Equipe do IFRS é segundo lugar na competição de eficiência energética Shell Eco-marathon Brasil

Protótipo de carrinho de eficiência energética desenvolvida pela equipe IFeco.

Protótipo automotivo da IFeco - Foto João Laet

Com capacidade para percorrer 225 quilômetros por quilowatt-hora (km/kWh), o carro eficiente da IFeco conquistou o segundo lugar na categoria bateria elétrica na Shell Eco-marathon Brasil. A equipe é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, técnico em Fabricação Mecânica e em Automação Industrial do Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que projetaram, construíram e pilotaram o veículo (um protótipo automotivo). O primeiro lugar foi para a Universidade Federal de Minas Gerais, com 312 km/kWh.

A Shell Eco-marathon é uma competição acadêmica de eficiência energética. Reuniu centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros e de outros países da América Latina no Rio de Janeiro de 23 a 25 de agosto de 2022.

O IFRS esteve representado também pelo projeto Drop Team, do Campus Erechim, que concorreu na categoria combustão interna – gasolina. O grupo é bicampeão nessa categoria, mas este ano enfrentou um problema e não conseguiu terminar as provas.

IFeco desenvolveu carrinho novo durante a pandemia

A IFeco participou do evento pela quinta vez. Na última participação, em 2019 (nos anos de pandemia não houve competição nas pistas), ficou na quarta colocação, com a marca de 165 km/kWh. O professor Serguei Silva, coordenador do projeto, conta que o grupo voltou do evento em 2019 decidido a identificar e trabalhar em melhorias. A pandemia impôs dificuldades, mas eles conseguiram se organizar para seguir trabalhando e aprimorando o projeto e decidiram montar um carro totalmente novo. Apostaram nas ferramentas digitais como desenho em 3D, Cad e fabricação digital e também na prototipagem das peças com impressão 3D antes da confecção das peças finais, nos processos tradicionais como usinagem e oficina.

“Os alunos vão colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Foram muitas horas de trabalho até chegar a esse veículo”, comenta o professor. Ele destaca que o projeto  trabalha diferentes competências nos estudantes. “A parte técnica eles vêem em sala de aula, mas fazer parte do projeto ensina como trabalhar em equipe, a importância da pró-atividade, como se organizar, gestão de custos financeiros entre outras habilidades.”

A equipe leva a bandeira da diversidade no carro (com a pintura do arco-íris, símbolo LGBTQIA+) e na composição do grupo. Formada por nove estudantes, tem uma capitã (Alice Amaral) e uma piloto (Maiara Cariolick – na foto ao lado). Integram ainda o grupo os alunos Karine Costa, Eduarda Andrade, Gabriel Neves, Douglas Rodrigues, Andrew Mello, Cristiano Ferreira e Rafael Balota e os professores Serguei Nogueira da Silva e André Menna.

Com a colocação, o grupo receberá o prêmio de mil dólares.

Sobre a competição

A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

Participam da etapa brasileira da Shell Eco-marathon centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros, além de times de outros países da América Latina.

Saiba mais acessando o site do evento

Leia  também:

Duas equipes do IFRS participam da competição de eficiência energética Shell Eco-marathon