik, professora do IFSUL.

As painelistas salientaram as dificuldades ainda maiores impostas às mulheres pela pandemia e destacaram que é necessário ações concretas, como considerar a maternidade nos editais de fomento, estabelecer redes de apoio e aumentar a empatia das pessoas.  O painel foi mediado pela chefe do Departamento de Pós-Graduação Proppi/IFRS, Jaqueline Morgan.

Página Publicações do IFRS 

A última atividade do primeiro dia do 6º Salão foi uma apresentação da página de publicações do IFRS. Gregório Durlo Grisa, chefe do Setor de Publicações Científicas IFRS; e Aline Terra Silveira, bibliotecária da Proppi/IFRS, falaram da criação do setor e apresentaram as funcionalidades da página, que conta com várias obras de servidores do IFRS disponíveis para download gratuito. 

A atividade foi mediada pela pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, Marilia Bonzanini Bossle.

> O Salão teve ainda uma série de atividades artísticas no palco principal (leia aqui).

Sobre o Salão

O 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS congrega os seguintes eventos: 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 9º Seminário de Extensão (Semex); 8º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 6º Seminário de Pós-Graduação; 6º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra dos Produtos da Pós-graduação (MPPG). Nesta terça-feira, dia 07 de dezembro, ocorreram as apresentações de trabalhos do 9º Semex (foto ao lado).  O evento vai até quinta-feira, dia 09 de dezembro, para os servidores e estudantes inscritos.

Ficou interessado em saber mais? Após o Salão, a gravação das palestras, painéis e atividades culturais  serão disponibilizadas na íntegra no canal IFRS-Oficial do YouTube. 

 

Confira alguns depoimentos de participantes sobre expectativas ou sobre como foi participar deste primeiro dia:

“É minha primeira vez participando e assistindo ao evento, então estou achando muito bom. A experiência de conhecer outros projetos com a mesma temática do que o que eu estou participando é incrível!

De início eu estava um pouco nervosa para me apresentar, depois de ver alguns trabalhos e algumas apresentações me senti mais confortável. Foi uma experiência muito boa apresentar e divulgar mais o meu projeto. Fiquei muito feliz com as reações das outras pessoas.”

Estudante Jéssica Elisa Tolksdorf , bolsista do projeto de extensão Contantes

 

“Eu já participei de alguns eventos desses promovidos pelo IFRS e outras instituições e a expectativa sempre se renova. É a expectativa de ver trabalhos que estão sendo produzidos em outros campi, de ver a área da cultura, especialmente, e da música aparecendo com destaque e iniciativas que sempre me surpreendem. Eu vejo iniciativas e penso ‘que legal que isso acontece nesse campus’ ‘que legal esse trabalho nesse outro campus’, então a minha expectativa é de muita troca, de conhecimento institucional. ”

Professor Iuri Correa Soares, Campus Porto Alegre

 

“Sou Ana Paula, docente da área de Letras – Português e Inglês do campus Rolante do IFRS e coordeno o projeto de extensão Contantes. Esta é a nossa primeira participação no Salão do IFRS, e muito nos alegra que o tema do evento esteja relacionado com o projeto de educação crítica e emancipadora pensado por Paulo Freire, pois vai ao encontro da proposta do Contantes. Hoje pretendemos socializar um pouco dessa prática, procurando também dialogar com outros projetos e outros colegas, no sentido de aprimorarmos nossas ações e articular parcerias dentro da nossa instituição.”

Professora Ana Paula Cecato – Campus Rolante

 

Confira imagens do primeiro dia do 6º Salão do IFRS:

 

Fim do conteúdo