Conif divulga Nota Pública sobre a nova data de realização do Enem

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou Nota Pública defendendo “de forma enfática” que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja aplicado em maio de 2021, “de modo a oferecer condições mais igualitárias e equitativas de acesso à Educação Superior aos estudantes brasileiros”. O exame ocorreria originalmente em novembro de 2020, mas teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus.

As novas datas foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, 08 de julho de 2020. A aplicação foi agendada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a prova do Enem digital, para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

No entanto, em pesquisa realizada com estudantes, a maioria havia optado pela realização do exame em maio do próximo ano. Dessa forma, o Conif destaca que  “em respeito à deliberação das entidades de representação estudantil em nível nacional, se posiciona pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio em maio/2021, em defesa do direito ao acesso ao ensino superior, dos estudantes brasileiros, em igualdade de condições, em especial aos que estão em situação de vulnerabilidade social”.