Duas equipes do IFRS participam da competição de eficiência energética Shell Eco-marathon

Estudantes da equipe IFeco, do Campus Rio Grande junto ao protótipo de veículo de eficiência energética.

Duas equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participam da etapa Brasil da competição acadêmica de eficiência energética Shell Eco-marathon. As atividades começaram nesta terça-feira, 23 de agosto de 2022, no Rio de Janeiro, e vão até quinta, dia 25.

Os times montaram protótipos veiculares e vão para as pistas do Píer Mauá com o objetivo de percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia (gasolina, etanol ou elétrico). A Drop Team, do Campus Erechim, concorre na categoria combustão interna – gasolina e a IFeco (na foto em destaque), do Campus Rio Grande, na categoria elétrico.

Drop Team, do Campus Erechim

Oito estudantes da equipe Drop Team em frente ao prédio do IFRS Campus Erechim.

A equipe está em busca do tri-campeonato na categoria protótipo a gasolina e é representada por 6 estudantes do curso de Engenharia Mecânica, 1 aluno de administração e o professor Airton Bortoluzzi. Em 2020 não houve competições nas pistas, mas o grupo levou o prêmio de Comunicação no Shell Eco-Marathon Americas Off-Track Awards. Em 2019, fez a média de 542,4 quilômetros por litro (km/l) na etapa brasileira do evento e conquistou o bi-campeonato em sua categoria. Participou também da Shell Eco-marathon Americas, nos Estados Unidos, quando alcançou a marca de 543 km/L de gasolina e chegou à terceira colocação na categoria combustão interna a gasolina.

Em 2018, protótipo desenvolvido pela Drop Team participou da competição nacional e, com 424,9 km/L, recebeu o título de carro mais eficiente da América Latina na categoria gasolina. Na edição de 2017, o grupo fez 240,3 quilômetros por litro de gasolina na etapa Brasil e ficou em terceiro lugar.

IFeco, do Campus Rio Grande

A equipe participa pela terceira vez, na categoria elétrico, e está representada por sete estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, técnico em Fabricação Mecânica e Automação e os professores Serguei Nogueira da Silva e André Menna.

Sobre a competição

A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.

Participam da etapa brasileira da  Shell Eco-marathon centenas de estudantes universitários de diversos estados brasileiros, além de times de outros países da América Latina.

Saiba mais acessando o site do evento