Início do conteúdo

Equipe do IFRS bate recorde em competição de eficiência energética


Equipe de estudantes recebem prêmio e tiram foto em grupo.

Equipe Drop Team é tricampeã

É recorde! É tricampeão! O protótipo veicular da equipe Drop Team, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, atingiu a marca de 716 quilômetros por litro (km/l) de combustível na etapa Brasil da competição de eficiência energética Shell Eco-marathon. 

O resultado significa um desempenho nunca atingido na edição brasileira da prova na categoria motor a combustão interna e levou a equipe a conquistar o tricampeonato na competição, que teve a sexta edição realizada de 30 de agosto a 1º de setembro de 2023 no Rio de Janeiro. 

Para se ter uma noção, é como se fosse possível percorrer a distância de Porto Alegre (RS) até bem próximo de Curitiba (PR) com um litro de gasolina. Com esse desempenho, a Drop Team ficou 69km/l à frente da segunda colocada e superou em muito o seu próprio recorde anterior, que era de 543km/l e havia sido registrado em 2019 na etapa Américas da competição, realizada nos EUA (leia mais).

O IFRS participou ainda  da Shell Eco-marathon Brasil 2023 com a equipe IFeco, do Campus Rio Grande. O grupo também obteve um ótimo resultado: foi o quarto colocado na categoria bateria elétrica, chegando a 290 quilômetros por quilowatt-hora (km/kWh). Na edição de 2022, o veículo da equipe havia atingido a capacidade de 225 km/kWh (leia mais)

 

 

Alunos sonham em elaborar tecnologias que sejam aplicadas no dia a dia

Os times são formados por estudantes que, orientados por professores, projetam e constroem protótipos visando percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia. O protótipo é um carro em menor escala, o qual não é adequado para andar nas estradas de rodagem, mas é um projeto para desafiar os alunos a pensar, pesquisar e construir veículos com alta eficiência energética. 

Durante a maratona, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito de cerca de 10km no Pier Mauá com o mínimo de combustível possível. Vencem as equipes que fazem a maior distância com a menor quantidade de energia.

Izequiel Balsanelo, integrante da Drop Team, conta que o objetivo dos estudantes é desenvolver tecnologias que possam ser aplicadas na prática. Segundo ele, a realidade do Brasil ainda são os veículos a combustão, e por isso a necessidade de estimular os investimentos em pesquisas para aprimoramento dos motores tradicionais. “Em nosso país é muito desafiador adquirir veículos elétricos porque são muito caros, o que representa uma barreira para a sustentabilidade. Por isso, nossa equipe está buscando uma alternativa diferente para resolver esse problema, projetando um veículo com motor de combustão interna excepcionalmente eficiente e de baixa poluição.” 

Neste ano, 39 equipes estavam inscritas na competição. Participaram cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Saiba mais no site do evento.

Texto editado a partir de material de divulgação da Shell. Fotos: Divulgação Shell e Divulgação Drop Team.

Leia também: Duas equipes de estudantes do IFRS participam de competição de eficiência energética no Rio de Janeiro 

Fim do conteúdo