Início do conteúdo

Enchente no RS – Confira informações e ações das unidades do IFRS no período de 06 a 10 de maio


(Informações atualizadas em 08/05, às 16h)

Esteja atento a esta publicação e aos canais dos campi, pois podem ocorrer atualizações no decorrer da semana.

 

O governo do Rio Grande do Sul publicou, em edição extra neste domingo, 05 de maio de 2024, o Decreto 57.600, que reitera o estado de calamidade pública em decorrência das chuvas dos últimos dias. Devido aos riscos e prejuízos das enchentes, várias unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) alteraram o funcionamento. Confira, abaixo, informações sobre esta segunda semana de maio e esteja atento a esta publicação, bem como aos canais de comunicação dos campi, pois poderá haver atualizações.

Alvorada – atividades presenciais administrativas mantidas. O campus está recebendo doações. As entregas devem ser realizadas entre  9h e 17h, na portaria da unidade.

Bento Gonçalvesatividades presenciais suspensas até 17 de maio. O Campus está realizando um levantamento para identificar a segurança e necessidade de apoio dos estudantes e é também ponto de recebimento de doações. Confira as informações detalhadas no site do Campus Bento Gonçalves.

Canoas – atividades presenciais suspensas por tempo indeterminado. O campus está funcionando como ponto de abrigo para cerca de 500 pessoas (lotação esgotada) e 50 cães e gatos. No Bloco A, há o recebimento de doações e o cadastramento de interessados em atuar como voluntários. Saiba mais no texto sobre a atuação do Campus Canoas.

Caxias do Sul – atividades presenciais suspensas até 10 de maio, retornando no dia 13. O campus está funcionando como ponto de coleta de doações a partir de 08 a 10 de maio, das 17h às 20h (rua Avelino Antônio de Souza, 1730, bairro Nossa Senhora de Fátima).

Erechim – atividades presenciais administrativas mantidas.

Farroupilha – atividades presenciais suspensas até 10 de maio. As atividades letivas ocorrem de forma remota nesse período, assim como as atividades administrativas essenciais. O campus está recebendo donativos para a comunidade indígena Kaingang Pãnónh Mág até 08 de maio. Há plantão para suporte psicológico e de assistência social aos estudantes que necessitem: dia 07 de maio, das 14h às 16h; e dia 08 de maio, das 9h às 15h. O atendimento ocorre de forma presencial na sala 209B e remota, por meio do WhatsApp da Assistência Estudantil – (54) 99635-7158.

Feliz – atividades presenciais suspensas até 10 de maio.

Ibirubá – atividades presenciais administrativas mantidas. O campus está promovendo arrecadações e outras ações sociais – confira na página do Campus Ibirubá no Instagram.

Osório – atividades presenciais suspensas até 10 de maio. O campus organizou uma equipe de voluntários para auxiliar em ações solidárias promovidas pela prefeitura municipal.

Porto Alegre – atividades presenciais suspensas por tempo indeterminado. O campus está sem energia elétrica, de forma que o site e todos os sistemas hospedados na unidade estão inoperantes. Está sendo realizada a Campanha IFRS POA Solidário, com arrecadação de materiais no Escritório de Projetos, localizado na rua Corte Real, 142, das 9h às 17h.

Restinga – atividades presenciais administrativas mantidas de forma remota. O campus é ponto de recebimento de doações para as vítimas das enchentes, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira (roupas, alimentos, água, materiais de limpeza e de higiene) – endereço Rua Alberto Hoffmann, 285, bairro Restinga, Porto Alegre.

Rio Grande – atividades presenciais administrativas mantidas. O campus é local para entrega de doações.

Rolante – atividades presenciais suspensas até 10 de maio.

Sertão – atividades presenciais administrativas mantidas.

Vacaria – atividades presenciais administrativas mantidas.

Veranópolis – atividades administrativas ocorrem de forma remota até 10 de maio. As aulas do ensino médio estão suspensas até 10 de maio. Os cursos superiores manterão as atividades letivas remotamente de 06 a 10 de maio.

Viamão – atividades presenciais suspensas até 08 de maio. O campus é ponto de arrecadação de donativos aos atingidos pelas enchentes.

A Reitoria, localizada em Bento Gonçalves, funcionará remotamente até 10 de maio. O Escritório de Projetos do IFRS (Rua Corte Real, 142 – Bairro Petrópolis, Porto Alegre), estará recebendo doações, a partir de segunda-feira, dia 06 de maio, com início às 9h.

 

A situação no Estado

Os eventos meteorológicos, que devem prosseguir em maio, são classificados como desastres de nível três (danos e prejuízos elevados). As situações de risco têm provocado perda de vidas, danos materiais e ambientais e, também, a alteração da operação de diversas instituições. Leia também a Nota de Solidariedade do IFRS às Vítimas das Enchentes e conheça a campanha conjunta da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Fim do conteúdo