Duas equipes de estudantes do IFRS participam de competição de eficiência energética no Rio de Janeiro

Equipe IFeco na Shell Eco-marathon 2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem duas equipes nas pistas da etapa Brasil da competição acadêmica de eficiência energética Shell Eco-marathon. As atividades começaram nesta quarta-feira, 30 de agosto, e vão até sexta, dia 1º de setembro de 2023, no Rio de Janeiro. Representam o IFRS a equipe IFeco, do Campus Rio Grande, e a Drop Team, do Campus Erechim.

Os times de estudantes montaram protótipos veiculares e competem para ver quais vão percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia. O protótipo é um carro em menor escala, o qual não é adequado para andar nas estradas de rodagem, mas é um projeto para desafiar os alunos a pensar, pesquisar e construir veículos com alta eficiência energética.

A IFeco concorre na categoria elétrico e a Drop Team, na combustão interna – gasolina. Na manhã desta quarta-feira, os veículos das duas equipes passaram na inspeção técnica e de segurança da Shell Eco-marathon Brasil 2023, atendendo a todos os itens e sendo liberados para ir para a pista do Pier Mauá.

Ifeco, do Campus Rio Grande

Neste ano, a IFeco participará pela quinta vez da etapa latino-americana da Shell Eco-marathon. Na competição de 2022, o veículo da equipe conquistou o segundo lugar na categoria bateria elétrica, atingindo a capacidade para percorrer 225 quilômetros por quilowatt-hora (km/kWh), o que representa percorrer de carro a distância entre Rio Grande e Porto Alegre a um custo inferior a R$ 3,00.

O atual protótipo é o terceiro criado pela equipe. Foi pensado e projetado nos anos de 2020 e 2021 e construído em 2022, porém, passou por alterações e otimizações neste ano, a fim de melhorar a performance. “Conseguimos reduzir em 10% o peso do protótipo e atualmente temos o carro instrumentado. Refizemos o sistema de direção de forma mais precisa e também foi feito o alinhamento do veículo”, conta Igor Alves, integrante da equipe.

Drop Team, do Campus Erechim

A Drop Team está em busca do seu terceiro título, que pode garantir a participação na etapa Américas da competição. Em 2018 e em 2019 a equipe garantiu o primeiro lugar na etapa Brasil. Em 2019, competiu também na etapa Américas, quando ficou em terceiro lugar. A cada ano, a Drop Team busca evoluir, agregando tecnologias e melhorias.

Sobre a competição

Nesta edição, a Shell Eco-Marathon está reunindo cerca de 39 equipes com estudantes de todas as regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Ao todo, participam mais de 500 estudantes.

A competição desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

Participam da etapa brasileira da Shell Eco-marathon centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros, além de times de outros países da América Latina.